Excelência em gestão

by Diário do Vale

Representantes de todas as secretarias e autarquias da Prefeitura de Volta Redonda discutem na manhã desta sexta-feira, dia 02, a utilização de ferramentas para a implantação do modelo de excelência em gestão, preconizado pela Fundação Nacional da Qualidade.
***

O modelo prevê a adoção de práticas com a finalidade de elevar os padrões de desempenho e qualidade no serviço público.

***

O diretor de Modernização e Inovação da Secretaria de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão (Seplag), Igor Alves de Sá e Souza, explicou que para saber se estão seguindo ou não este modelo, as organizações participantes, precisam realizar uma autoavaliação que indique o nível de maturidade em gestão pública.
***

“Aqui em Volta Redonda, criamos uma ferramenta digital para que todas as secretarias e autarquias insiram os dados eletronicamente e agilize a autoavaliação da prefeitura como um todo”, explicou Igor.

***

Esse sistema vai permitir que cada secretaria e autarquia receba uma nota e monte um plano estratégico a fim de executar ações para melhorar sua gestão interna.
***

E a reunião às 10h desta sexta-feira, dia 02, no Auditório do SAAE, tem como objetivos apresentar o Modelo de Excelência em Gestão e seus benefícios e a ferramenta criada pela Seplag para que façam a autoavaliação de forma adequada.
***

No ano passado, a Prefeitura de Volta Redonda, única do Estado do Rio de Janeiro a aderir ao modelo e a concorrer ao Prêmio de Excelência em Gestão Pública, realizou a autoavaliação e conquistou a premiação na categoria bronze. Em 2019, o município concorre na categoria prata.
***

O secretário de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão, Enock Azevedo, explicou que, por orientação do prefeito Samuca Silva, a secretaria vai implantar o Modelo de Excelência em Gestão Pública dentro de cada secretaria e autarquia da gestão municipal.

***

“Assim, cada secretaria e autarquia irá realizar sua autoavaliação, levando em consideração a gestão interna e os resultados, registrando as práticas administrativas adotadas para aprimorar a efetividade na realização e na qualidade do serviço público”, disse Enock.

 

Ousar e inovar

Para o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, a ordem é ousar e inovar. Fomos a primeira prefeitura do estado a participar dessa autoavaliação e aderir ao modelo. Agora queremos saber o nível de gestão pública dentro de cada secretaria e autarquia, observando a governança, os resultados, os procedimentos de atendimento ao cidadão em âmbito interno.

Objetivo

“O nosso objetivo é promover a melhoria da qualidade do serviço público e fazer essa avaliação, com base em um modelo de excelência, vai nos mostrar o caminho rumo ao aprimoramento contínuo”, falou Samuca, lembrando que o governo federal, através da Plataforma Mais Brasil e da Instrução Normativa Nº 05/19, divulgou que a adoção desse modelo de gestão, em breve, será um requisito básico para conseguir recursos públicos via convênios.

Curso

Nove técnicos da prefeitura de Volta Redonda, estão no Rio de Janeiro participando de uma capacitação na área de captação de recursos. O curso, com duração de três dias, tem como objetivo proporcionar o fortalecimento da capacidade institucional, treinando os participantes na utilização do portal de convênios SICONV.

Investimento

“Esse investimento no treinamento e desenvolvimento de habilidades dos servidores pode ser uma alternativa para lidar com essa dificuldade de falta de recursos. Com este treinamento Volta Redonda estará melhor preparado para a Captação de Recursos”, explicou a gerente municipal de convênios, Aridiane Verissimo.

Setores

Também participaram da capacitação representantes do EGP (Escritório de Gerenciamento de Projetos), CGC (Central Geral de Compras), secretaria municipal de Saúde, IPPU (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano), CGM (Controladoria Geral do Município), secretaria municipal de Fazenda e do Gabinete de Estratégia Governamental (GEGOV).

Evolução

O prefeito Samuca Silva lembrou que Volta Redonda está evoluindo rapidamente e tem muitos projetos em andamento. “Nossa cidade está acelerada e para continuarmos nesse ritmo precisamos investir na captação de recursos para executar todos os projetos em desenvolvimento. E capacitar a nossa equipe é essencial”, disse o prefeito.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996