Parlamentares diferentes

by Agatha Amorim

Os deputados estaduais Jari Oliveira e Jorge Fellipe Neto tiveram posturas bem diferentes durante a vistoria no pátio de escória da CSN.

***

Jari manteve uma postura atenta e tranquila durante a vistoria.

***

Já Jorge Fellipe Neto ficou exaltado e parecia irritado, como quem “torcia” para que fosse encontrada alguma irregularidade. O resultado da inspeção será apresentado pelo geólogos que, a princípio, deixaram escapar que a situação não seria tão grave assim.

***

A questão da escória já tem acordos fechados entre a CSN e os órgãos ambientais.

***

Jari e outros políticos de Volta Redonda estiveram na linha de frente dessa luta.

***

Já o parlamentar carioca parece ansioso para conseguir alguma visibilidade com o fato.

 

Estante cultural

A Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) inaugurou na tarde desta quinta-feira (29), uma estante cultural. O projeto foi coordenado pela delegada titular da DEAM, Dra. Juliana Montes, em parceria com o secretário de Cultura de Volta Redonda. O objetivo é humanizar o espaço de atendimento, incentivar a leitura e tornar o momento da espera mais leve para as vítimas.

O delegado da 93ª DP, Vinícius de Mello Coutinho, esteve presente.

 

Doações

A estante vai funcionar recebendo doações e caso as pessoas que forem fazer um registro de ocorrência se interessem, podem levar um livro. Atualmente, todos os livros foram doados pela Secretaria de Cultura.

 

Pré-vestibular Cecierj

Nos dois primeiros sábados do mês de março (02 e 09), a Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, vai organizar mutirões de inscrição para o Pré-Vestibular Cecierj que vai abrir mais de 8 mil vagas gratuitas. Os interessados poderão se candidatar em vários pontos em todo o estado, em escolas da Rede CEJA, Polo Cederj e Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). O objetivo é auxiliar os candidatos que estejam com dúvidas sobre a seleção e as aulas, documentação ou precise de outro auxílio.

 

Vagas

Para a turma do extensivo, o Pré-Vestibular Cecierj serão mais de 8 mil vagas: 5375 para as aulas presenciais, que vão acontecer em 45 polos em todo o estado, e 3 mil vagas para o on-line. Os alunos têm acesso a material didático impresso, colorido e conectado com a plataforma de estudos, onde vão encontrar links nas páginas dos livros, que indicam para atividade adicional na internet..

 

Etapas e inscrições

O processo seletivo consta de duas etapas. A primeira é o envio da documentação: CPF, documento oficial de identificação (RG, CNH ou Carteira de Trabalho) e comprovante de escolaridade; já a segunda é o sorteio público, no dia 23 de março. Candidatos inscritos no Cadastro Único contam com reserva de vagas e o comprovante será obrigatório para quem desejar concorrer a esta reserva de vaga. As inscrições estão abertas até o dia pelo link https://www.cecierj.edu.br/pre-vestibular-social/estude-no-pvs/.

 

Quem pode

Podem participar candidatos que, em 2024, estiverem matriculados no último ano do ensino médio regular, em instituições públicas ou privadas de ensino, ou que já tenham concluído. Candidatos inscritos em outras modalidades, como Nova EJA, Encceja ou CEJA, também podem se inscrever. Todas as regras estão disponíveis no edital, publicado em https://www.cecierj.edu.br/processo-seletivo-alunos-pvs-extensivo-2024/

 

‘Mutirão Cidadania’

A Prefeitura de Mangaratiba vai realizar na próxima quarta-feira, dia 6 de março, o evento ‘Mutirão Cidadania’.  A ação marca o início das comemorações do Dia Internacional da Mulher (8 de março) e será realizada na Praça Robert Simões, no Centro, a partir das 9h.

Parceria

O evento é uma parceria entre Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPMULHER) e Fundação Leão XIII.

Atrações

Serão oferecidas palestras, retirada de Rio Card Sênior, emissão de 2ª via de documentos, orientação Jurídica, Social e Psicológica, oficinas de artesanato, serviços de manicure e trancista, e muito mais.

 

Água e esgoto

A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que cria a tarifa social de água e esgoto. Serão beneficiados os usuários com renda per capita de até meio salário mínimo inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) ou em cuja família haja pessoa com deficiência e/ou idoso de baixa renda com 65 anos ou mais. A proposta teve origem no Senado e retornará para nova votação dos senadores, por ter sido modificada pelos deputados.

 

Substitutivo

O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado Pedro Campos (PSB-PE), para o Projeto de Lei 9543/18, segundo o qual as empresas de saneamento devem incluir automaticamente os beneficiários de acordo com dados a que já têm acesso, sem necessidade de comunicação prévia ao usuário.

 

Cálculo

Para o cálculo da renda per capita, valores recebidos a título de Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou de Bolsa Família não entram na conta. O usuário que deixar de se enquadrar nos critérios poderá continuar a pagar a tarifa social por três meses, e as faturas referentes a este período devem trazer aviso da perda iminente do benefício.

 

Valor da tarifa

O valor da tarifa social será equivalente ao menor de dois casos: a) 50% da tarifa aplicável à primeira faixa de consumo (variável em cada município); ou b) 7,5% do valor base do programa Bolsa Família (hoje em R$ 600). Com isso, esse percentual do valor base corresponderia a R$ 45. Em qualquer situação, a tarifa mensal diferenciada valerá para os primeiros 15 m³ por residência habilitada ao benefício. O excedente de consumo será cobrado com os valores da tarifa regular. Fonte: Agência Câmara de Notícias

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996