Recarga feliz

by Agatha Amorim

O vereador Vander Temponi, de Volta Redonda, gostou da novidade que o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Sul Fluminense (Sindpass) anunciou esta semana: de que os usuários dos cartões Expresso, Super Expresso e VR Card podem fazer a recarga das passagens via Pix. E correu para lembrar a todos que um projeto de lei de sua autoria, aprovada e promulgada em 2022, previa a implantação da venda por site, aplicativo ou outro meio online para recarga dos cartões.

***

Temponi lembra que a novidade anunciada pelo Sindpass contempla apenas quem tem as passagens com o valor subsidiado pela prefeitura. “Quando fiz a lei, fomos de encontro ao que os usuários reclamavam. Muitas filas na hora de recarregar os cartões de passagens. A demora no atendimento prejudicava todo mundo e atrasava a vida de muita gente. Empregados e patrões. O sindicato das empresas chegou a judicializar uma ação para não cumprir a lei que aprovamos. Sempre foi muito complicado desbloquear, pesquisar saldo e verificar recargas feitas nesse sistema. Também acrescentei essa exigência na lei. Agora, ainda não é a totalidade do que a minha lei prevê, mas demos um passo”, analisou.

***

A lei de Temponi prevê um terminal de consulta para o usuário ter acesso ao saldo do cartão. Além disso, diz que o benefício de recarga eletrônica deve ser estendido para os usuários do Passe Estudantil, que pagam meia-passagem, idosos com gratuidade, pessoas com deficiência e os que usam o vale transporte tradicional. Terminais do Pontual Shopping, onde são feitas as recargas, agora realizarão as recargas também por meio do pagamento em pix e cartão de débito. “Antes tarde do que nunca!”, exclamou o vereador.

 

Pré-candidatura em Pinheiral I
Nesta quarta-feira (5), o professor e gestor público Luciano Muniz lança sua pré-candidatura a prefeito de Pinheiral. O evento acontece às 18h30 na Rua Dr. José Farah, 49, no Centro, próximo à Secretaria Municipal de Saúde.

 

Pré-candidatura em Pinheiral II
São aguardadas as presenças de apoiadores e lideranças, como do atual prefeito, Ednardo Barbosa, e do secretário de Estado de Turismo e deputado estadual Gustavo Tutuca. Na ocasião, também serão apresentados os pré-candidatos a vereadores que compõem a chapa e também o pré-candidato a vice-prefeito, Jailson Rodrigues.

 

Brutalidade

Um homem, em Resende, foi assassinado com cerca de 50 tiros – a maioria na cabeça. Embora a informação oficial, até o momento, seja de que o crime teria relação com a guerra do tráfico de drogas, amigos e familiares da vítima são incisivos em afirmar que ela nunca teve nenhum envolvimento com o tráfico. Pelo contrário, dizem, era trabalhador, pai de família respeitado e pode ter sido morto por um mal entendido. A investigação está a cargo da 89ª DP.

 

O Papa é pop I

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, chegou a Roma nesta terça-feira (4) e já marcou um encontro com o Papa Francisco sobre a proposta do Brasil de taxar os super-ricos. A medida foi apresentada pelo Brasil, que ocupa a presidência do G20 (grupo das 19 maiores economias do planeta, mais União Europeia e União Africana), em fevereiro.

 

O Papa é pop II

A expectativa era de que, na audiência com o Papa, Haddad apresentasse os avanços da presidência brasileira do G20, com destaque para a taxação de grandes fortunas, a luta contra a crise climática, a tragédia climática no Rio Grande do Sul e a crise da dívida dos países do sul global.

 

Muitos se esquecem que…

…embora o Papa seja uma autoridade religiosa, líder supremo da Igreja Católica, ele é também um chefe de Estado, já que o Vaticano é o menor estado independente do mundo, tanto em área quanto em população. A Santa Sé, que é a entidade jurídica e diplomática que representa a Igreja Católica, mantém relações diplomáticas com muitos países ao redor do mundo, inclusive o Brasil.

 

Hype do Vira-Lata

Os vira-latas já foram muito desprezados em função dos cachorros de raça, mas agora – felizmente –  eles estão na crista da onda! No estado do Rio, por exemplo, ganharam uma data especial: o ‘Dia do Vira-Lata’, que faz parte do Calendário Oficial e será lembrado, anualmente, em 31 de julho. A iniciativa, sancionada pelo governador Cláudio Castro, é de autoria da deputada Índia Armelau (PL).

 

Adote um amigo

Segundo a autora da proposta, o objetivo da data é promover a adoção de animais sem raça definida (SRD), os populares vira-latas. A deputada foi motivada a propor a lei após adotar seu segundo cão, chamado de ‘Caramelo Platinado’, que encontrou abandonado em frente à academia que frequenta. Segundo Índia, a criação do Dia do Vira-Lata visa a aumentar a conscientização e incentivar a tutela desses animais, oferecendo-lhes uma chance de encontrar um lar acolhedor.

 

Faz sentido

Um dado triste: apesar de 42% dos cães de companhia no Brasil serem vira-latas, muitos desses animais passam anos em abrigos antes de serem adotados. A adoção de cães adultos SRD é prejudicada pela preferência por animais de raça. Poxa, gente…

 

Férias com os filhos

Funcionários públicos do estado do Rio que tenham filhos com deficiência poderão tirar férias junto do recesso escolar. A proposta foi aprovada pela Alerj nesta terça-feira (4), em segunda discussão, e segue para sanção do governador Cláudio Castro.

Segundo a proposta, o direito será concedido a funcionários públicos, sejam efetivos, temporários ou comissionados. Considera-se pai ou responsável legal todo aquele que, legítima e legalmente, tenha sob sua guarda e responsabilidade pessoa com deficiência.

You may also like

Leave a Comment

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996