Parceria para iluminar

by Paulo Moreira

renan1

De autoria do vereador Renan Marassi (PPS) e tendo como signatários os demais parlamentares da Câmara Municipal, a indicação legislativa nº687/2017, aprovada em plenário durante sessão ordinária da última terça-feira (03), solicita que a Prefeitura faça estudos de viabilidade para a implantação de parceria público-privada – PPP – voltada para a melhoria da iluminação pública de Resende.

***

De acordo com o parlamentar, este tipo de parceria – inédita na cidade – é de fundamental importância para dar mais segurança, melhor visibilidade para pedestres, ciclistas e motoristas e, também, para que haja economia aos cofres públicos, uma vez que as lâmpadas de Led consomem 85 % menos energia, tem durabilidade média de aproximadamente 15 anos e, ainda, são de manutenção mais barata.

***

Dentro deste contexto de modernização da iluminação pública, fazem parte dos planos a troca dos braços dos postes das vias públicas, a mudança de tipo de fiação – que passa a ser toda subterrânea –  e a criação de uma central informatizada das operações de gestão de energia, de modo que o gestor possa ter acesso a todos os pontos de luz do município de forma prática e instantânea.

Exemplo
Ainda segundo Renan, a cidade paulista de Caraguatatuba pode servir de exemplo para Resende, pois foi a primeira no país a ter uma PPP de iluminação pública de led: “Fui a Caraguatatuba e pude conhecer pessoalmente todo o funcionamento do sistema. Quero agora, junto com os demais vereadores, trazer para Resende esse tipo de PPP e espero que o Poder Executivo entenda a necessidade deste tipo de parceria para o município, sobretudo em tempos de escassez de recursos públicos. Cabe reforçar ainda que, com esta PPP, vamos conseguir iluminar pontos da cidade que ainda não foram contemplados com este importante  de serviço de iluminação”, lembrou.

Sem água
O abastecimento da ETA (Estação de Tratamento de Água) São Sebastião será paralisado neste domingo, dia 8, no período de 4h às 13h, devido à descarga dos decantadores.  O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Barra Mansa orienta os moradores dos bairros Apóstolo Paulo, Centro, Roberto Silveira, Jardim América, Monte Cristo, Santa Rosa e Verbo Divino a economizarem água.

Aplauso
Como reconhecimento pela história e contribuição prestada à cidade de Volta Redonda, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Volta Redonda (AEVR) recebeu, na quinta-feira (05) uma Moção de Aplausos da Câmara de Volta Redonda. A homenagem foi entregue à presidente da entidade, Laura Jane Lopes Barbosa, pelo vereador Carlinhos Santana.

Agradece
“Só tenho a agradecer ao vereador Carlinhos Santana e demais vereadores pelo reconhecimento da nossa instituição. São 60 anos de uma história que se mistura a de Volta Redonda. Juntos, através desta associação, somos profissionais melhores“ falou Laura Jane Lopes Barbosa, presidente da AEVR.

Aniversário
A AEVR completou 60 anos de fundação no dia 17 de setembro. A história começou com um grupo de amigos engenheiros que vieram de diversas cidades do país para trabalhar na Companhia Siderúrgica Nacional e queriam um local de crescimento profissional e de encontro dos amigos de classe e de suas famílias.  Atualmente, está localizada na rua 90B, 17 – Vila Santa Cecília.

Erramos
A assembleia em que os trabalhadores da CSN vão decidir se deflagram uma greve caso a empresa decida implantar o turno fixo de oito horas será na Passagem Superior, em frente à Praça Juarez Antunes, na Vila Santa Cecília, e não na praça propriamente dita, como o DIÁRIO DO VALE noticiou na edição de sexta (06).

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996