Jordão inaugura fábrica de óculos

by Paulo Moreira

Depois de inaugurar, pela manhã, o Centro Especializado em Reabilitação e Clínica da Dor, o prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, entregou à população, na parte da tarde, a Ótica Saúde no Olhar, que fica no Hospital Geral da Japuíba (HGJ).

***

A unidade vai oferecer óculos gratuitamente para alunos das escolas municipais e estaduais, idosos acima de 60 anos, aposentados, pensionistas, deficientes físicos e pessoas com auxílio doença, que ganhem até dois salários mínimos.

***

A expectativa é de que sejam produzidos 400 óculos por mês.

 

Procedimento

Depois de passar por consulta ambulatorial no Centro Oftalmológico, encaixando-se nos critérios determinados, a pessoa irá direto para a Ótica. Lá, o paciente vai escolher a armação que deseja e, sendo óculos de lente normal, o acessório ficará pronto em poucos minutos. Os de lentes especiais e multifocais demorarão um mês para ficarem prontos.

 

Beneficiada

A estudante da rede municipal Alice da Silva Almeira, de 14 anos, foi uma das primeiras beneficiadas. Ela estava acompanhada da mãe e escolheu minuciosamente seus óculos, dentre mais de 50 modelos de armação. A mãe da jovem aprovou a iniciativa. “Foi ótimo. A gente não esperava receber estes óculos sem custos. Isso nos ajudou muito. Só posso agradecer ao prefeito por esta excelente iniciativa”, destacou Simone da Silva, moradora da Japuíba.

 

Conquistas

Enumerando as conquistas do HGJ, o secretário Hospitalar, Sebastião Faria, lembrou o setor de saúde visual deu salto desde o dia 8 de dezembro de 2017, quando foi inaugurado o Centro Oftalmológico Saúde no Olhar na unidade. “Neste primeiro ano de funcionamento, contabilizamos cerca de seis mil atendimentos e realizamos 465 cirurgias de cataratas. Neste ano, vamos realizar mais 900 cirurgias, além disso vamos nos credenciar para realizar cirurgias oftalmológicas de alta complexidade”, destacou o secretário Hospitalar, acrescentando: “Sem falsa modéstia, a Ótica Saúde no Olhar é a melhor fábrica de óculos que eu já vi”, destacou Faria.

 

Resgate

O secretário de Saúde, Renan Vinícius, afirmou que a gestão do prefeito Fernando Jordão resgatou a saúde visual de Angra dos Reis, que contabilizava mais de 9 mil pessoas em uma fila de espera. “ Hoje estamos dando um passo adiante. No início do ano letivo, o Programa Saúde na Escola, desenvolvido através de uma parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, visitará as escolas e fará uma triagem prévia para identificar os alunos que necessitam passar por um exame oftalmológico”, informou.

 

Estudantes

De acordo com o secretário, depois de passar pelo profissional, constatada a necessidade de utilização de óculos para correção visual, o aluno será encaminhado para a Ótica Saúde no Olhar. “Na Ótica, serão produzidos os óculos dos estudantes, que poderão escolher o modelo de sua preferência. E isso não é luxo. É uma forma de respeito ao gosto das crianças e dos adolescentes”, explicou Renan Vinicius, ao lado do secretário executivo de Saúde, Rodrigo Mucheli.

 

Dignidade

Para o prefeito Fernando Jordão, que estava acompanhado da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Célia Jordão, esta é mais uma forma de dar dignidade à saúde da população angrense. “O que nós estamos fazendo aqui hoje é mais um avanço para a saúde de quem não tem plano e depende do Sistema Único de Saúde”, destacou o prefeito que, ao lado do presidente da Câmara Municipal, Claudinho, e dos vereadores Jane Veiga, Thimoteo Cavalcanti, Titi Brasil, Marquinho Coelho, acompanhou a fabricação de lentes e a entrega de óculos para cinco estudantes que, graças a Ótica Saúde no Olhar, voltaram a enxergar melhor.

 

Aprova

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) emitiu, nessa quarta-feira (03), parecer prévio favorável à aprovação das contas de 2017 da cidade de Angra dos Reis. Segundo o TCE, o prefeito Fernando Jordão “cumpriu os investimentos obrigatórios em educação (26,58% de impostos e transferências, sendo 25% o mínimo) e saúde (36,03%, acima do piso de 15%) e seu gasto com pessoal (46,78%) não chegou perto do teto de 54% da Receita Corrente Líquida (RCL) estipulado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)”.

You may also like

1 comment

Laticinea 5 de janeiro de 2019, 12:51h - 12:51

Tomara que a primeira lente seja para o Fernando Jordão.para ler em livros que contem verdades e justiça!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996