A Câmara de Resende, através de indicação do vereador Reginaldo Engenheiro Passos (PSB), solicitou à Prefeitura a realização de vistorias em todas as pontes, viadutos e passarelas do município.
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O pedido tem como base o que prevê a revisão da Norma Brasileira 9452 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), expedida em setembro de 2019.
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Ela especifica os novos requisitos exigíveis na realização de inspeções nestes tipos de obras, e na apresentação dos seus respectivos resultados.
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O vereador entende que a vistoria de pontes, passarelas e viadutos é essencial, no sentido de se manter a segurança das pessoas que por elas transitam, ressaltando, no entanto, ser este um trabalho de difícil execução, devido à falta de acesso aos locais a serem analisados.
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“Além disso, há uma carência de projetos estruturais que contemplem dispositivos auxiliares nas estruturas, como plataformas para inspeção e manutenção nas regiões de juntas de dilatação e nos apoios das super estruturas”, analisou.
Importante
Mesmo reconhecendo tais dificuldades, o parlamentar entende que a inspeção, sendo realizada, será uma ação importante por parte do Executivo Municipal, no sentido de se prevenir problemas capazes de acarretar grandes transtornos para a população, devido a sua relevância: “ Encaro esta inspeção como de fundamental importância, pois há a necessidade de se manter a segurança estrutural desses locais onde, diariamente, passam milhares de pessoas e veículos. Resende possui obras novas e antigas, sendo necessário, portanto, dar visibilidade a este assunto, seguindo sempre o caminho da prevenção”, finalizou.
Peça grande
Começou o carro do semipórtico de Angra 3, um dos equipamentos de maior dimensão da usina. Neste sábado (25), o chamado carro principal, a maior de duas peças, saiu da unidade da empresa em Guarulhos (SP) em direção à central nuclear de Angra. O transporte da segunda peça, o carro auxiliar, deve começar nos próximos dias. A expectativa é de que os componentes cheguem a seu destino até o final da semana que vem. Concluído em 2015, o semipórtico estava armazenado no município paulista.
Local
Instalado durante a montagem eletromecânica, o equipamento ficará localizado na estrutura externa adjacente ao edifício do reator. Sua função é içar os equipamentos pesados do circuito primário – incluindo o reator, os geradores de vapor, o pressurizador e bombas de refrigeração principal -, além de itens associados, até a plataforma de acesso ao interior do prédio do reator.
Capacidade
O carro principal terá capacidade de içamento de 500 toneladas durante a montagem eletromecânica. Após o início da operação da unidade, a capacidade passará para 180 toneladas. Já o carro auxiliar terá capacidade de içar 40 toneladas.
Necessidade
O chefe do Departamento de Engenharia Mecânica da Eletronuclear, Vagner Caçador Rubim, ressalta que o semipórtico é essencial para a montagem eletromecânica de Angra 3. “Sem o semipórtico, não é possível realizar a montagem dos principais equipamentos do circuito primário. Depois de um longo trabalho de equacionamento de questões contratuais com a Bardella, finalmente conseguimos transportá-lo até o canteiro de obras, onde ficará armazenado aguardando o reinício da construção da usina”, comenta.
Complexidade
O procedimento de transporte é bastante complexo, devido às dimensões dos componentes. O carro principal pesa 53 toneladas e tem 12,4 metros de comprimento, 5,2 metros de largura e 4,3 metros de altura. Já o auxiliar pesa 38 toneladas e tem 12,4 metros de comprimento, 5,4 metros de largura e 4,4 metros de altura.
Autorização
Por conta do excedente lateral das peças, o transporte depende de autorização especial do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e do Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ) para ser realizado. Além disso, precisa ser efetuado em horários pré-definidos, com velocidade máxima controlada e a escolta de carros batedores, com a devida liberação da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Em andamento
O superintendente de Gerenciamento de Empreendimentos da Eletronuclear, Carlos Ferreira, afirma que o transporte do semipórtico é um marco para Angra 3 e demonstra que, apesar de as obras da unidade estarem interrompidas, a empresa não está parada. “A Eletronuclear está trabalhando para agilizar todos os preparativos para a retomada da construção da usina, essencial à segurança e estabilidade do Sistema Interligado Nacional”, ressalta.
Prioridade
A conclusão de Angra 3 é uma das prioridades do governo federal na área de geração de energia. Por isso, no ano passado, o empreendimento foi incluído no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). A Eletronuclear contratou o BNDES para fazer uma avaliação independente dos modelos propostos para a retomada da construção da usina. Esse trabalho irá subsidiar o comitê do PPI em suas decisões sobre o empreendimento.