Mudanças no HSJB

by Paulo Moreira

Os diretores médico e administrativo do Hospital São João Batista (HSJB) em Volta Redonda foram demitidos nesta sexta (21).

***

A diretoria médica será exercida interinamente por Caio Larcher e a administrativa, por Hélia Maia.

***

Procurada, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Volta Redonda não confirmou as mudanças, mas sabe-se que o assunto será levado a público em breve.

 

Antecedentes

Os afastamentos vêm na esteira do ocorrido na quinta, dia 20, quando, numa reunião de urgência, foram realizadas mudanças administrativas na Maternidade do Hospital São João Batista. O setor engloba também o Bloco Materno Infantil,  onde são realizados todos os procedimentos das gestantes que chegam ao Hospital. A coordenação da maternidade foi substituída e pelo menos um médico, demitido.

 

Sindicância

Na quinta pela manhã, foi aberta uma sindicância para investigar as condições de um parto, onde uma mãe que estava com o bebê de 38 semanas, deu entrada na maternidade na última terça feira, para acompanhamento e realização do procedimento médico, e que veio a óbito.

 

CRM

Todos os dados estão sendo apurados e serão encaminhados para uma comissão e submetidos ao Conselho Regional de Medicina que tomará as medidas cabíveis.

 

Informação

As unidades de saúde do Estado do Rio terão que disponibilizar informações a respeito dos direitos dos pacientes. É o que determina a Lei 8104/18, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), sancionada pelo governador Luiz Fernando Pezão e publicada no Diário Oficial do Poder Executivo desta sexta-feira (21/09).

 

Cartaz

Segundo o texto, os hospitais e clínicas também terão que fixar cartazes com a seguinte frase: “São direitos dos usuários dos serviços de saúde, entre outros, terem um atendimento digno, atencioso e respeitoso, sendo recepcionados por profissionais especialmente habilitados para este fim, vedada a realização do primeiro atendimento por policial, guarda de segurança, vigilante ou assemelhado. No balcão de informações encontra-se um exemplar, com a íntegra da Lei Estadual 3.613/01, que estabelece os direitos dos usuários dos serviços de saúde no Estado do Rio de Janeiro”.

 

Detalhes

As placas deverão ser confeccionadas com materiais resistentes e instaladas em locais de fácil visualização. Os cartazes também deverão ter números telefônicos para que os pacientes possam fazer sugestões ou denúncias sobre o atendimento recebido.

 

Autódromo

A Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) apresentará um projeto de lei para incluir a Floresta do Camboatá, localizada em Deodoro, na Zona Norte, na área de preservação ambiental do Parque Estadual do Mendanha. O objetivo é evitar que esta reserva de Mata Atlântica, uma das poucas remanescentes no município do Rio, tenha parte dos seus 169 hectares removidos para construção de um autódromo. A preservação da floresta foi discutida em audiência pública realizada nesta sexta-feira (21/09).

 

Pesquisas

Segundo pesquisas realizadas pelo Instituto Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a Floresta do Camboatá possui pelo menos 22 espécies de plantas nativas da Mata Atlântica, incluindo exemplares raros ou ameaçados de extinção, como o jacarandá-da-bahia e a garapa. A área é um dos poucos espaços verdes da cidade localizado em região não montanhosa. “As florestas baixas praticamente desapareceram do município do Rio de Janeiro. Essa é uma área singular que sobreviveu no meio do cimento na Zona Norte”, explica o biólogo Haroldo Cavalcanti de Lima.

 

Histórico

O espaço da Floresta do Camboatá é propriedade do Exército. Segundo o general José Daniel Braga, do Comando Militar do Leste, o terreno foi cedido ao município do Rio após a desativação do Autódromo de Jacarepaguá para a construção do Parque Olímpico da Barra, em 2012.

 

Ação

Uma ação civil pública que tramita no Ministério Público Federal (MPF) tenta impedir a execução do projeto. A medida exige a realização de estudos de impacto ambiental que, segundo a procuradora da República Solange Braga, não foram realizados. “Precisamos dessas pesquisas, que podem apontar outros locais mais apropriados à construção do autódromo, com menos danos à natureza”, justifica. A decisão judicial sai ainda esse mês.

You may also like

9 comments

MORADORA 23 de setembro de 2018, 09:42h - 09:42

O acontece neste país, é que funcionário público trata a população como se fosse LIXO, em qualquer setor.
Eles esquecem que é do bolso da POPULAÇÃO QUE SAI O PAGAMENTO DOS SALÁRIOS DELES.
Na gestão NETO, tinha problemas também, por causa dos maus funcionários, mas reclamava-se e o erro era corrigido imediatamente.
Votei neste prefeito. A cidade está esburacada, porque acabaram com o calçamento, esgoto transbordando, até na VILA SANTA CECILIA, a PONTE ALTA às escuras, lâmpadas queimadas. Os semáforos vivem com defeito, nos cruzamentos mais perigosos da cidade. Sem falar que, o PARQUÍMETRO, esta suspenso e a prefeitura continua recolhendo o dinheiro da população, porque quem tomou conta das ruas da cidade são os FLANELINHAS. No governo NETO, isto não acontecia. ESPERO QUE O NETO VOLTE, ESTÁ FAZENDO MUITA FALTA PARA A CIDADE.

Luiz Claudio 22 de setembro de 2018, 20:13h - 20:13

Tenho um irmão doente q tenho medo de levar na Hug q era referência do SUS hoje tá até ruim de falar do que acontece lá esse prefeito é uma lástima se fosse ele entregava o cargo seria mais digno pra ele q adora aparecer no Facebook watsap o pior que o tempo não passa rápido pq ele tá vendendo a cidade

lopes 22 de setembro de 2018, 18:32h - 18:32

tenho medo de HOSPITAL . tenho medo de hospital particular imagina publico . no sus vejo as pessoas reclamar e muito falta de tudo entre eles despreparo de profissionais .

Indignado 22 de setembro de 2018, 17:38h - 17:38

Um hospital desse porte que já foi dirigido até por um engenheiro eletricista, não pode dar certo.

Zé Ninguém 23 de setembro de 2018, 16:31h - 16:31

Já foi dirigido até por um analfabeto, que aliás, foi também diretor do hospital do Retiro e presidente da COHAB.
Mas era amigo do rei deposto.

José Marua 22 de setembro de 2018, 17:07h - 17:07

Sinceramente. Peço a Deus que me perdoe,, mas as pessoas que fizeram parte em desmontar a Saúde de VR onde sempre foi referência onde muitos pacientes consultam com o mesmo médico a vários anos e são bem tratados e curados principalmente especialistas, DESEJO O MAIOR INFERNO PRA VIDA DELES E DE SUAS FAMÍLIAS A única coisa que posso fazer. porque é muita covardia destruir um bem que gera saúde paz a quem mais precisa nessa hora Que DEUS me perdoe

MORADORA 23 de setembro de 2018, 12:21h - 12:21

Sr. José Marua, a realidade é que uma parte dos médicos não fazem jus ao compromisso deles quando se formam.
Dentro do SUS ainda tem bons médicos ( que a verdadeira vocação é a cura).
Volta redonda sempre foi citada como a melhor rede pública hospitalar,( quando era administrado pelo Sr. Sebastião Faria, um homem bom, humano e que tinha pulso firme com os funcionários da HUG).
Uma parente minha ficou 52 dias internada nesta unidade em 2013, até falecer, e eu acompanhei o andamento deste hospital,
alguns médicos, equipe de enfermagem, a copa, limpeza, recepção todos nota 10.

Luciano 22 de setembro de 2018, 09:03h - 09:03

Essa era a mudança que a população queria? Um caos na saúde e prefeito que só faz capina na cidade e acha que tá fazendo muito uma piada de prefeito. Infelizmente ainda faltam quase dois anos pra corrigir o erroooo.

VAI VENDO 22 de setembro de 2018, 00:32h - 00:32

VAI VENDO aí o que dá votar em candidatos que NÃO CONHECEM a Administração Pública e NÃO ENTENDEM de Gestão Pública. Contador na prefeitura, e veterinário como secretário de saúde para cuidar de gente, não pode dar certo.

O que deu a apuração daquela mãe que ficou quase o dia inteiro esperando atendimento pediátrico para o filho? Sabe-se que tinha pediátraS no plantão. Como não fez nada, a consequência era piorar.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996