sexta-feira, 17 de setembro de 2021 - 13:51 h

TEMPO REAL

 

Capa / Mosaico / Retorno às sessões

Retorno às sessões

Matéria publicada em 3 de fevereiro de 2017, 19:25 horas

 


O retorno das sessões ordinárias da Câmara Municipal de Resende, na noite de ontem, após o período de recesso parlamentar, foi marcado por muito trabalho.
***
Logo no primeiro dia, diante de um plenário completamente lotado, os vereadores aprovaram 20 indicações, dois requerimentos e, além disso, realizou-se a leitura de três projetos de lei.
***
A sessão, iniciada às 19 horas, terminou depois das 21 horas.

***
Em seguida, por cerca de mais duas horas, os parlamentares se reuniram para discutir acerca dos cargos que ocuparão nas comissões permanentes, a partir dos próximos dias – ao todo, são 12 comissões, entre elas, as de Justiça, Educação e Saúde.

Projetos
Entre os projetos lidos estão os seguintes: o que torna obrigatória a sedação das pacientes, nos procedimentos de biópsia para o diagnóstico de câncer de mama, realizados pela Rede Municipal de Saúde (de autoria do vereador Joaquim Romério – PMDB); e o que dispõe sobre a concessão de desconto no pagamento de IPTU às pessoas que adotem animais (de autoria do vereador Renan Marassi – PPS).

Visita
O vereador Tiago Vieira Martins da Silva, o Tisga (PPS), e o prefeito Diogo Balieiro visitaram ontem, pela manhã, a Capela Mortuária do Alto dos Passos. Na ocasião, o parlamentar solicitou ao chefe do Executivo que seja feita uma reforma na capela –  reivindicação antiga de seu primeiro mandato. Ainda durante a visita, o prefeito disse já ter recebido reclamação sobre vazamentos e alagamentos no interior do imóvel. O vereador sugeriu também que o prefeito fortalecesse parcerias de empresas privadas, para que ajudem a reformar a capela, uma vez que o município ainda passa por grave crise financeira.

Auxílio funeral
Além da Capela Mortuária, Tisga mostrou outra preocupação social que atinge os resendenses, que é a falta do auxílio funeral. O programa, encerrado no final do governo anterior, era o único que fornecia transporte e funeral gratuitos aos munícipes, através de convênio com a Prefeitura.

Volta às aulas
O ano letivo na Rede Municipal de Ensino de Volta Redonda já começou, mas as escolas do bairro Verde Vale apresentam inúmeros problemas, que não foram resolvidos durante o recesso escolar. A vereadora Rosana Bergone (PRTB), atendendo a solicitações de pais de alunos, visitou na manhã desta sexta-feira (03), a Escola Municipal Rubem Machado e detectou vários problemas que comprometem o bem estar dos alunos durante a permanência na escola.

Relato
Os problemas foram reclamados à vereadora pela diretora da escola, Aline Lopes Rebouças Gomes.  Segundo ela, a escola precisa de limpeza geral, o laboratório de informática está sem internet e sem tomadas elétricas, calhas das lâmpadas quebradas, funcionamento de somente um bebedouro para toda a escola, câmera de segurança com defeito, seis banheiros interditados e somente dois em condições de uso, falta de bebedouro na quadra onde é feita as aulas de educação física e lâmpadas queimadas em todas as salas de aula, no corredor, na cozinha e no refeitório.

Por escrito
Para certificar que os problemas sejam resolvidos o quanto antes, a vereadora entregou ao prefeito Samuca Silva, um documento listando todas as reivindicações da escola. “Vou encaminhar imediatamente para a secretária municipal de Educação, Rita de Cássia de Andrade. E vou pedir prioridade na nestas pendências”, afirmou o prefeito.

Futuro
Na tarde de quarta-feira (2),  foi realizada eleita a direção do Codese – VR. O Presidente eleito pelo conselho foi Adriano dos Santos (CDL), o vice será Carlos Augusto (AESCON) e o tesoureiro será Wandick Fajardo (Sipacon). Também foram eleitos os membros do conselho fiscal: Dr Gilmar (IFPRJ), Joselito Magalhães (ACIAP) e Adriana Silva (Metalsul). Foi discutido o cronograma de implantação do Codese-VR.

Visita
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa, Agnaldo Raymundo, acompanhado de sua equipe técnica de trabalho e de técnicos do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas), visitou na última quinta-feira,( 02), a cidade de Barueri, em São Paulo.  Com a finalidade de aprimorar a política de atração de novos negócios, o grupo se reuniu com o secretário de Desenvolvimento da cidade paulista, Joaldo Macedo Rodrigues, que na ocasião, detalhou algumas particularidades do município, semelhantes à Barra Mansa, como a localização estratégica, com acesso á Via Dutra e a malha ferroviária, e a disponibilidade de mão de obra qualificada.

Parceria
A parceria entre Barueri e o governo paulista chamou a atenção de Agnaldo Raimundo. “Embora o governo do Estado do Rio de Janeiro esteja atravessando um momento financeiro extremamente complexo, existem recursos disponíveis na AgeRio (Agência Estadual de Fomento). Isso nos abre a perspectiva para estabelecer esse trabalho em conjunto visando à geração de trabalho e renda em nossa cidade”, disse o secretário.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document