Lactalis se expandirá em Barra Mansa

by Paulo Moreira

A francesa Lactalis, que opera uma fábrica em Barra Mansa, nas instalações da antiga fábrica da Nestlé no município, tem boas notícias para a cidade.

***

A unidade de Barra Mansa, que hoje emprega 200 funcionários diretos e capta 100 mil litros de leite/ dia de 160 produtores, pretende expandir a sua operação.

***

A informação veio do governo estadual. O governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) e o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo receberam na quinta-feira (22), no Palácio da Guanabara, Patrick Sauvageot, CEO do grupo Lactalis para a América Latina, e sua diretoria.

***

“A estratégia de expansão da empresa vem ao encontro das políticas públicas implementadas nos últimos anos pelo governo do estado, através dos programas Rio Leite e Rio Genética, que visam expandir e fortalecer o setor lácteo, com aumento da produtividade do rebanho e renda do produtor rural” frisou Christino Áureo.

***

De acordo com Sauvegeot, o objetivo é ampliar a quantidade de leite captado e contribuir para a melhora da qualidade do rebanho fluminense.

***

“Determinados produtos do nosso portfólio exigem matéria prima de alta qualidade. Queremos formar parcerias com o governo do Rio de Janeiro para atingir esse patamar e gerar mais empregos”, acrescentou o CEO da Lactalis.

***

A empresa produz em Barra Mansa leite UHT, achocolatados e creme de leite. O próximo passo será estudar modos de produção mais eficazes e com ganhos socioambientais. Na próxima semana eles estarão reunidos com a equipe técnica da secretaria a fim de elaborar um plano conjunto que atenda as demandas da empresa e da produção fluminense.

***

O encontro contou com a presença dos diretores da Lactalis Brasil de Relações Institucionais e Regulatórias, Guilherme Portela, de Captação de Leite, Carlos Russo e Comercial, Walsyr Rivaldo.

 

Mobiliza Rio I

O Governo do Estado, em parceria com o Banco do Brasil, lança, nesta segunda-feira (26), às 10h, no Salão Nobre do Palácio Guanabara, o Mobiliza Rio, ação para incentivar a procura e a concessão de crédito para empresas localizadas no Rio de Janeiro. O intuito é fortalecer a economia e gerar emprego e renda em território fluminense.

 

Mobiliza Rio II

A partir do documento, que será assinado pelo governador Luiz Fernando Pezão e pelo presidente do Banco do Brasil, Alexandre Abreu, serão montadas agendas e fóruns em diversas regiões do estado para difusão das linhas de crédito do banco e mobilização junto aos parceiros.

 

Desvincula I

A pouco mais de dois meses da Desvinculação de Receitas da União (DRU) perder validade, o governo corre contra o tempo para tentar prorrogar a medida. O mecanismo, que permite o uso livre de parte da arrecadação, vence em 31 de dezembro deste ano e a proposta de emenda à Constituição (PEC) que estende este prazo, enviada pelo Executivo ao Congresso no início de julho, ainda aguarda votação na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ).

 

Desvincula II

Como o relatório foi apresentado na última semana, a expectativa é que a matéria seja votada na próxima terça-feira (27) pelos deputados da comissão. Atualmente, a DRU corresponde a 20% da receita dos tributos de modo geral.

 

Novo percentual

Se aprovado pelo Congresso Nacional como o Planalto propôs, o texto garantirá, além de prazo maior – até 31 de dezembro de 2023 –, uma ampliação da margem que o governo pode usar, sem vinculações, em áreas que considera prioritárias. E é justamente o aumento do percentual desejado pelo governo – dos atuais 20% para 30% – que deve provocar maior polêmica.

 

Parecer

O relator da matéria, deputado Marcos Rogério (PDT-RO), foi favorável à prorrogação do mecanismo em seu parecer. Rogério analisou apenas o aspecto legal da proposta, mantendo no texto quase todas as expectativas do Executivo, inclusive a ampliação da margem de desvinculação. Mas, para que a matéria avance, o deputado tirou do texto a previsão de que esta porcentagem recaia também sobre fundos constitucionais de desenvolvimento das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

 

Articulação

O Planalto e a base aliada trabalham para que a tramitação da PEC ganhe mais velocidade. Para isto, o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE) já defendia a mudança que envolve os fundos antes mesmo de ser feita pelo relator. Isto porque, se a prorrogação não for aprovada a tempo pela Câmara e pelo Senado, o Executivo terá que administrar suas contas de forma mais engessada, seguindo à risca o que define o orçamento. A desvinculação precisa estar prevista, inclusive, na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2016, que também aguarda votação no Congresso.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996