Pezão tem leucopenia

by Paulo Moreira

O governador Luiz Fernando Pezão permanece internado no hospital Pró-Cardíaco para tratar uma infecção cutânea, com uso de antibióticos.

***

Ele teve leucopenia, que é a queda na quantidade glóbulos brancos, como resultado da quimioterapia.

***

O quadro febril, que levou o governador à unidade na noite desta quinta-feira (28/4), já foi controlado.

***

O governador está no quarto e seu quadro clínico é bom, de acordo com o oncologista Daniel Tabak.

Reação

Pezão tem reagido bem ao tratamento para combater um linfoma não-Hodgkin anaplásico de células T-alk positivo. O governador já se submeteu a dois ciclos da quimioterapia, realizados de forma ambulatorial e sem necessidade internação. O governador cumpre licença médica desde o dia 28 de março.

Visita

O vice-prefeito de Angra, Leandro Silva (PDT), fiscalizou na tarde de quinta-feira (28) a reconstrução da ponte que liga a rua Manoel de Souza Lima à Rua Projetada 2, no bairro de Monsuaba. As obras estão sendo realizadas pela Prefeitura de Angra, por meio da Subsecretaria de Serviços Públicos, da Subprefeitura de Jacuecanga e da Regional de Monsuaba. Durante a visita, o vice-prefeito destacou a importância da entrega daquele serviço para a região.

Prazo

A obra começou em meados do mês de março e deve seguir até o início do mês de maio. A ponte tem 6m de comprimento, 4m de largura e atenderá tanto aos motoristas quanto aos pedestres. Além de ser uma obra custeada com recursos e mão de obra da Prefeitura de Angra, empresários locais colaboraram com a doação de uma laje pronta para a execução do serviço.

Cobrança I

Durante reunião da Comissão Externa de Acompanhamento das Ações sobre o Zika Vírus, na Câmara dos Deputados, o parlamentar fluminense Alexandre Serfiotis (PMDB) cobrou mais transparência sobre os recursos alocados pelo Ministério da Saúde para o combate ao mosquito e para dar suporte às famílias cujos bebês nasceram ou venham a nascer com microcefalia.

Cobrança II

Segundo o deputado, é importante que o dinheiro seja usado com responsabilidade e critério para mudar de fato o quadro atual. “Tenho ido por diversas vezes ao Ministério da Saúde para buscar algumas demandas para o nosso estado e a nossa região e tomado conhecimento de que o Ministério da Saúde se mobiliza neste momento no combate do mosquito transmissor.  Você escuta que todos os recursos, todos os esforços estão sendo concentrados nesta direção, que é de combate ao mosquito. No entanto, é importante saber o que está sendo feito até agora, quais os recursos e como eles estão sendo investidos, principalmente no tratamento das crianças com microcefalia. É preciso colocar às claras o que está sendo feito no combate, pois estamos vivendo um momento crítico da saúde pública que, infelizmente, entrou em colapso”, cobrou o parlamentar.

Investimento

Alexandre disse ainda que é preciso investir também na construção de centros especializados em reabilitação para atender às crianças que venham a nascer com microcefalia, bem como em serviços destinados às famílias. “Trata-se de um trabalho  com equipe que preste um atendimento e uma assistência multidisciplinar às crianças, às mães e às famílias. Por isso, é necessário saber como os recursos estão sendo efetivamente aplicados, até  mesmo para que se possa investir nestes centros”, defendeu.

Comissão

A Comissão Externa de Acompanhamento das Ações sobre o Zika Vírus foi criada em fevereiro deste ano. No cronograma de trabalho, constam visitas a diversos locais, dentre eles, cidades onde a ocorrência de casos de zika e microcefalia é alta, para ver de perto e avaliar como estão sendo desenvolvidas as políticas públicas de saúde voltadas para o problema. No dia 1º de maio, a visita foi feita ao Ambulatório Especializado no Tratamento de Microcefalia do Hospital Municipal Pedro I, em Campina Grande. Outras visitas estão previstas às cidades do Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Aracaju.

ECT I

Os Correios serão tema de audiência pública conjunta, nesta segunda-feira (02/05), às 14h, da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor e do Cumpra-se, uma Comissão Especial para acompanhar o cumprimento das leis da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

ECT II

De acordo com os presidentes dos grupos, respectivamente, os deputados Luiz Martins (PDT) e Carlos Minc (sem partido), consumidores relataram problemas relacionados à entrega de encomendas em algumas áreas. “Na agência da Penha, por conta dos assaltos na região da Penha, os carteiros não realizam mais a entrega, então o usuário tem que ir lá buscar. O Código de Defesa do Consumidor diz que há um raio máximo para o consumidor ter que ir buscar a correspondência, mas essa lei não está sendo respeitada”, afirmam.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996