A Eletronuclear anunciou nesta terça (29) a paralisação das obras da usina nuclear Angra 3. Motivo: as investigações da Operação Lava-Jato.
***
A estatal vai contratar uma empresa de auditoria para passar um “pente fino” nos contratos.
***
Uma consequência: em vez de começar a fornecer energia comercialmente em 2018, a previsão passa para 2019.
***
Outra consequência: canteiros parados, mais demissões e mais problemas para o já combalido mercado de trabalho de Angra dos Reis.
Congratulações
O vereador de Volta Redonda Fernando Martins (PSDC) apresentou na segunda (28) uma moção de congratulações a sua colega América Tereza, por ela ter sido indicada pré-candidata do PMDB à prefeitura de Volta Redonda em 2016. Martins e Tereza compartilham, além das cadeiras na Câmara Municipal, uma grande proximidade com o deputado estadual Edson Albertassi (PMDB).
Amigos, amigos…
O vereador de Volta Redonda Washington Granato fez questão de elogiar América Tereza e de pedir para assinar a moção – junto com diversos outros vereadores. Mas lembrou a ela que vão disputar o mesmo cargo no ano que vem: “seremos adversários, não inimigos”, disse. Houve quem sentisse cheiro de “quem for para o segundo turno terá o apoio do outro” no ar.
Confirmado
Aliás, Granato já decidiu que vai sair do PTB. Motivo: o deputado federal Deley de Oliveira, do mesmo partido, pode ser um obstáculo a suas pretensões de disputar a prefeitura no ano que vem. O destino de Granato ainda não foi anunciado.
Na mesma linha I
O vereador Paulo Baltazar (PRB) cumprimentou América Tereza e afirmou que ela é “boa de briga”. Mas não deixou de dizer que o pleito será “muito disputado”. Baltazar é outro vereador que deve disputar a prefeitura no ano que vem.
Na mesma linha II
Paulo Conrado (PSD), que também declarou a intenção de disputar a prefeitura, também elogiou América Tereza, mantendo o discurso de “amigos, amigos, eleições à parte”.
Homenagem
Paulo Conrado propôs, e seus colgas de Câmara Municipal aprovaram, a realização de uma sessão especial para comemorar os 23 anos do DIÁRIO DO VALE, que circulou pela primeira vez em 5 de outubro de 1992. A data da sessão ainda não foi marcada.
Emocionada
A vereadora América Tereza (PMDB) cumpriu na segunda-feira (28) sua promessa de falar pela primeira sobre a definição de sua pré-candidatura a prefeita de Volta Redonda a seus colegas de plenário. Emocionada com as demonstrações de carinho dos outros vereadores, ela agradeceu a Edson Albertassi, ao ex-governador Sérgio Cabral e ao governador Luiz Fernando Pezão (todos do PMDB) e propôs uma campanha de diálogo e de amor pela cidade.
Sem concorrer
Pelo menos um quinto da Câmara Municipal de Volta Redonda será renovado automaticamente no ano que vem. Isso porque pelo menos quatro dos 21 vereadores devem disputar a prefeitura. Se outro nome que anda circulando nos bastidores da política se confirmar como candidato, serão cinco – quase um quarto da Casa.
De saída
O vereador Pedro Magalhães (PSDB), que deve retornar nesta quinta-feira (1) à Câmara Municipal de Volta Redonda, depois de uma licença, teria afirmado que não pretende disputar a reeleição. Isso aumentaria a renovação na Casa.
Despedida
O vereador Macaia (PSDB), que substituiu Pedro Magalhães durante sua ausência, deixou a Câmara com votos de “breve retorno” dos colegas. A expectativa é que ele conquiste a cadeira que Pedro vai deixar vaga em 2017.
Nominata
A Rede Sustentabilidade começa a existir em Barra Mansa com dezoito pré-candidaturas a vereador. Mas o projeto é chegar a 22 nomes. Um deles é o de Márcia Ribeiro, que apoia e faz parte do governo Jonas Marins desde o início. Ela afirmou que saiu do PC do B e foi para a rede para ajudar o governo.
Água
O futuro do uso e cobrança da água nos municípios de Angra dos Reis e Paraty começou a ser traçado durante oficina promovida pelo Comitê de Bacia Hidrográfica da Baia da Ilha Grande na última sexta-feira, dia 25, no auditório da Defesa Civil. A plenária, composta por técnicos de diversos segmentos, e presidido pela Defesa Civil angrense, indicou a formação de um grupo de trabalho que vai definir os critérios para a fórmula de cobrança na RH 1 (Região Hidrográfica 1), seguindo as especificidades da região.