Em Brasília

by Paulo Moreira

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil e do Mobiliário do Sul Fluminense, Mauro Campos, teve agenda cheia em Brasília, no encontro da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
***
Ele esteve com o deputado federal Antônio Furtado, durante um café da manhã no evento.
***
Mauro conversou com Furtado sobre quem falou sobre a iniciativa da CBIC para gerar mais uma milhão de empregos no Brasil .
***
O empresário também participou de palestra proferida pelo presença do secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos da Costa.

Consultas online
A rede fluminense pública de saúde poderá ter um aplicativo para a marcação de consultas pelo celular. É o que determina o projeto de lei 2.842/17, da deputada Martha Rocha (PDT), que foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta quinta-feira (14/02), em segunda discussão. A proposta segue para o governador Wilson Witzel, que tem 15 dias úteis para sancionar ou vetar.

Agendamento
Segundo o projeto, o agendamento de consultas só poderá ser realizado com encaminhamento médico. O aplicativo deverá ser gratuito e compatível com os sistemas Android, iOS e Windows Phone. “Com esse recurso, o cidadão poderá agendar sua consulta com a facilidade e a agilidade que merece e necessita, o que vem ao encontro do que preconiza o princípio da dignidade da pessoa humana, consagrado na nossa Carta Magna”, explicou a autora.

Espera
O texto também determina que o Estado do Rio informe pela internet, em seu site oficial, a lista de espera atualizada dos pacientes inscritos no Sistema de Regulação do Estado.

Exames
Secretaria de Estado de Saúde preparou um plano de ação para diminuir as filas de espera por exames de diagnóstico e por cirurgia de catarata. A medida inclui diferentes iniciativas: cofinanciamento de exames em unidades prestadoras de serviço para o Sistema único de saúde (SUS) e utilização de caminhões com equipamento móveis. Hoje, cerca de 108 mil pessoas aguardam na fila só para exames de imagem como tomografia, mamografia, ultrassonografia e ressonância magnética. Previsão é de que os exames sejam realizados a partir do próximo mês. O valor mensal aplicado nos primeiros três meses será de até R$ 14,8 milhões.

Objetivo
– Nosso objetivo é diminuir o tempo de espera da população por esses procedimentos, garantindo maior agilidade e atendimento digno com qualidade. Para isso, vamos atuar nessas frentes e auxiliar os municípios a cumprir com esse papel. É importante destacar que ele poderá ser ampliado como política permanente em caso de necessidade. A Secretaria estadual de Saúde está voltando a ser cofinanciadora junto aos municípios. O foco é reduzir o tempo de espera nas filas. Todos os municípios interessados poderão aderir ao cofinanciamento – explicou o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos.

Cofinanciamento
Com o cofinanciamento, a expectativa é de que o estado contabilize 150 mil exames mensais, de acordo com a adesão e ampliação da oferta realizada pelos municípios que assinarem o acordo. Até o momento, os seguintes municípios aderiram ao cofinanciamento: São Gonçalo, Teresópolis, Angra dos Reis, Valença, Piraí, Iguaba Grande, Cordeiro e Rio das Flores.

Exames
No total, serão nove exames colocados à disposição da população: biópsia de mama, ultrassonografia de próstata, ultrassonografia de tireoide, ultrassonografia de globo ocular, ultrassonografia de abdômen total, ressonância nuclear magnética, tomografia computadorizada, mamografia, cintilografia, além de cirurgias de catarata. A ação prevê ainda, na segunda etapa, realização de endoscopia e colonoscopia, além de consultas com especialistas.

Tomógrafo Móvel
Além do cofinanciamento de exames, a Saúde preparou um cronograma para levar caminhões equipados com tomografia computadorizada e mamografia para regiões estratégicas. A medida poupa grandes deslocamentos de pacientes para a realização dos exames.

You may also like

1 comment

guto 15 de fevereiro de 2019, 12:35h - 12:35

Parabéns ao deputado Antônio Furtado, que salientou na reunião da CBIC, que se deve dar ênfase na geração de empregos para a juventude, pois jovem sem trabalho é vítima predileta para os reis do tráfico, que ‘contratam’ esse jovens para o ‘trabalho’ não regulamentado da venda de drogas!!!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996