domingo, 20 de junho de 2021 - 22:26 h

TEMPO REAL

 

Capa / Mosaico / Receita

Receita

Matéria publicada em 25 de junho de 2015, 19:20 horas

 


O governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) disse ontem que está se esforçando muito para superar a crise econômica.

*

Ele calculou em mais ou menos 30% a perda de receita do Estado do Rio, e apontou um dos principais culpados: a queda do preço do petróleo no mercado internacional, que reduz o valor dos royalties que estados e municípios recebem.

*

Apesar disso, garantiu que não está aumentando impostos: “Sou contra tornar a carga tributária ainda maior”, disse.

 

Exceção

A única situação em que houve aumento de impostos foi no caso da isenção de ICMS para o setor metalmecânico, em que algumas empresas criaram endereços “de fachada” só para reduzir os impostos pagos.

 

Conversa

Aliás, Pezão contou que teve uma conversa longa com o ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes. Segundo ele, o papo foi “noite adentro”. Mas eles certamente não trataram só de amenidades. Ciro agora é executivo da CSN e conversou com o governador sobre o polo metalmecânico da região.

 

Alegria

O prefeito de Resende, José Rechuan (PP), se mostrou satisfeito com a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que reverteu a cassação do prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto (PMDB).

“Não devia nem ter havido processo”, disse ele.

 

Irritação

Ao mesmo tempo, Rechuan se mostrou incomodado com o seu próprio caso, já que ele também enfrenta um processo movido por adversários políticos.

“Daqui a pouco vão conseguir colocar só bandidos para administrar as cidades”, desabafou.

 

Acompanhando

Outro que se mostrou contente com a decisão favorável a Neto foi o prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins (PC do B). Ele disse que respeita o trabalho desenvolvido por Neto ao longo de sua carreira e, mais do que isso, acredita que a preferência do povo, expressa pelo voto, deve sempre ser respeitada.

 

Grata surpresa

O presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Gouveia Vieira, se mostrou surpreso com a força feminina na política da região: “Impressionante como tem mulheres prefeitas aqui”, disse ele, ao perceber, no ‘Encontro Regional de Desenvolvimento Econômico do Sul Fluminense – Caminhando para o Futuro’, a presença de Conceição Rabha (Angra dos Reis), Cida (Porto Real), e Soraia Graça (Rio das Flores).

 

Pindaíba

A prefeita de Angra dos Reis, aliás, se divide entre o alívio com o fim da greve dos servidores, que voltaram ao trabalho ontem, depois de quase três meses, e a preocupação com as finanças do município. Ela lembrou que perdeu mais da metade da receita com royalties, que servia para cobrir os custos de alguns serviços.

 

Luz no fim do túnel

Conceição se anima com a retomada das operações no Tebig, que já está cumprindo as determinações do Inea, e procura caminhos para discutir o crescimento, com a possível retomada do projeto de expansão do terminal.

Mais pindaíba

Até a prefeita de Porto Real, Cida (PDT), afirmou que está preocupada. Ela está discutindo ainda com o funcionalismo o reajuste salarial deste ano, e está de olho nos percentuais estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. O detalhe é que, considerando a proporção entre arrecadação, população e área, Porto Real é um dos municípios mais ricos do Estado do Rio.

 

Pátio de manobras

Eduardo Eugênio mencionou a possibilidade de o Pátio de Manobras, depois de realocado, funcionar como um mecanismo de atração de investimentos para Barra Mansa, trazendo empresas de produção e manutenção de equipamentos ferroviários.

 

Paciência

O presidente da Firjan elogiou Pezão pela “paciência” que ele tem para tratar de assuntos em Brasília. Pezão confirmou que vai lá quase toda semana, sempre em busca de investimentos.

 

Queixa

O prefeito de Piraí, Luiz Antônio (PSB), se queixou da burocracia da Caixa Econômica na hora de repassar recursos liberados pelo governo federal. E disse que Pezão é essencial no momento de superar a crise atual, que segundo ele é ética e de confiança.

 

Rebate

Pezão devolveu o elogio feito pelo amigo e fez questão de chamar Luiz Antônio de “meu prefeito”, já que ele dirige o município de origem do governador.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document