domingo, 19 de maio de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Mosaico / Doenças autoimunes

Doenças autoimunes

Matéria publicada em 15 de maio de 2019, 22:55 horas

 


A Câmara Municipal de Volta Redonda, através de um requerimento do vereador Rodrigo Furtado (PTC), realizará na próxima semana, dia 22, uma Audiência Pública com o tema: Lúpus – uma doença que pode matar.
***
A data foi escolhida em razão do “maio roxo”, mês destinado à conscientização e discussão sobre doenças autoimunes.
***
Rodrigo afirmou que sua preocupação com o assunto surgiu após conhecer as dificuldades enfrentadas pelos portadores, adiantando que é necessário planejar políticas públicas que amparam os pacientes.

Objetivo
“Precisamos falar sobre o tema e buscar formas para melhorar a condição de vida dessas pessoas. As dificuldades enfrentadas são inúmeras. Vamos traçar o panorama atual e apontar possíveis caminhos. Estima-se que 80% dos portadores dessas doenças não têm conhecimento que as possui. A falta de informação acaba sendo um dificultador, fazendo com que a pessoa inicie o tratamento de forma tardia, o que pode agravar o quadro. Nunca é demais alertar e conscientizar a população”, explicou o vereador.

Legislação
O parlamentar destacou que ainda é preciso avançar na legislação e na garantia dos direitos dos pacientes, oferecendo rapidez no acesso ao tratamento especializado. Rodrigo afirmou que o primeiro passo é criar mecanismos que encurtam esse caminho e promovam acolhimento e orientação desde o diagnóstico.

Social
“É muito importante abordar esse viés social. As pessoas não escolhem ficar doentes. O apoio é essencial nesta luta. Eles precisam ser inseridos como qualquer outra pessoa. Lamentavelmente, por serem minoria, acabam tendo pouca ou nenhuma voz. Discutindo o assunto vamos colaborar para que a situação mude. Por isso, a presença de todos é muito importante. Compareça e colabore com sugestões e informações”, concluiu.

Indústria naval
O deputado estadual Gustavo Tutuca recebeu, nesta terça-feira (14/05), os vereadores Leo da Marmoraria, Jean e Helinho, todos do município de Angra dos Reis, na região da Costa Verde. Os vereadores trouxeram para o deputado a situação complexa que vive o município, com as principais atividades econômicas paralisadas. A principal delas, a indústria naval, caminha a passos lentos e tem resultado no grande número de desempregados na cidade.

Empregos
Em 2018, o município foi a décima cidade do país e a terceira no estado que mais fechou postos de trabalho, com 1.680 empregos a menos. “O trabalho que temos desenvolvido em Angra nos habilita a seguir buscando melhorias e somando esforços para alavancar cada vez mais a cidade. Vamos recriar a frente parlamentar em defesa da Indústria Naval e seguiremos atentos à pauta da segurança. Somente desta forma vamos voltar a gerar empregos”, finalizou Tutuca.

Barreiras
Gustavo Tutuca protocolou, na Assembleia Legislativa do Rio, uma indicação legislativa cobrando medidas urgentes para a retirada das barreiras que caíram sobre a Rodovia BR-101, na altura do Trevo do Morro da Cruz, em Angra dos Reis. A indicação solicita que o Conselho Diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) seja oficiado e adote providências para a liberação total do trecho. O deslizamento ocorreu na altura do KM 402 da rodovia, no dia 4 de abril. O trânsito no local continua funcionando em esquema especial, com duas mãos em parte da pista.

Visita
O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, aproveitou a manhã desta quarta-feira (15), para visitar a obra da Unidade Básica da Família (UBS), do bairro Colônia Santo Antônio. A previsão é que até o fim deste mês o serviço seja finalizado e entregue a população. Desde o início do mês passado, o espaço vem recebendo uma ampla reforma, com nova pintura, ampliação das portas para receber cadeirantes, troca de pisos e entrega de novos equipamentos para melhor atender a população. O espaço conta com uma recepção, dois banheiros, cozinha, dois consultórios, sala de vacina e de curativo.

Atendendo
De acordo com o prefeito Rodrigo Drable, apesar dos transtornos causados pelas obras, os atendimentos no posto não foram interrompidos. “Os serviços continuam sendo realizados, apenas limitados devido à obra. Nós entendemos o transtorno, mas essa foi a maneira que encontramos para agilizarmos a entrega do espaço para melhor servir a população”, explicou Drable.

Melhorias
Segundo o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, desde o início do governo do prefeito Rodrigo Drable, diversos postos e unidades de saúde vêm recebendo melhorias. “Nosso compromisso está diretamente relacionado em ofertar a população conforto e mais qualidade na execução do serviço. Temos trabalhado para que os PSFs e as UBSs recebam melhorias na estrutura, assim como novos equipamentos”, garantiu o secretário.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document