Ouvindo a população

by Paulo Moreira

Os sete candidatos do PSOL de Volta Redonda nas eleições municipais (a prefeito, vice-prefeita e cinco a vereador) vão às feiras da cidade para abrirem um canal de comunicação com os voltarredondenses.

***

Eles vão ouvir os anseios dos eleitores. Danilo e os militantes do PSOL farão corpo a corpo nas feiras livres, sempre a partir das 9 horas.

***

Para isso, segundo o candidato a prefeito, Danilo Caruso, a sigla decidiu criar o canal de comunicação “e se você fosse prefeito de Volta Redonda”, que consiste em gravar depoimentos de voltarredondenses explicando o que fariam caso ocupassem o cargo mais alto do Palácio 17 de Julho.

***

“Independente de estarmos em campanha ou não, o PSOL tem como premissa dar voz aos excluídos. Mesmo fora do período eleitoral, nossos militantes estão envolvidos em todos os movimentos sociais, lutando pelos mais pobres, defendendo seus direitos. E agora que concorremos a cargos eletivos queremos por em prática o que defendemos. O ‘se você fosse prefeito de Volta Redonda’ é exatamente para isso. Queremos que o nosso povo tenha oportunidade de se expressar, de dizer o que quer dos seus governantes. Será baseado nesses depoimentos o nosso plano de governo”, explicou Danilo.

***

Ainda de acordo com o candidato, o projeto funcionará de forma itinerante. “Vamos ficar em pontos estratégicos da cidade, com uma banquinha. Lá, além de materiais com a história do PSOL e de nossas propostas, estará uma câmera. Qualquer pessoa pode se achegar e soltar o verbo. Falar exatamente o que pensa do governo, dos políticos e o que faria se estivesse no lugar do prefeito “, disse.

***

O projeto começa já na próxima segunda, dia 12. Os militantes do PSOL estarão a postos na praça da prefeitura, no bairro Aterrado. Os direitos de imagem dos que gravarem serão respeitados e só serão veiculados os vídeos que forem permitidos previamente.

 

Vereaeditor?
O editor de livros Artur Rodrigues é candidato a vereador em Barra Mansa pela Rede. E lançou sua campanha na sede do PC do B, partido coligado com sua legenda. Artur, conhecido por ter editado livros de diversos atores globais e por ter iniciado sua vida no mercado editorial com o best-seller Paulo Coelho, garante que tem muitos projetos para a área cultural em Barra Mansa, mas nem por isso vai se limitar a esse setor: “A cidade precisa de atenção integral, na saúde, na educação, na segurança e no desenvolvimento econômico. Claro que, pela história profissional, a gente conhece bastante a cultura, mas não é por isso que nos limitaremos a ela”, afirma.

Pelo WhatsApp
Já o advogado Paulo Avelar, candidato a vereador em Volta Redonda pelo PSL, montou seu próprio grupo no aplicativo WhatsApp e está conversando com seus apoiadores através dele. O grupo, por sinal, é bastante movimentado, com centenas de mensagens trocadas a cada dia.

Compras unificadas
Na caminhada pela Vila Santa Cecília, o candidato à prefeitura pelo Partido Verde, Samuca Silva, falou sobre finanças públicas e medidas para a Prefeitura economizar. Para isso, a ideia do candidato verde é criar a Central Única de Compras. Hoje a cidade tem 12 comissões de licitação e a ideia é concentrar em uma.

Nota legal
Ele pretende também implementar o “Nota Legal”, programa de incentivo para o ISS municipal que devolve ao consumidor o imposto recolhido pelo estabelecimento, oportunizando descontos do IPTU. “É só questão de gestão. Não é aumento de imposto”, afirma Samuca Silva.

Cláusula de barreira
Entre as mudanças na legislação eleitoral, uma impede que os candidatos chamados “puxadores de voto” levem com eles companheiros de legenda com votações inexpressivas.

Cláusula de barreira II
Nestas eleições, a distribuição das vagas entre os candidatos mais bem votados deve considerar uma novidade implementada a partir da Lei n° 13.165/2015: a chamada cláusula de barreira. Segundo a nova regra (art. 148, parágrafo único da Resolução TSE nº 23.456/2015), “Estarão eleitos, entre os candidatos registrados por um partido ou coligação que tenham obtido votos em número igual ou superior a dez por cento do quociente eleitoral, tantos quantos o respectivo quociente partidário indicar, na ordem da votação nominal que cada um tenha recebido”.

Consequência
Entre as consequências dessa inovação estão as seguintes: 1) Um candidato não será eleito se o total de votos recebidos não corresponder a, pelo menos, 10% do QE; e 2) Candidatos que tenham recebido poucos votos somente serão beneficiados pelos chamados “puxadores de voto” se seus votos tiverem alcançado os 10% do QE.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996