Desenvolvimento

by Paulo Moreira

A Comissão de Economia, Indústria e Comércio, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), fará encontros pelo estado em busca de projetos para desenvolver o Rio a partir das vocações de cada região.

***

Serão realizadas audiências públicas nas oito regiões fluminenses para ouvir acadêmicos, empresários, políticos e a população.

***

A primeira será nesta segunda-feira (16/09), às 14h, na Câmara Municipal de Barra Mansa, na Região do Médio Vale do Paraíba.

 

Passos

“O primeiro passo é debater o desenvolvimento econômico e os potenciais regionais. Em seguida, vamos encontrar meios de implementar projetos nesse sentido. O Estado do Rio tem muitas vocações. Chegou a hora de, finalmente, usá-las para desenvolver o nosso Estado”, declarou o presidente da comissão, deputado Renan Ferreirinha (PSB).

 

Identidade

Pensando em quem perdeu seus documentos durante as chuvas deste ano ou para aqueles quem não tem condições financeiras de tirar suas vias, a Prefeitura de Barra Mansa, em parceria com o Detran-RJ e a Fundação Leão XIII, órgão vinculado ao Governo do Estado, realizou na manhã deste sábado (14), o Programa Identifica Rio. Durante a ação foram emitidos 755 documentos.

 

Documentos

Foram 565 documentos pela Fundação Leão XIII, divididos em 169 certidões de nascimento,  65 certidões de casamento, oito certidões de óbito, 119 emissões de RG e 107 para isenção da carteira de identidade. Já o Detran-RJ recebeu 190 pedidos para RG. As solicitações ao Detran-RJ serão entregues aos munícipes no prazo de 16 dias, na unidade da instituição, em Barra Mansa.

 

Local

A ação aconteceu no pátio do Centro Administrativo Municipal prefeito Luiz Amaral e foi intermediada pelo deputado estadual Marcelo Cabeleireiro. “Esse é um projeto do Governo do Estado, através da Fundação Leão XIII, que leva dignidade para as pessoas. Muitas vezes elas não conseguem tirar nem a segunda via de documentos, como também perdem os documentos em enchentes ou, muitas vezes, pelo tempo. Então essa é uma forma do Leão XIII dar dignidade ao cidadão. Eu solicitei ao Estado, através do prefeito e alguns vereadores. Também temos expectativas de um projeto para, através do Detran-RJ, tirar identidades das crianças que estudam na rede pública do município”.

 

Suporte

A chefe da Fundação Leão XIII em Barra Mansa, Elizabeth Soares Mendes Alves, informa a importância de dar um suporte a quem precisa. “Um evento desses é extremamente importante, principalmente para as comunidades, para aquelas pessoas que não tem condição de pagar por seus documentos. Veio muita gente que perdeu os documentos na chuva. São documentos caros, variando 120 a 200, sendo o casamento 794 reais”. Elizabeth informa que a fundação, em parceria com a Prefeitura de Barra Mansa, tem realizado diversas ações para ajudar os barra-mansenses, como mutirões para atender as vítimas das chuvas do início do ano, ações sociais nas comunidades e a participação na Festa da Família, levando o serviço para mais perto dos munícipes.

 

Aproveitou

A moradora do Ano Bom, Rogéria Lúcia Andrande, aproveitou o Identifica Rio para pegar as segundas vias de casamento e nascimento do filho. A confeiteira explicou que o evento veio na hora certa. “São documentos caros. Se não fosse esse evento eu teria que esperar bastante tempo para poder tirar as certidões. E hoje me ajudou muito, porque estou precisando dessa certidão para tirar a identidade do meu filho. Economizei um valor alto, quase o valor de uma compra do mês”.

 

Serviços

Além da emissão dos documentos, foram disponibilizados serviços para agilizar a vida da população, como atendimento do Procon e serviços da equipe da Secretaria de Saúde, como orientações, aferição da  pressão arterial e distribuição de um kit, com escova e creme dental, para as crianças.

 

Sem custo

Quem precisar da emissão da segunda via destes documentos e não tiver condições financeiras de retirar, deve procurar a Fundação Leão XIII em Barra Mansa, que funciona no pátio da prefeitura, de segunda a sexta-feira, de 09h às 17h. No local é possível tirar a segunda via da identidade, certidão de nascimento, de óbito, da certidão de casamento e solicitar o Vale Social, benefício que dá direito para pessoas que possuem algum tipo de enfermidade transitar por todo estado do Rio, de forma gratuita,

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996