sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Mosaico / Luz no fim do túnel

Luz no fim do túnel

Matéria publicada em 26 de junho de 2015, 21:36 horas

 


Apesar de os efeitos da crise econômica estarem bem visíveis no Estado do Rio de Janeiro, o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) deu demonstrações de otimismo em sua visita mais recente à região, anteontem, em Barra Mansa.

*

Ele mencionou, por exemplo, que a arrecadação estadual subiu em maio e deve repetir a alta em junho.

*

Além disso, o governador afirmou que já conseguiu resolver, em seis meses, 73% do déficit do estado.

*

Isso depois de o Rio sofrer uma queda de 30% na arrecadação por causa da queda dos preços internacionais do petróleo.

 

Investimentos

E tem mais: depois de meses de “parada técnica”, por causa da Operação Lava Jato, a Petrobras vai voltar, em breve, a anunciar investimentos, o que deve dar impulso à economia do Estado do Rio.

 

Escambo

Pezão está se valendo de criatividade também na hora de receber débitos fiscais. Em alguns casos, empresas podem pagar seus impostos com produtos de que o Estado precise.

 

Gaiatice

O gaiato de plantão, apesar de achar a ideia inteligente, não perdeu a chance e imaginou que, se a moda pega, a prefeitura de Volta Redonda poderia arrumar um pátio para guardar bobinas de aço, enquanto Resende e Porto Real poderiam ganhar significativos acréscimos a suas frotas.

 

Na bucha

Depois de falar de diversas questões de logística que afetam a região e das soluções que estão sendo dadas a elas, o governador disparou: “se fosse fácil, já estava pronto”.

 

Ajuda

Pezão ainda prometeu ajudar “com os parcos recursos do Estado do Rio” o prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, a dar andamento nas obras de readequação ferroviária.

 

Aliás

Duas equipes de reportagem que estavam de saída do evento a que o governador compareceu anteontem em Barra Mansa tiveram de retornar e trocar de itinerário. Motivo: uma composição ferroviária estava bloqueando o caminho.

 

No ponto

A secretaria de Ordem Pública de Barra Mansa está reinstalando a cobertura do terminal de ônibus que fica ao lado do Parque Centenário, na Rua Juiz Antônio Ciani, no Centro. Os abrigos foram retirados para a poda das árvores do Parque, que aconteceu no último final de semana, dias 20 e 21. Segundo o secretário de Ordem Pública, Ueslei Brito, as peças que estiverem danificadas serão reformadas antes de serem reinstaladas. A previsão é que o serviço dure, aproximadamente, sete dias úteis.

 

Turismo

A cidade de Três Rios recebe na próxima terça-feira, 30/06, a sétima edição do Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro e pela TurisRio, está sendo realizado desde março no interior do Estado e tem o objetivo de estabelecer uma ligação direta entre os gestores públicos e privados do turismo.

 

Projetos

Durante o Fórum, representantes dos municípios que compõem a região Caminhos Coloniais (Areal, Comendador Levy Gasparian, Paraíba do Sul, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia e Três Rios) terão a oportunidade de conhecer os projetos da Setur-RJ e TurisRio para os próximos anos que objetivam potencializar o turismo regional.

 

Apresentações

Durante o encontro há, também, exposições de representantes de diversas instituições e órgãos de importância para o desenvolvimento da atividade turística, tais como Comissão de Turismo da Alerj,  ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis e BPTur – Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas.

 

Apresentações II

Durante a realização do evento, empresários e representantes dos municípios da região têm, ainda, a oportunidade de expor suas opiniões, sugestões e apresentarem projetos.

Atrações

Quem visita Areal tem a oportunidade de aproveitar o turismo ecológico e histórico.

Em Três Rios as atividades ao ar livre e os esportes radicais, como o rafting, que é feito no rio Paraibuna, são as atrações mais procuradas. Comendador Levy Gasparian é um dos municípios que integram o Caminho Novo, trecho que deu acesso à região de Minas Gerais na época do Brasil Colônia. Sapucaia é um ótimo destino para quem procura pelo turismo rural. Caracterizado como Estância Hidromineral, Paraíba do Sul fica na divisa com o Estado de Minas Gerais. A cidade da música, como é conhecida São José do Vale do Rio Preto, atrai centenas de turistas anualmente, muitos em busca da natureza e das curiosidades sobre o antigo morador, o famoso Tom Jobim.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document