Pedreira da Voldac

by Paulo Moreira

Integrantes da equipe do projeto da Pedreira da Voldac, ligados ao MEP (Movimento Ética na Política), debateram sobre a pedreira na sede da Prefeitura Municipal de Volta Redonda, na última terça-feira (29).

            *

A reunião aconteceu com diretores da Associação de Moradores do bairro Voldac e com o secretário municipal de Governo, Nelson Gonçalves.

Durante a audiência, foram apresentados os históricos sobre a pedreira, como indicadores para o projeto “Parque da Pedreira”, os diálogos realizados nas associações, colégios, comunidades, universidades, reuniões com as secretarias de Meio Ambiente (SMMA) e Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), e com o prefeito Samuca Silva, na audiência que aconteceu em maio deste ano.

            *

Mapas e fotos da área foram apresentados e organizados por Elaine Mendes, alune do curso técnico de Meio Ambiente.

            *

O secretário municipal de Governo falou sobre a iniciativa dos grupos.

– Fico muito feliz de ver também alunos do curso técnico de meio ambiente no Colégio Estadual Rondônia, envolvidos. A secretaria de governo tem o papel de criar sinergia entre as secretárias, vejo que há importantes movimentações. Como o prefeito já está ciente vou agendar ida à pedreira, e vou convidá-lo – disse Nelson Gonçalves.

 

E mais

A visita à Pedreira da Voldac foi marcada pelo secretário para a próxima terça-feira (05), que comentou sobre a possibilidade de convidar o secretário da SMMA, Maurício Ruiz, com Márcio Lins do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU) e o engenheiro Augusto, do IPPU.

A coordenação do curso superior de Arquitetura da UGB-Ferp convidou a equipe do MEP para conhecer os trabalhos sobre a pedreira desenvolvidos pelos alunos, fruto de visita e estudos do local, para o dia 08 de novembro, às 15h.

 

Vandalismo

O Saae-BM informa que a interrupção no abastecimento de água no bairro Getúlio Vargas foi causada por vandalismo na instalação de bombeamento de água, sistema conhecido como booster.

Vários moradores do bairro acionaram o Saae-BM, que prontamente foi à localidade e rastreou toda a rede de abastecimento de água. A equipe utilizou um equipamento conhecido como geofone para detectar vazamentos.

– Recebemos várias reclamações sobre falta de água no bairro. Nossas equipes foram ao local e descobriram que o causador do problema era o booster vandalizado, que prejudicou diversos moradores e causou transtornos. Até descobrirmos qual era o problema, tivemos que percorrer toda a rede, usar geofone, até encontrar o que era, o que levou tempo – explicou o ouvidor do Saae-BM, Albanio Valério Lourenço.

 

Denúncia

O Saae-BM pede que a população denuncie qualquer ato de vandalismo. A autarquia também acionou a Guarda Municipal para o combate a depredação nos sistemas de abastecimento de água e saneamento.

Depredação de patrimônio público é crime, conforme aponta o artigo 163 do código penal, com multa ou detenção de até seis meses.

 

Livros

A Secretaria de Cultura de Volta Redonda realizou, nesta quarta-feira, dia 30, a 10ª edição da Feira Troque Livros, que atrai estudantes das escolas públicas e particulares, leitores e frequentadores da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília. Detalhe: os livros trocados são disponibilizados como novas opções de leitura, já os que são doados, podem complementar o acervo público para empréstimos, caso não façam parte do acervo.

 

Prevenção

A vereadora Rosana Bergone (PRTB) usou a tribuna da Câmara Itinerante, realizada no bairro Água Limpa, na noite de terça-feira, dia 29, para fazer um balanço da Campanha Outubro Rosa, que orienta mulheres e homens a se prevenirem contra o Câncer de Mama e do Colo de Útero.

 

Informações

Ela, durante vários dias do mês, distribuiu em pontos de Volta Redonda panfletos informativos sobre este tipo de câncer e entregou para as mulheres, um laço rosa, símbolo da campanha. Para fazer a campanha chegar a mais pessoas, ela usou também as redes sociais com postagens sobre o tema e exibiu vídeos com depoimentos de mulheres que tem ou tiveram o câncer.

Rosana destacou que a campanha foi muito intensa, mas em sua fala na tribuna, lembrou que a prevenção deve ser feita todos os dias do ano.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996