domingo, 23 de fevereiro de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Mosaico / MP confirma investigações na Alerj

MP confirma investigações na Alerj

Matéria publicada em 17 de dezembro de 2018, 23:29 horas

 


O procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, confirmou em nota à imprensa, emitida pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, nque que o Relatório de Inteligência Financeira (RIF) encaminhado pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf),  com notícia de diversas movimentações financeiras atípicas de servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), ensejou a instauração de 22 procedimentos investigatórios criminais, com o objetivo de esclarecer suposta participação de parlamentares e servidores.

***

Segundo Gussem, as movimentações financeiras atípicas indicadas pelo COAF não necessariamente importam em ilicitude e, por esta razão, as investigações estão sendo conduzidas “com a devida cautela e profundidade” pelo Grupo de Atribuição Originária Criminal.

***

De acordo com a nota, “os procedimentos foram divididos em núcleos de atuação de acordo com os dados constantes no próprio RIF”. As diligências acontecem em sigilo.

***

Na apuração criminal, os deputados estaduais reeleitos permanecerão sob a atribuição do procurador-geral de Justiça.

***

Os demais citados no RIF, inclusive os eleitos na esfera federal, após a cessação do atual mandato, passarão a ser investigados por promotores de Justiça junto ao primeiro grau de jurisdição de acordo com a nova orientação da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

 

PSL em Resende

Após muitos comentários, discussões nas “bolsas de apostas” dos botecos e cafés da cidade, sobre quem seriam os possíveis nomes a assumir a legenda no município, saiu a lista da Executiva que vai dirigir o PSL em Resende. Marinho Periquito foi indicado presidente do PSL Resende, e também toda executiva, por unanimidade. A nova direção segue também com Marco Esch (Vice-Presidente), Cristina Bolsonaro (Secretária Geral), Paulo Russo (1º Secetário), Cláudia Costa (1ª Tesoureira), Sandra Palandi (Vogal) e Edgar Ziler Freitas (Vogal). O Tesoureiro Geral ainda será definido nos próximos dias.

 

Providências

Com a lista finalizada, o deputado Antonio Furtado a encaminhará para o Diretório Estadual, sendo possivelmente efetivada no mês de janeiro em reunião junto ao Senador Flávio Bolsonaro, presidente estadual da legenda. Após oficialização, a nova executiva montará o diretório local com diversas outras lideranças voltadas às mulheres, aos jovens entre outros segmentos sociais.

 

Papai Noel I

Crianças do Retiro e bairros vizinhos foram beneficiados pela quinta edição do Papai Noel nos Bairros 2018. Cerca de 1,5 mil brinquedos foram distribuídos e ainda houve atividades esportivas e de lazer, além do caminhão da Brinquedolândia. O evento, nesta segunda-feira, dia 17, teve uma característica marcante: enquanto o Papai Noel entregava os brinquedos, grupinhos de crianças já brincavam com os presentes que acabaram de ganhar.

 

Brincando

Os primos Henrique e Davi, de 12 anos, e Luiz Felipe, de 9 anos, todos moradores do Retiro, jogavam Dama e Trilha. “Minha mãe nos deixou aqui e vem buscar mais tarde. Aproveitamos para brincar juntos com o jogo novo”, disse Henrique. Matheus e Gustavo, de 7 anos, moradores do Jardim Cidade do Aço, também usavam o jogo de raquete que ganharam do Papai Noel. “Abri logo meu presente, temos que jogar em dois e aqui tenho vários colegas”, falou Matheus. O jogo Equilibrista Maluco também era uma das opções.

 

Organização

A secretária de Cultura de Volta Redonda, Aline Ribeiro, explicou que são organizadas duas filas. Uma para quem quer tirar foto com o Papai Noel e outra para as crianças que querem somente pegar o presente. “Assim damos agilidade à distribuição dos brinquedos”, explicou, lembrando que neste ano foram programadas duas edições a mais do Papai Noel nos Bairros. “Quanto mais próximo de casa o evento é realizado, mais comodidade para a população”.

 

Programação

O projeto será realizado em sete bairros em 2018. Os próximos beneficiados são moradores do bairro Santa Cruz, nesta terça-feira, dia 18, no Ginásio Poliesportivo José Alves “Zinho”, Avenida dos Ex-combatentes. Na quarta-feira, dia 19, o Papai Noel nos Bairros será encerrado no São Geraldo, no Ginásio Poliesportivo Francisco Nascimento, na Rua cap. Bl. Bragança, nº 888.

 

Atividades

A programação inclui atividades esportivas e recreativas em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer (Smel) e Brinquedolândia por conta da equipe da Secretaria de Ação Comunitária (Smac), das 13h às 16h; a distribuição de presentes pelo Papai Noel é feita das 16h às 19h; e às 18h tem apresentação cultural. O projeto já esteve no Açude I, Santo Agostinho, Vila Rica-Três Poços, Siderlândia e Ponte Alta.

 

Metas

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, lembrou que no ano passado foram distribuídos cerca de dez mil brinquedos e que, neste ano, o número deve chegar as 12 mil crianças, até 12 anos, beneficiadas. “A ideia de levar o Papai Noel aos bairros foi um grande acerto em 2017 e resolvemos repetir e ampliar o alcance do projeto em 2018. As ações descentralizadas alcançam maior número de pessoas e dá mais conforto à população, evitando o deslocamento até o centro da cidade”, acredita Samuca.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document