Mosaico 24.Fev

by Diário do Vale

Acontecem hoje, durante todo o dia, as eleições para os Conselhos Deliberativo e Fiscal, do IPREVI – Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Itatiaia, gestão 2015-2017. Podem votar todos os funcionários estatutários, aposentados e pensionistas do Instituto.
*
A eleição escolherá quatro membros para o Conselho Deliberativo, sendo um deles obrigatoriamente inativo, e os suplentes nas mesmas condições.
*
Já para o conselho Fiscal serão dois conselheiros, sendo um deles inativo e os suplentes do mesmo modo.
*
A divulgação do resultado e homologação da eleição será feita ainda no próximo dia 27 (sexta-feira).

Função
Cabe ao Conselho Deliberativo fixar os objetivos e políticas administrativas, financeiras e previdenciárias do IPREVI, deliberar sobre orçamento-programa e suas alterações, etc.
O Conselho Fiscal zela pela gestão econômico-financeira e pelo cumprimento das metas aprovadas, fiscaliza os atos dos administradores e verifica o cumprimento dos seus deveres legais e estatutários, opina sobre o balanço geral e demais demonstrativos financeiros, entre outras.

É hoje
A Câmara de Angra dos Reis voltará hoje aos trabalhos. Devido ao Carnaval, a primeira sessão de 2015, marada para quinta-feira (19), foi alterada esta terça-feira. O presidente da Casa, Marco Aurélio Vargas, assume o comando da Mesa Diretora pregando parceria entre o Legislativo e o Executivo. Para essa primeira sessão, está sendo esperada a presença da prefeita Conceição Rabha (PT).

Inauguração
O prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, inaugura hoje, às 9h, o galpão do Projeto Cuidando do Óleo, no bairro Jardim Boa Vista. Foram investido mais de R$ 100 mil na construção do galpão, com recursos do Ministério da Justiça e contrapartida da prefeitura e do Funcam (Fundo Municipal de Conservação Ambiental). No local será feito o recolhimento de óleo de cozinha usado e dada a destinação correta do produto.

Parceria
O comércio de Resende participa efetivamente do planejamento da cidade, por meio do Conselho Municipal de Planejamento Estratégico e Assessoramento, chamado Instituto Marechal José Pessoa. A CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) é integrante do colegiado e sedia a reunião desta quarta-feira, dia 25. O presidente da entidade, André Amendola, defende que a participação dos setores produtivos da sociedade no conselho é de fundamental importância na discussão e elaboração de planos sustentáveis para o crescimento da cidade e região, principalmente pela questão econômica.
– Qualquer mudança ou desvio no planejamento do município sem contemplar ou ter a contribuição do nosso setor pode levar a sérias complicações financeiras nas rendas das famílias e na economia da nossa cidade, já que o comércio é o maior gerador de emprego. Além disso, os empresários também são usuários de todos os serviços de infraestrutura – afirma o presidente da CDL, entidade que representa o comércio e prestadores de serviços.

Mudanças
A Câmara dos Deputados analisa o projeto de lei do deputado Júlio Lopes (PP-RJ), que institui novas regras para a divulgação dos pagamentos dos benefícios do Programa Bolsa Família pela Caixa Econômica Federal, agente operador do programa. A ideia, segundo o autor, é aumentar o rigor na fiscalização do uso dos recursos públicos e dar mais transparência ao Bolsa Família, diante de denúncias da imprensa de problemas na gestão do programa.

Mudanças II
Pelo projeto, a Caixa deverá divulgar, até o quinto dia útil do mês subsequente dos pagamentos, a relação individualizada dos beneficiários por município, com os respectivos números de CPF (Cadastro de Pessoa Física), valor pago de cada benefício e data do pagamento efetuado. A divulgação dos relatórios deverá ser por meio eletrônico de acesso público e outros meios previstos em regulamento. O projeto altera a Lei 10.836/04, que criou o Bolsa Família. A lei atual diz apenas que será de acesso público a relação dos beneficiários e dos respectivos benefícios do programa.

Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reforma política
A comissão especial da Câmara dos Deputados sobre a reforma política marcou para hoje a primeira reunião do colegiado. Os parlamentares vão definir o roteiro de trabalhos e votar oito requerimentos que estão em pauta. Entre eles, o que pede a realização de audiência pública para discutir a unificação das eleições. Os parlamentares também devem votar a realização de audiência pública para discutir a reforma política com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Também haverá eleição para o cargo de terceiro vice-presidente. Rodrigo Maia (DEM-RJ) é o presidente do colegiado e Marcelo Castro (PMDB-PI), o relator.

You may also like

1 comment

ricardaço 24 de fevereiro de 2015, 20:55h - 20:55

reforma politica so com revoluçao.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996