Palestra

by Paulo Moreira

O Secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, abordará o tema “Saúde Pública” em uma palestra nesta terça-feira, dia 7, às 20 horas na Loja Maçônica Esfinge 22.

***

O secretario dará ênfase às modificações propostas e melhorias para a saúde pública no município e região.

 

Colete

Os automóveis e os ônibus intermunicipais poderão passar a ter entre os itens obrigatórios de segurança um colete refletivo para ser usado pelos motoristas em caso de emergência. É o que determina o projeto de lei 441/15, que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta terça-feira (07/08), em segunda discussão. O texto seguirá para sanção ou veto do governador Luiz Fernando Pezão, que terá até 15 dias úteis para decidir.

 

Campanhas

Em caso de veículos de empresas de transporte, os donos das companhias serão os responsáveis por providenciar os coletes. A proposta também autoriza o Executivo a realizar campanhas educativas para segurança no trânsito. O Governo do Estado, por meio do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran/RJ), regulamentará a norma através de decretos.

 

Proerd

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta terça-feira (07/08), em primeira discussão, o projeto de lei 1.067/15 que cria o Programa Educacional de Resistência ao Álcool e às Drogas (Proerd). O projeto será inspirado no modelo internacional Drug Abuse Resistance Education e ainda será votado em segunda discussão pela Alerj.

 

Gestão

Segundo o texto, o programa será organizado e gerenciado pelas secretarias de Educação, Saúde e Segurança Pública, mediante a realização de ações de prevenção e redução de danos, em cooperação com instituições de ensino. A metodologia poderá ser dirigida aos ensinos Fundamental e Médio, de acordo com os parâmetros curriculares nacionais previstos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

 

Diretrizes

Entre as diretrizes do Proerd, está o desenvolvimento de noções de cidadania, a orientação das crianças, adolescentes e familiares, alerta aos malefícios de drogas lícitas e ilícitas, combate a atos de violência e esclarecimento sobre os riscos da dependência química. Os recursos para a realização das atividades poderão vir de custeio próprio, direcionados a partir da Lei Orçamentária Anual. O projeto também autoriza as secretarias envolvidas a firmarem convênios para a implementação do programa e o Executivo deverá destinar recursos através do FISED – Fundo Estadual de Investimentos e Ações de Segurança Pública e Desenvolvimento Social.

 

Seminário

Mais de cem educadores da rede municipal de educação de Angra dos Reis participaram do Seminário Final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, na Escola Municipal Júlio César Larangeiras, no Balneário, na sexta-feira (3). O tema do evento foi: “O lúdico e as múltiplas linguagens habitando a escola”.

 

Formação

“Esse evento foi a culminância de uma formação em alfabetização que os professores passaram de 2017 a 2018”, explicou Renato Jordão Nunes, Coordenador Local do PNAIC.

O seminário contou com a participação do professor mestre Johnathan Aguiar (doutorando da UFRJ) que apresentou uma palestra destacando a importância da ludicidade no cotidiano escolar. Outra atividade realizada foi a socialização de práticas, onde os professores trocaram experiências positivas vivenciadas por eles em sala de aula.

 

Apresentação

O evento ainda contou com a apresentação cultural dos alunos do Polo Musical Yumi Imanishi Faraci, que foi retomado recentemente através de uma parceria da Secretaria de Educação com a Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio.

 

Pacto

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), foi instituído pela portaria nº 867, de 4 de julho de 2012, que prevê inicialmente “alfabetizar as crianças até, no máximo, os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental, aferindo os resultados por exame  periódico específico.

 

Adesão

O município de Angra dos Reis aderiu ao programa em 2013 e retomou a adesão no ano passado.  Em 2017/2018, as berçaristas e professoras da educação infantil foram incluídas nas formações, diante da concepção de que o processo de alfabetização inicia-se desde a primeira infância, buscando minimizar rupturas entre essas etapas.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996