Mosaico 29.Março

by Diário do Vale

Clima pesado

Durante a inauguração da Ponte Alceu de Moura Paiva, na Vila Santa Cecília, os dois deputados federais, Deley de Oliveira (PTB) e Luiz Sérgio (PT) falaram sobre como anda o clima na Câmara dos Deputados, em Brasília.

*

O petista, que é relator da CPI da Petrobrás, afirmou que não está nada bom.

*

Segundo ele, o ano começou tenso.

*

Detalhe: Luiz Sérgio afirma que o motivo da tensão é só um: o inconformismo com o resultado das eleições presidenciais do ano passado.

*

– Alguns parlamentares estão demonstrando um inconformismo muito grande, o que está refletindo dentro da Câmara dos Deputados – destacou o petista.

 

Solução

Para esfriar os ânimos, Luiz Sérgio afirma que só existe uma solução: a reforma política.

Principalmente no que diz respeito ao financiamento privado das campanhas eleitorais.

“A reforma política surge do desgaste do modo atual. Os próprios parlamentares sentem que é preciso essa mudança, mas não estão sabendo como encaminhá-la. A causa do problema está no financiamento privado das campanhas”, pontuou.

 

Aliás

Ainda sobre o discurso de inconformismo com o resultado das últimas eleições, Luiz Sérgio fez questão de trazer como exemplo o prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto (PMDB). “As pessoas tem que aprender que as eleições são disputadas de quatro em quatro anos. Temos esse problema em Brasília e aqui em Volta Redonda também, onde o Neto vem fazendo um grande trabalho. Quem não levou no voto, não pode conquistar no tapetão”.

 

Não tá fácil

Por sua vez, o deputado Deley usou uma expressão popular para exemplificar o clima da Casa.

“O clima tá ruim e eu espero que melhore porque isso acaba contaminando e atrapalhando o trabalho. Independente da cor partidária,temos que pensar no melhor para o país”, destacou.

 

Entretanto…

Deley afirma que prefere ficar longe dessas discussões.

“Fico distante e prefiro criar uma pauta de trabalho longe das polêmicas”, disse.

 

Prioridades

Se para Luiz Sérgio a reforma política é uma medida emergencial para acalmar os ânimos, para Deley existe outras coisas que necessitam ter prioridades.

“A reforma é muito importante, mas é preciso ver a revisão do Pacto Federativo. Temos que acabar com essa ditadura econômica”, enfatizou.

 

Diagnóstico

Pelo jeito, além do clima pesado, a Câmara dos Deputados também está deixando as pessoas doentes.

Pelo menos foi esse o argumento que o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) usou para justificar a ausência do seu companheiro de partido, o deputado federal Jean Wyllys (PSOL), no evento de sexta-feira (27) na Câmara de Volta Redonda.

“O Jean está passando mal. Ele estava com febre desde quarta-feira e hoje (sexta-feira) ficou pior. Então não pode vim. Vai ver é o efeito Eduardo Cunha que tá provocando isso”, brincou Freixo.

 

Tem mais

Freixo parecia estar inspirado.

Ao ver o plenário da Câmara Municipal lotado, o deputado aproveitou para dar uma cutucada no Legislativo de Volta Redonda. “Que bom ver a Câmara de Vereadores lotada. Com certeza Volta Redonda seria melhor se fosse sempre assim”, disse.

 

Crise hídrica

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) que investiga a crise hídrica no Estado e a transposição do Rio Paraíba do Sul vai ouvir hoje, às 10h, o presidente da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado (Agenersa), José Bismarck Vianna de Souza; a diretora de Gestão das Águas e do Território do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Eliane Barbosa; e o subsecretário de Projetos e Intervenções Especiais da Secretaria de Estado do Ambiente, Antônio Ferreira da Hora.

A reunião acontecerá no Palácio Tiradentes.

 

Sessão Solene

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) vai realizar o encerramento da Semana Mundial de Combate ao Glaucoma em sessão solene, hoje, às 18h30, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho. O evento é uma parceria da comissão com a Associação Brasileira dos Amigos, Familiares e Portadores de Glaucoma (Abrag), que, entre os dias 8 e 15 de março, promoveu, em diversos pontos da capital fluminense, palestras, exames e outras atividades voltadas para o combate à doença.

 

Homenagem

De acordo com o presidente da comissão, deputado Jair Bittencourt (PR), a Abrag vai receber uma homenagem em reconhecimento ao trabalho feito, que será entregue à presidente da instituição, Isis Penido. “A comissão e a Abrag entendem que a difusão desse tema é de enorme importância, pois muita gente fica cega por conta de desinformação. É preciso implementar a divulgação dos sintomas e alertar a população do estado. O glaucoma é uma doença silenciosa”, explicou o deputado.

Também foram convidados o presidente do Conselho Científico da Abrag, Riuitiro Yamane; Marcus Safady, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, e o arcebispo do Rio, cardeal Dom Orani Tempesta.

 

You may also like

1 comment

ÊTA POVINHO 31 de março de 2015, 23:34h - 23:34

O deputado petista Luiz Sérgio está perdidinho na CPI e no que fala: desde quando as eleições são de 4 em e anos? No Congresso nem ele esperava a mudança ocorrida em 05 de outubro realizada pelos eleitores conscientes deste país. Logo depois do resultado eu já tinha a previsão de que seria um mandato muito difícil tanto para a petista Dilma quanto para o psdebista Aécio.

O que vemos hoje no país é um governo parlamentarista onde a Dilma está sumida dos compromissos de governo e quem está em alta dando ordens no Congresso são os presidentes do Senado e da Câmara.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996