Prevenção

by Paulo Moreira

A Prefeitura de Angra dos Reis, em parceria com a UFF (Universidade Federal Fluminense), Secretaria de Educação Ciência e Tecnologia, Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), abriu as inscrições para o Curso de Capacitação de Educadores para Redução de Desastres 2017.
****
 O Curso de Capacitação de Educadores para Redução de Desastres é direcionado para professores, gestores e funcionários de escolas; estudantes em licenciatura e normalistas; e membros da Defesa Civil
***
Os que completarem o curso receberam a certificação do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF).
***
Entre os temas que serão ministrados no curso estão: Introdução à Defesa Civil, Território de Angra dos Reis, Bases de Hidrologia e Geomorfologia, Integração Comunitária, Escolas Sustentáveis e Resilientes, Educação Ambiental e Introdução ao Seminário e Ações que Salvam Vidas. As aulas começam no dia 8 de Março.

Parlamento juvenil
A 11ª edição do Parlamento Juvenil, um projeto da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, já começou a ser produzida.

Coordenação
Sob a coordenação do deputado Wanderson Nogueira (PSOL-RJ), o projeto deve reunir mais de 90 jovens de todas as cidades do Estado no parlamento fluminense. Durante uma semana, de 26 de novembro a 1 de dezembro, os parlamentares juvenis terão a oportunidade de apresentar projetos de lei, debater e propor melhorias em políticas públicas.

Objetivo
O principal objetivo do projeto é aproximar os jovens do parlamento fluminense, ampliar a consciência política, formar novas lideranças e oferecer a oportunidade de estudantes da rede estadual de ensino, de 14 a 17 anos, do 1ª e 2ª anos do Ensino Médio, defenderem projetos no plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

Inscrições
As inscrições serão novamente on-line e irão de 27 de março a 14 de maio. No dia 8 de maio acontece o dia D de divulgação, no qual haverá atividades do projeto em cada cidade do Estado.

Expectativa
A expectativa é bater o recorde de inscritos, superando a edição passada, que contou com 621 candidatos. “O Parlamento Juvenil vem se superando a cada ano. É muito emocionante ver o desenvolvimento dos jovens. Vamos trazer ainda mais novidades este ano e continuar fazendo do PJ um projeto que cria cidadãos mais críticos e conscientes. A empolgação para coordenar pela terceira vez seguida o PJ só aumenta!”, destacou o coordenador do projeto Wanderson Nogueira.

Eleições
Após as inscrições, os alunos passarão pelo processo eleitoral. O primeiro turno, entre as escolas dos interessados, será no dia 24 de maio. Após a eleição na escola, o candidato vencedor disputará com os colegas de outras unidades em sua cidade no segundo turno, a ser realizado no dia 14 de junho.

Capacitações
Depois da etapa eleitoral, ocorrerão as capacitações, um auxílio para que os jovens eleitos desenvolvam os projetos de lei que defenderão na Alerj. Primeiramente, as capacitações começam com uma etapa on-line, de 2 a 20 de outubro e posteriormente serão presenciais, nos dias 23 a 27, 30 e 31 de outubro e 1 de novembro.

Prazo
O prazo final para o envio do projeto concluído será dia 16 de novembro. Com o projeto em mãos, os parlamentares passarão uma semana na Alerj para defendê-los e levá-los à aprovação. Os projetos mais bem votados pelos deputados jovens serão encaminhados ao governador, que poderá sancioná-los para que virem leis de verdade.

Novidades
A semana de atividades do Parlamento Juvenil já está sendo pensada pelos organizadores, no entanto, o projeto já conta com algumas novidades na próxima edição. O colégio de líderes, eleito na edição anterior, participará de reuniões ao longo do ano, para discutir assuntos relativos aos seus mandatos de parlamentares juvenis. Serão três encontros no ano: o primeiro no dia do lançamento da 11ª edição, dia 24 de março, outro em agosto e o último durante a semana do PJ deste ano, quando os líderes regionais antigos farão um apanhado do que foi debatido e resolvido durante o ano e passarão seus postos aos deputados jovens que irão compor o novo colégio de líderes.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996