quarta-feira, 13 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Mosaico / ‘Outubro Rosa’

‘Outubro Rosa’

Matéria publicada em 29 de setembro de 2019, 07:00 horas

 


A Câmara Municipal de Angra dos Reis preparou uma programação especial com ações alusivas à campanha Outubro Rosa, visando conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, com o tema “Apenas um toque”.
*
No dia 2 de outubro, será realizada a Blitz Rosa, com distribuição de informativos na Praia do Anil, a partir das 7h. No dia 16, às 15h, a população terá a oportunidade de conferir a palestra “Mitos e verdades sobre o câncer de mama”, no Plenário Presidente Benedito Adelino. A palestra será realizada pela paciente voluntária do INCA, Maria Aparecida Oliveira.
*
Encerrando a programação, será realizada a “Tarde Rosa”, na Praça da Porteira, no bairro Japuíba. O evento terá início às 15h e contará com aula de lambazumba, apresentações musicais e de dança.
*
Aliás
Além da programação especial alusiva ao Outubro Rosa, a população pode participar das sessões ordinárias do segundo período legislativo, que continuam sendo realizadas todas as terças e quintas, a partir das 9h, no Plenário.

Servidores da Saúde
O deputado federal Alexandre Serfiotis (PSD) participou esta semana, na segunda-feira (23) da audiência pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado (Alerj), para debater a situação do Plano de Cargos e Salários – PCCS dos Servidores da Saúde.
“Tive o prazer de representar a Comissão de Seguridade Social e Família – CSSF da Câmara dos Deputados no evento. Esta parceria e apoio à luta dos servidores da Saúde do RJ vem desde o primeiro mandato. Sabemos que inúmeros estudos já comprovaram, e a Secretaria de Estado de Saúde (SES) já dispõe de orçamento aprovado para a efetiva implantação do PCCS. Portanto, há garantia de recursos necessários, sem colocar em risco de extinção o Regime de Recuperação Fiscal do Rio”, explicou Serfiotis reiterando o apoio da CSSF aos servidores.

Decisão do Supremo
O secretário de Estado de Saúde (SES), Edmar Santos, disse durante audiência que vai esperar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) para se pronunciar sobre o PCCS.
O plano, instituído pela Lei 7.946/18, foi judicializado pelo governador Wilson Witzel em maio deste ano, por meio da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 1.630.
O Governo do Estado alega que o plano fere o Regime de Recuperação Fiscal (RRF), que impede o aumento de despesas pelo Executivo.

Chamada escolar
A partir do dia 1º de outubro começa a chamada escolar para 2020 e vai até o dia 25, para alunos de creche, pré-escola e ensino fundamental.
Os responsáveis devem procurar a secretaria da escola mais próxima de sua residência, de 8h às 12h e de 13h30 às 17h. É necessário levar cópia da certidão de nascimento da criança, e cópia do comprovante de residência.

‘VR Colorida’
Atendendo à pedidos de pais e alunos da Escola Municipal Juracy Varanda, que fica no bairro Água Limpa, a Prefeitura de Volta Redonda, através de uma parceria do Furban (Fundo Comunitário) com a Secretaria Municipal de Educação, está realizando a revitalização da sala de música da escola.
O projeto VR Colorida já começou a ser aplicado na unidade escolar, a segunda fase da revitalização deve ser promovida no recesso das férias de dezembro.
A secretária municipal de Educação, Rita Andrade, contou que essa união do Governo é muito importante para a cidade. “Esta sala foi interditada há mais de três anos. A equipe de manutenção da SME fez o trabalho para desinterditá-la e a equipe do Furban fez esse lindo trabalho de grafite. Essa é a parceria para fazer dos espaços algo mais prazeroso para nossas crianças”, contou a secretária.

Repaginado
O diretor-geral do Furban, Ronie Oliveira, frisou que o espaço está sendo totalmente repaginado pelo governo Samuca Silva, ganhando cor, alegria e ilustrações musicais.
“Nosso objetivo é colaborar para que as aulas sejam ainda mais proveitosas e para que o interesse das crianças seja potencializado. A música é importante na formação dos alunos, estimulando a criatividade, a concentração e o desenvolvimento escolar. Em breve a intervenção será concluída e entregue à comunidade”, disse Ronie.

Trabalho
Sueli Maria de Jesus, mãe da aluna Jhenifer, de oito anos, agradeceu a intervenção. “Está ficando lindo o trabalho. Nós estávamos pensando em como fazer com que o ambiente ficasse mais bonito e o VR Colorida chegou na hora certa. Minha filha tem chegado em casa maravilhada com o resultado”, afirmou.

Satisfação
Para o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, é importante que os alunos se sintam confortáveis nos ambientes de estudos.
“Nós estamos fazendo vários investimentos grandes na educação da cidade. Mas todas as intervenções, independente do tamanho do investimento, são importantes para garantir uma educação de qualidade para as nossas crianças”, lembrou o prefeito.

Combate ao suicídio
A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vai realizou nesta sexta-feira (27), uma audiência pública para debater a saúde dos agentes de segurança e a prevenção ao suicídio.
De acordo com a presidente da comissão, deputada Renata Souza (PSol), o mês de setembro é reconhecido nacionalmente como o período de conscientização sobre a questão do suicídio.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document