domingo, 23 de fevereiro de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Mosaico / Guarda Mirim na Alerj

Guarda Mirim na Alerj

Matéria publicada em 14 de dezembro de 2018, 21:47 horas

 


Em comemoração ao encerramento das atividades da 15ª turma da Guarda Mirim, 49 crianças e adolescentes dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) São Luiz e São Sebastião participaram de uma viagem na última quarta-feira, dia 12, para a Assembleia Legislativa, no Rio de Janeiro.

***

A viagem de cunho educacional faz parte do projeto Guarda Mirim, uma parceria entre a Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) e a Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac).

***

O secretário municipal de Ação Comunitária, Marcus Vinicius Convençal, explicou que o projeto integra o serviço de convivência realizado nos CRAS e atende crianças e adolescentes de diversos bairros, com a finalidade de desenvolver atividades educativas, relacionadas a cidadania e a participação social.

***

“A visita à Alerj faz parte do encerramento e da formatura deste grupo. O objetivo foi fazer com que esses meninos e meninas conhecessem a ‘casa do povo’, ou seja, o funcionamento do Poder Legislativo do Estado”, afirmou o secretário.

 

Visita

Os jovens foram acompanhados por uma equipe formada por cinco profissionais da Smac e da Guarda Municipal. No início da viagem, as crianças e adolescentes receberam um lanche reforçado e, chegando à Alerj, foram recepcionados por uma equipe de guias que, durante a visita ao Palácio Tiradentes, contaram a história do prédio, desde sua construção e função enquanto sede de governo.

 

Visita II

Os participantes também conheceram a biblioteca, as salas de reunião, a história escrita em uma exposição nos corredores, além de aprenderem sobre a história das pinturas, telas, arquitetura do prédio e bustos existentes no palácio. O roteiro contou ainda com visita ao plenário, palco de decisões políticas de relevante importância para os moradores do Estado do Rio de Janeiro.

 

Importância

O comandante da Guarda Municipal, Paulo Henrique Dalboni, destacou a importância do projeto na vida das crianças e adolescentes. “Através da Guarda Mirim transmitimos aos jovens instruções sobre primeiros socorros, ética, direitos humanos e cidadania, entre outros temas importantes para a formação deles. Essa viagem faz parte desse trabalho social que rende bons frutos para a sociedade”, explicou Dalboni.

 

Parceria

O prefeito Samuca Silva destacou a parceria entre a SMAC e a Guarda Municipal em prol dos jovens de Volta Redonda. “Mais uma vez a parceria na estrutura municipal deu resultados positivos e produtivos para os jovens, que são o futuro da nossa cidade”.

 

Cota I

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) promulgou, nesta quinta-feira, a lei que prevê a aplicação de cotas para dependentes de docentes e servidores vinculados à Faetec. De autoria do deputado Gustavo Tutuca (MDB), o texto reserva 10% das vagas abertas nos cursos da CAP-ISERJ, CAP-ISEPAM e das Unidades de Ensino Fundamental da rede FAETEC aos dependentes dos docentes e servidores.

 

Cota II

A legislação prevê, também, que 5% das vagas reservadas serão destinadas aos filhos de professores e 5% para filhos dos demais servidores. O texto foi vetado, em novembro, pelo governador Luiz Fernando Pezão. A Alerj, porém, decidiu por derrubar o veto e validar a regra. A lei já está em vigor e tem que ser aplicada pelos órgãos citados.

 

Pagou

 

O Governo do Estado do Rio de Janeiro pagou, nesta sexta-feira (14/12), o 13º salário de 2018 para os 453.151 servidores, sendo 201.023 ativos, 164.194 inativos e 87.934 pensionistas. Pela previsão inicial, o abono seria depositado dia 18 de dezembro, mas, em virtude do resultado da arrecadação tributária, será possível pagar o 13º salário amanhã. Será depositado pela Secretaria de Estado de Fazenda e Planejamento o valor líquido de R$ 1,8 bilhão.

 

Salário de novembro

Na última sexta-feira (7/12), quinto dia útil do mês de dezembro, o Estado antecipou o depósito dos salários de novembro para 454.519 servidores ativos, inativos e pensionistas de todas as categorias. O valor líquido da folha foi de R$ 1,732 bilhão. O calendário de pagamentos determina que os depósitos ocorram no décimo dia útil.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document