Mais veículos

Por Paulo Moreira

Ao longo dos últimos seis anos e 11 meses, portanto, a partir de janeiro de 2013, quando teve início o primeiro mandato do prefeito Bruno de Souza (MDB), a Prefeitura de Quatis ampliou em R$ 4 milhões o seu patrimônio com a inclusão de 41 veículos na frota do Município.

***

A relação inclui veículos adquiridos com recursos próprios e federais, além de veículos doados pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, Governo Federal e a Câmara Municipal.

***

Levando-se em conta a quantidade de unidades alugadas no mesmo período, a prefeitura tem atualmente 56 veículos atendendo a população de Quatis.

***

Só para ter uma ideia da importância dos investimentos na frota municipal, no começo de 2013, a administração municipal encontrou apenas uma ambulância para atender toda cidade.

***

Hoje, são sete ambulâncias responsáveis pela assistência aos moradores da zona urbana e da zona rural.

***

Os veículos comprados ou doados à prefeitura vêm tornando ainda mais eficiente os serviços prestados aos moradores nas áreas da Saúde, Educação, Assistência Social, Desenvolvimento Rural e a Guarda Municipal, entre outros setores do poder executivo da cidade.

 

Recordação

– Encontramos uma frota totalmente sucateada, sem nenhuma condição de uso. Muitos dos veículos que estavam sucateados provavelmente serão leiloados, pois estudos técnicos indicam a inviabilidade de recuperá-los. Optamos então por realizar melhorias profundas na frota do Município de Quatis. A população percebe agora nas ruas os resultados positivos deste nosso trabalho – declara o prefeito Bruno de Souza (MDB), que recebeu, no mês passado, numa cerimônia realizada no Palácio Guanabara (Rio de Janeiro), mais uma ambulância zero quilômetro, doada à cidade.

 

Comprados

Os veículos comprados com recursos pela Prefeitura de Quatis a partir de 2013 foram os seguintes: duas máquinas retroescavadeiras, dois caminhões, uma Van, um Voyage, uma ambulância, um Fiorino Furgão e uma Spacefox. Com recursos federais, a prefeitura adquiriu quatro ônibus escolares, duas vans para o Programa TFD (Tratamento Fora do Domicílio) e quatro carros de passeio.

 

Doados pelo governo federal

O Governo Federal, por sua vez, doou também ao Município, dois carros, uma máquina motoniveladora, uma máquina retroescavadeira, um caminhão, um trator agrícola, uma van, uma camionete, um Fiat Pálio, uma motocicleta, uma ambulância zero quilômetro (SAMU – Serviço de Atendimento Médico de Urgência), um Citröen e um trailer para a Guarda Municipal.

 

Doados pelo governo do estado

Do Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Prefeitura de Quatis recebeu duas vans também destinadas ao Programa TFD, uma ambulância, um ônibus escolar, um ônibus adaptado para estudantes com deficiência, um caminhão (coleta de lixo), um carro de passeio e outra ambulância, do tipo SAMU. Outro carro incorporado à frota foi proveniente de uma doação realizada pela Câmara de Vereadores.

 

Alugados

Já dos 15 veículos zero quilômetro alugados pela Prefeitura de Quatis, a partir do ano passado (2018), 11 foram destinados para o sistema de transporte escolar e dois para a Guarda Municipal. O transporte de pacientes atendidos através da Secretaria de Saúde do Município e o Hospital São Lucas também tiveram a frota reforçada com veículos alugados pelo governo municipal (um veículo para cada um destes dois setores). O veículo alugado em favor do hospital é dotado dos equipamentos necessários à prestação dos primeiros socorros.

 

Licenciamento ambiental

A Comissão de Defesa do Meio Ambiente, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), vai realizar audiência pública nesta quarta-feira (04/12), às 11h, no Auditório Senador Nelson Carneiro, no prédio anexo ao Palácio Tiradentes. A reunião discutirá o novo decreto estadual que simplifica o processo de licenciamento ambiental.

 

Consulta

“O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) está com uma consulta pública aberta sobre o tema e acredito ser importante a comissão também participar da discussão sobre essa minuta do novo decreto, que, segundo o governo, visa a modernizar os processos administrativos de licenciamento e controle ambiental. Vamos buscar entender às alterações e até mesmo sugerir melhorias na minuta”, declarou o presidente da comissão, deputado Thiago Pampolha (PDT).

Foram convidados a participar da audiência representantes do Inea, de órgãos de defesa ambiental, da Firjan e técnicos da Coppe/UFRJ e da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

VOCÊ PODE GOSTAR

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996