Militares nas urnas

by Agatha Amorim

Foto: Depositphotos

As candidaturas com patentes militares nas eleições municipais cresceram 70% desde o ano 2000. Um levantamento inédito feito pelo Instituto de Pesquisa e Reputação de Imagem (IPRI), da FSB Holding, com dados do portal de estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), considera candidatos às prefeituras e câmara de vereadores das 26 Unidades da Federação que participam das eleições municipais de 2024.
***
Enquanto no ano 2000 o número de candidaturas com patentes militares era de 707, este ano os candidatos militares chegaram a 1.204. O levantamento mostra que o ritmo de crescimento de candidaturas com patentes militares é 5 vezes mais que o ritmo de crescimento do total de candidaturas nas eleições municipais. Já que nesses 24 anos, o número de candidaturas subiu 14%. Segundo o professor de ciência política da Universidade de Brasília, Lucio Renno, o aumento da violência e a publicidade que os casos relacionados à segurança pública ganham na mídia têm relação direta com esse incremento das candidaturas de militares.
***
Para o professor Renno, as funções desempenhadas por um militar são bastante diferentes das de um político. Mas a contribuição proposta por muitos para o aumento da segurança tem uma relação coerente. O professor ainda faz uma outra avaliação sobre o crescimento dessas candidaturas. “Uma politização crescente das forças militares no Brasil, em todas as instâncias — seja de segurança pública seja de forças armadas — que obviamente nós temos o exemplo maior disso no Jair Bolsonaro”, analisa Renno.
***
O professor complementa. “A presença de Bolsonaro na política brasileira como capitão, certamente estimula os colegas das forças armadas, Polícia Civil, das forças de segurança, a seguirem o mesmo caminho”, diz.
***
As eleições municipais de 2020 registraram um recorde no número absoluto de candidaturas com patentes militares. Ao todo, foram 1.663 candidatos que usaram alguma patente militar junto do seu nome principal. 

Renúncia
Entre os candidatos a prefeituras de vários municípios brasileiros, estão 83 deputados federais e quatro senadores titulares, bem como 16 suplentes. Caso sejam eleitos, devem renunciar ao mandato parlamentar para tomar posse como prefeitos. O cargo de parlamentar, então, é declarado vago e assume o suplente. Em caso de ausência de suplente para assumir o cargo, devem ser realizadas novas eleições estaduais para preencher a vaga no Congresso, segundo a Constituição.
Sem envolvimento I
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na segunda-feira (26), no Palácio do Planalto, 16 líderes partidários da base de apoio ao governo e representantes de bancadas da Câmara dos Deputados, para fazer um balanço das votações e do andamento da pauta legislativa no Congresso Nacional. Durante a reunião, Lula disse que não se envolverá nas eleições para a Mesa Diretora da Câmara, em fevereiro do ano que vem, que vai definir o novo presidente da Casa pelos próximos dois anos.
Sem envolvimento II
A disputa pelo comando da Câmara dos Deputados concentra-se, até o momento, em três pré-candidatos: o atual vice-presidente da Casa, Marcos Pereira (Republicanos-SP), Antônio Brito (PSD-BA) e Elmar Nascimento (União Brasil-BA), esses dois últimos respectivamente os líderes do PSD e União Brasil, que participaram do encontro com Lula.
Novo presidente
O Conselho de Administração da Vale elegeu por unanimidade o executivo Gustavo Pimenta como próximo presidente da empresa. A eleição de Pimenta ocorreu após o fim de um processo de seleção. Ele é o atual vice-presidente executivo de Finanças e Relações com Investidores e substituirá Eduardo Bartolomeo no comando da mineradora.
Trainee I
Para ampliar a diversidade racial em seu quadro de colaboradores, a Yduqs, uma das maiores organizações do setor de Educação do país, está com inscrições para a quarta edição do Programa Trainee 2025, exclusivo para pessoas que se autodeclaram pretas e pardas. São oferecidas vagas para diversas áreas de formação, destinadas a concluintes ou recém-formados, de dezembro de 2021 a dezembro de 2024, de qualquer região do Brasil, desde que tenham mobilidade e disponibilidade para residir no Rio de Janeiro. Os interessados poderão fazer suas inscrições ou cadastros por meio do link https://traineeyduqs.gupy.io/ até o dia 31 de agosto.
Trainee II
O processo seletivo avaliará a capacidade analítica e habilidades comportamentais dos candidatos, sem a necessidade de conhecimento de Excel e inglês. Após a contratação, os trainees poderão ser direcionados para posições estratégicas na organização, além de um salário compatível com o mercado, plano de saúde e odontológico, entre outros benefícios.
Trainee III
Segundo o IBGE, quando se avalia o mercado de trabalho, somente 30% das pessoas pretas ou pardas conseguem ocupar cargos de analista ou especialista. “Quero reforçar a importância fundamental de combatermos a desigualdade racial e o racismo estrutural. A diversidade é uma parte intrínseca do nosso DNA na Yduqs, e todas as iniciativas que promovemos estão totalmente alinhadas com nossos valores e objetivos como empresa”, comenta Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs.

You may also like

Leave a Comment

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996