Em conjunto

by Paulo Moreira

A Santa Casa de Resende poderá passar a ser administrada, em conjunto, pela própria Santa Casa e pela Secretaria Municipal de Saúde.

***

A proposta prevendo a gestão compartilhada foi apresentada em reunião do Conselho Municipal de Saúde.

***

O motivo da sugestão foram as dificuldades que o estabelecimento atravessa em Resende.

***

O Conselho Municipal de Saúde atuará como mediador e fiscalizador da gestão compartilhada, caso a sugestão seja aceita.

***

Está sendo elaborada uma pauta de reuniões para buscar soluções para o caso.

 

Pinheirarte I

A Praça Luis Gonzaga, em Pinheiral, recebeu neste sábado (10), a Pinheirarte, com música ao vivo, comidas diversas e trabalhos criativos feitos à mão. O evento, que está em sua terceira edição, acontece todos os segundos sábados do mês, junto à já conhecida Feira do Produtor Rural. Nem bem terminou a manhã, os agricultores já quase não tinham mais orgânicos para venda. A cada semana, os adeptos dos produtos da feirinha chegam mais cedo e garantem sua compra.

 

Pinheirarte II

Outro ponto forte nesta feira de sábado foi a atividade voltada para a criançada. A dois dias do Dia da Criança, dezenas de meninos e meninas puderam usufruir de pula-pula, piscina de bolinhas, maquiagem artística no rosto, teatro e pipoca e algodão doce à vontade. Os pequenos também se encantaram com os cachorrinhos disponibilizados para adoção, uma ação realizada pelo grupo Cirac, também participante da feira.

 

Pinheirarte III

O Pinheirarte é uma iniciativa da prefeitura de Pinheiral, através da Secretaria de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo, que visa divulgar e fomentar a comercialização do artesanato local, valorizando o trabalho dos artesãos da cidade e fazendo com que eles conquistem uma nova fonte de renda através da feira.

 

Feira do produtor rural

Já a Feira do Produtor Rural, uma ação da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Rural, conta com quase 14 produtores, comercializando verduras e legumes de qualidade e livres de agrotóxicos. Cabe ressaltar que todos eles são assegurados pela Associação dos Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro (Abio).

 

Recursos I

A nova fase do Programa Estadual de Captação e Gestão de Recursos para Municípios (Pecam) foi apresentada, nesta sexta-feira (09), no 5º Congresso Fluminense de Municípios. Criado em 2009, o programa tem como objetivo orientar as prefeituras para manter a adimplência das cidades no Tesouro Nacional e no Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios (Siafem). Além disso, o Pecam auxilia os municípios no gerenciamento da execução de convênios, facilitando o acesso aos recursos já disponíveis e diversificando as fontes de financiamento.

 

Recursos II

Para o subsecretário do Interior, Vicente Guedes, as parcerias com empresas privadas e órgãos da administração pública são o grande diferencial desta fase do programa. Ele ressalta a importância de ajudar os municípios na elaboração de projetos para receber recursos vindos do governo federal e das emendas parlamentares. De acordo com dados da subsecretaria do Interior, cerca de 80 municípios dos 91 do interior do estado estão inadimplentes no Cadastro Único de Convênios (Cauc).

 

Apoio I

O Governo Federal publicou no Diário Oficial da União um decreto que prevê tratamento diferenciado em contratações públicas de bens e serviços a micro e pequenas empresas, entre outras Pessoas Jurídicas de especial interesse social, como cooperativas de consumo. A medida responde a um pleito antigo do setor e está prevista para entrar em vigor em janeiro de 2016. A Fecomércio, que reúne os sindicatos do comércio varejista no Estado do Rio, comemorou a decisão.

 

Apoio II

Segundo a Fecomércio, o papel dos micro e pequenos empreendedores no desenvolvimento econômico e social brasileiro e fluminense não é uma novidade, o que se evidencia de modo ainda mais claro no comércio de bens, serviços e turismo. Para se ter uma ideia, mais de 53% do emprego com carteira assinada no comércio estão em micro e pequenas empresas, isso sem contar o micro empreendedor individual.

 

Apoio III

A nota prossegue afirmando que o incentivo do Poder Público a essas empresas, porém, historicamente esbarrou no excesso de exigências incompatíveis com o perfil dos pequenos negócios e na escassez de linhas específicas de crédito a subsidiar operações de maior complexidade como as contratações públicas. As novas diretrizes chegam num momento especialmente difícil para essas empresas, com diminuição do volume de negócios, desconfiança do consumidor, avanço do desemprego e encarecimento do crédito. Incentivar o pequeno empreendedor a partir do consumo do governo abre espaço para o desenvolvimento local e regional, para a inovação e a redução das desigualdades, declara a Fecomércio.

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996