Melhorias

by Diário do Vale

Uma das principais áreas de lazer de Resende, o Parque Tobogã, na Vila Julieta, pode receber uma série de melhorias.
***
As medidas foram solicitadas por uma indicação do vereador Odair Ozório (PSD), que foi aprovada pela Câmara Municipal e teve cópia enviada à Prefeitura para estudos de viabilidade.
***
Entre as melhorias propostas pelo parlamentar estão a troca de telas e moirões no entorno do parque.
***
“As telas têm buracos e estão irregulares, enquanto os moirões estão danificados e mal suportam o peso das telas”, conta o parlamentar, destacando que a falta de manutenção do local tem colocado em risco a segurança dos frequentadores.

Idosos
Ele lembra que crianças e idosos formam boa parte do público do parque. “Em se tratando de um espaço de lazer, mas que também abriga uma escola e projetos sociais, o trânsito de pessoas no Parque Tobogã é grande, o que torna as melhorias que estamos pedindo ainda mais importantes e urgentes”, avalia Odair.

Anti-fraude
O Detran.RJ assinou nesta quinta-feira,11, um acordo de cooperação técnica com o INSS pelo qual abrirá por meio digital a consulta à sua base de mais de 25 milhões de dados biométricos e biográficos da população do estado do Rio. O objetivo é checar a veracidade das informações prestadas ao INSS nas solicitações de benefícios, dando mais celeridade a essa operação.

Burocracia
Hoje a consulta já é feita. Porém, é realizada após troca de requerimentos e outras burocracias entre os órgãos, gerando maior demora no processo de análise. Além disso, os dados serão apenas consultados, sem exportação de qualquer item para fora da base do Detran.RJ. “Há dois meses o INSS criou um sistema de verificação mensal dos 35 milhões de benefícios pagos a cada mês. Apenas nessas duas verificações já foram registrados 800 mil benefícios com indícios de irregularidades”, informou o presidente do INSS, Renato Vieira, que encabeça a lista de autoridades que estão trabalhando para combater as fraudes ao instituto de seguridade brasileiro.

Serviço
“Essa é uma ação de combate à corrupção, a qual, nós do Detran, damos total apoio. É uma prestação de serviço à sociedade, missão que o Detran preza”, enfatizou o presidente do Detran Luiz Carlos das Neves.

Tamanho
Ainda de acordo com o presidente do INSS, comparado a um país, o INSS seria o 4º maior das Américas porque atende a 90 milhões de pessoas. Em benefícios pagos, o montante chega a R$ 49 bilhões mensais. O projeto-piloto firmado com o Detran.RJ atenderá neste momento a uma gerência do Estado do Rio, mas já está em negociação a expansão do programa.

Recursos
“O melhor é que é a iniciativa não envolve aporte de recursos, já que não há incremento de tecnologia e nem de pessoal. Com os mesmos recursos promoveremos maior agilidade na troca de informações entre os dois órgãos, que passará a se dar pelo meio digital. Assim, teremos maior celeridade no combate à fraude”, esclareceu o diretor de Identificação Civil do Detran.RJ, Alexandre Mattioli.

Dados
Os dados disponibilizados pelo Detran permitirão consultas não somente pelo nome ou data de nascimento do requerente ao benefício. Poderá se dar também por meio dos nomes dos pais, da captura das digitais ou até mesmo pelo nome social. Outra informação importante a ser checada é se o requerente é vivo ou morto. Muitas das fraudes do INSS são benefícios solicitados para pessoas já falecidas. “É uma inovação e tanto no combate à fraude, já que com apenas um dado poderemos pesquisar e confrontar a veracidade da informação”, defendeu o idealizador do projeto, o servidor Rafael Godoy, que acrescentou “estamos fazendo história no combate à corrupção”.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996