Presídio em Resende

by Paulo Moreira

A primeira unidade penitenciária privada e mista (homens e mulheres) do Estado do Rio funcionará em Resende, no sul do Estado, informou o Mecanismo Estadual de Combate à Tortura do Rio de Janeiro (MECTRJ).

*

A informação foi repassada pelos integrantes do MECTRJ durante reunião, nesta sexta-feira (14), na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

*

“Fomos informados pelo secretário (de Estado de Administração Penitenciária) Erir (Ribeiro) dessa notícia. O processo está quase concluído, esperando apenas o aval do governador (Luiz Fernando Pezão) para ser inaugurado. Essa inauguração nos causa preocupação”, disse Patrícia Oliveira, participante do mecanismo.

*

O presídio terá vaga para 300 presos, metade para cada gênero.

*

No Brasil, já existem 30 prisões privadas, segundo dados da Pastoral Carcerária Nacional, da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB).

*

O primeiro presídio nesses moldes, o Complexo Público Privado (PPP), foi aberto, em 2013, no Estado de Minas Gerais.

*

O governo concedeu à empresa Grupo GPA – Gestão Prisional Associada, vencedora da licitação, 30 anos para administrar o serviço.

*

A GPA é formada por ex-agentes penitenciários que trabalhavam na Seap e pediram exoneração.

Visita
A Comissão de Direitos Humanos da Alerj esteve nesse presídio há dois anos e verificou problemas na unidade. “Os 642 presos ficam isolados e têm uma alimentação precária, pois muitas quentinhas chegam estragadas. Em um período curto, conseguimos notar que a privatização não traz melhorias para o sistema”, afirmou Roberto Gevaerd, integrante da comissão que participou da visita.

Custo do preso
Para a professora da Universidade Cândido Mendes (Ucam), Julita Lemgruber, ex-diretora do extinto Departamento Estadual do Sistema Penitenciário (Desipe), os presídios estão se tornando um mercado. “O preso passa a custar o dobro do que ele custa na prisão pública, e os funcionários ganham menos da metade do salário de um agente penitenciário”, alertou. Em Minas Gerais, cada preso custa para o Estado R$ 3 mil. “Se todos os presos do Brasil fossem lotados nos presídios mineiros, o Governo teria que pagar R$ 1,8 bilhões à empresa gestora. Isso é um absurdo”, afirmou.

Prisão preventiva
Julita acredita que a solução para o sucateamento e a lotação dos presídios fluminenses não está na privatização. “Licitar prisões é o mesmo que oferecer o controle da vida de homens e mulheres para quem der o menor preço, como se o Estado tivesse o direito de dispor dessas mesmas vidas”, afirmou.

Capacidade
O Rio de Janeiro conta com 43 mil presos no sistema carcerário, mas o sistema só tem capacidade para 27 mil. Ela explica que essa superlotação tem relação com o alto índice de presos provisórios, que chega a 46%. Segundo dados do relatório “Usos e abusos da prisão provisória”, produzido pelo Centro de Estudo de Segurança e Cidadania da Ucam, em 2013, a cada três presos provisórios, dois são apreendidos ilegalmente.

Audiências
Para diminuir essa estatística, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ/RJ) vai inaugurar no dia 18 de setembro, audiências de custódia, em que o preso será imediatamente apresentado a um juiz para avaliar a possibilidade de responder a acusação em liberdade, evitando a prisão preventiva. “A partir dessa implementação, vamos conseguir ter uma diminuição desse percentual, que é bastante assustador”, garantiu Marcelo Anátocles, desembargador do TJ.

Criticado
O projeto de lei que muda o critério de remuneração dos depósitos do FGTS, estendendo a eles os critérios usados para a poupança a partir do início de 2016, vem sendo “bombardeado”.

Reunião
No último dia 11, a Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados promoveu uma mesa-redonda com sindicatos, movimentos sociais, associações de construtoras e confederações da indústria e do comércio para debater o tema.

Encarecendo
Todas as entidades se mostraram contrárias ao projeto, principalmente porque isso aumentaria a taxa de financiamento de imóveis nos programas habitacionais de baixa renda.
O Plenário da Câmara dos Deputados pode votar esse projeto a partir de terça-feira.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996