Reunião define ‘Casa Abrigo’ regional

by Paulo Moreira

08-03-2018 - gabinete mulher - gabriel borges (1)

Uma reunião criando a “Casa Abrigo de Permanência Breve” aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 8, na sede da prefeitura de Volta Redonda, no Aterrado.

***

A casa, que servirá para abrigar as mulheres que são ameaçadas de morte, atenderá todo o Sul Fluminense. O endereço do local é mantido em sigilo. 

***

A reunião teve a participação do prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva; o de Barra do Piraí, Mário Esteves; o de Pinheiral, Ednardo Barbosa; e o de Quatis, Raimundo de Souza (o Bruno da Padaria), além do secretário estadual de Direitos Humanos e Política para as Mulheres e Idosos, Átila Nunes, e outros representantes das cidades da região.

Investimento

O secretário estadual também destacou a importância dos investimentos no interior do estado do Rio. “Em tempos de crise, estamos nos unindo com o prefeito Samuca Silva e outras lideranças da região para viabilizar a casa, que pode ser considerada como ‘milagre’ devido a falta de verbas do Governo do Estado. Poderíamos de ter escolhido a capital ou a região metropolitana, mas optamos pela região Sul Fluminense em função do trabalho realizado por Volta Redonda”.

Comemora

A reunião faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher. Dayse Penna, secretária municipal de para Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, destacou a dedicação do prefeito e da equipe da secretaria para retomada deste projeto em Volta Redonda. “Não só voltamos, mas ampliamos o projeto. Isso mostra a dedicação e a boa vontade do prefeito Samuca Silva em tratar uma pauta tão delicada como essa”.

Porto seguro

Para o prefeito de Quatis, Raimundo de Souza, o Bruno da Padaria, a casa é para aliviar a dor das mulheres que sobrem com a violência. “O ideal era não termos essa casa. Porém, precisamos dela e é um porto seguro num momento de angustia das mulheres”, opinou.

Regionaliza

Ednardo Barbosa, de Pinheiral, concordou e complementou: “Hoje devemos pensar numa maneira regional as políticas públicas, como já estávamos fazendo na área da saúde e segurança pública. E, agora, para as Mulheres. Parabenizo o prefeito Samuca Silva pela receptividade”.

Em boa hora

Para o prefeito de Barra do Piraí, o projeto chega à região num momento fundamental. “É um ganho para todas aquelas que sofrerem caladas, que correm o risco de morrer por causa da violência. O investimento chega num momento certo, no tempo de crise financeira do Governo do Estado e da União”.

Tratamento de esgoto

A Prefeitura de Volta Redonda recebeu R$ 1 milhão para concluir a elevatória de captação de esgoto da 207. A verba foi enviada ao município pela Secretaria Estadual do Ambiente, através do FECAM (Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano). A previsão para término é de seis meses. A verba foi liberada através de intermediação do deputado estadual André Correa.

Diálogo

Para o prefeito Samuca Silva, a liberação do recurso para obra, em um momento de crise financeira do estado, demonstra a capacidade de diálogo do governo municipal. “Conversamos com o deputado André Correa que nos ajudou a liberar a verba para essa importante obra, que vai gerar um bem estar para a população. Vamos evitar que uma grande quantidade de esgoto vá para o Rio Paraíba do Sul, passando por um tratamento adequado”, concluiu Samuca Silva.

Funcionamento

De acordo com o diretor-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, José Geraldo Santos, o Zeca, a obra vai captar o esgoto de bairros como 207, Eucaliptal, São Lucas, São Cristóvão, entre outros. “O esgoto será levado para tratamento na Estação de Tratamento de Esgoto Gil Portugal, na Vila Santa Cecília. As obras vão começar imediatamente”, destacou Zeca.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996