Pela tangente

by Diário do Vale

Segundo fontes do meio político, alguns dos integrantes da equipe do prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto (PMDB) já têm convites para o ano que vem.

***

A secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela, estaria convidada para assumir a mesma pasta em Barra Mansa.

***

Angra dos Reis receberia dois integrantes da equipe: o secretário municipal de Fazenda, José Carlos Abreu, e o engenheiro Sebastião Faria, que hoje comanda o Hospital São João Batista e assumiria o Hospital da Japuíba.

***

O coordenador de Comunicação Social, Ricardo Balarini, estaria a caminho da prefeitura de Pinheiral.

***

Neto, porém, não confirmou nem descartou essas possibilidades.

***

Ele disse que há realmente convites para diversos integrantes de sua equipe, e que não se recorda exatamente de nomes e lugares.

Prova
O prefeito, porém, afirmou que, apesar de o povo de Volta Redonda ter feito uma opção por mudança – segundo ele, muito por causa do cenário nacional – ele tem uma equipe muito competente e com grande compromisso para com a cidade.

Exonerações
Neto disse ainda que, no último dia de governo, vai exonerar todos os secretários municipais. Segundo ele, alguns cargos comissionados vão ficar para que Samuca Silva decida se os exonera ou não. O prefeito explicou que, sem esses profissionais, a prefeitura para.

Sem plano de cargos
O Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos profissionais de Educação da Prefeitura de Barra Mansa está na berlinda. Uma comissão designada pelo prefeito Jonas Marins (PC do B) e formada por seis servidores do Executivo analisou o impacto financeiro e orçamentário do PCCS e concluiu por sua inviabilidade, dizendo que a implantação do plano seria ilegal por violar a Lei de Diretrizes Orçamentárias do município.

Com plano de cargos
No entanto, o próprio prefeito, em nota à Imprensa, discordou do relatório da comissão e disse que o plano é exequível.

Sem audiência
Como resultado, a subseção de Barra Mansa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) decidiu cancelar a audiência pública que havia convocado para discutir o assunto. Em nota, a OAB afirma que “pautou sua posição de maneira independente e imparcial com o único objetivo de velar pelo interesse público e de maneira alguma quis tumultuar ou impedir qualquer direito legalmente conquistado, cujo tema jamais pode servir de palanque eleitoral ou disputas pessoais”.

Pode chegar, freguesa!
A Câmara Municipal de Resende vai realizar uma Audiência Pública sobre as feiras livres na próxima segunda (7) às 19 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Resende. O encontro foi agendado a partir de um requerimento de autoria do vereador Tiago Forastieri (PSC) e o intuito é reunir feirantes, comerciantes e autoridades para debater o tema.

Objetivo
De acordo com o parlamentar, o objetivo da audiência é permitir a maior organização desses eventos, levantando a necessidade dos feirantes, definindo locais e datas, assegurando a higiene e dando prioridade aos expositores locais. Entre os convidados estão: representantes dos feirantes, da Câmara dos Dirigentes Lojistas, sindicatos envolvidos e da secretaria municipal de Comércio.

Hábito
Nos últimos anos, o hábito de frequentar feiras para a compra de alimentos voltou a ganhar espaço no país em função do aumento da preocupação com a saúde. Para se ter uma ideia, dar preferência a feiras e a produtores locais é uma das recomendações do Guia Alimentar da População Brasileira, lançado este ano pelo Ministério da Saúde.

Mais barato
As unidades públicas de saúde que fiquem em imóveis de propriedade do Poder Público terão isenção da cobrança de ICMS nas contas de luz, água e gás. É o que determina o projeto de lei dos deputados Pedro Fernandes (PMDB) e Lucinha (PSDB), aprovado em segunda discussão pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta quinta-feira (03).

Desconto
No caso de unidades de saúde do estado que estiverem sob administração de entidades privadas, como Organizações Sociais, o valor da isenção deverá ser descontado do repasse estadual ao administrador. “Precisamos priorizar os recursos para tentar amenizar a grave situação econômica que está a saúde do estado. Calculamos que essas isenções dão uma economia de quase um milhão de reais para as unidades de saúde. Isso vai beneficiar não só a capital, como também os municípios do interior, porque todo o estado pede socorro para a saúde pública”, comentou Lucinha.

Você também pode gostar

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99974-0101 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996