Samuca propõe ensino universitário em escola estadual

by Paulo Moreira

21-09-2017 - forum universidades - gabriel borges (1)

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva (Podemos), apresentou na tarde desta quinta-feira, dia 21, ao Fórum Permanente do Ensino Superior (FEES) uma proposta para que as instituições criem cursos de extensão e profissionalizantes no Colégio Maranhão, no bairro Eucaliptal.

***

A unidade, que era estadual, foi municipalizada.

***

A proposta, feita durante reunião do FEES na Universidade Federal Fluminense (UFF), foi bem aceita pelos representantes das instituições.

*** 

Samuca destacou que o governo municipal quer ocupar os espaços públicos existentes no município, o que é o caso do Colégio Maranhão: “Por isso, faço a proposta de levarmos para essa unidade cursos de extensão, programas e iniciativas das universidades. É importante esse projeto para as instituições e também para a população de Volta Redonda. Queremos fazer uma universidade comunitária municipal”, destacou Samuca.

 

Aprovou

Para o diretor de administração do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), Fabiano Bossle Miguel, a ideia é excelente. “A missão da extensão é justamente essa: levar o conhecimento acadêmico para a sociedade”, destacou Fabiano. O Fórum, nos próximos encontros, vai debater modelos de ocupação do prédio. Participam do Fórum: UFF, UniFOA, UBM, UGB, FASF e IFRJ.

 

Cursos

Ana Paula Bemfeito, diretora de ensino do Instituto Federal do Rio de Janeiro, ainda destacou que as universidades podem levar cursos profissionalizantes para o Colégio Maranhão. “Podem ser cursos rápidos, de 40 horas de carga horária, para que as pessoas também possam se preparar para o mercado de trabalho. Os moradores podem ter uma vida mudada para melhor, através desse projeto”, acrescentou Ana Paula.

 

Escritório Central

O prefeito ainda apresentou ao Fórum Estratégico do Ensino Superior a proposta que fez à CSN para aquisição do Escritório Central, na Vila Santa Cecília. “Além de levar toda estrutura do governo, queremos criar um espaço para os jovens, com apoio das universidades. Queremos fomentar a criação de startups e incubadoras de empresas, para que os universitários possam desenvolver o que estão aprendendo durante o curso”, comentou o prefeito, ressaltando que as negociações com a siderúrgica seguem avançando.

 

Normas

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta quinta-feira (21), em segunda discussão, o projeto de lei do deputado Carlos Osorio (PSDB), que obriga as empresas que sejam contratadas pelo estado a formularem um programa de integridade. A proposta seguirá para a sanção ou veto do governador Luiz Fernando Pezão, que terá até 15 dias úteis para decidir.

 

Limites

A medida valerá para contratos com valores acima de R$ 1,5 milhão para obras e serviços de engenharia, e R$ 650 mil para compras e serviços que tenham o prazo do contrato igual ou maior que seis meses.

 

Determinações

A proposta determina uma série de diretrizes que deverão ser adotadas pelas empresas para combater fraudes, como a adoção de controles internos, padrões de conduta e canais de denúncia de irregularidades. A medida será aplicada apenas aos novos contratos. Em relação aos contratos já existentes, a regra valerá quando houver a renovação do mesmo, com período de vigência com mais de seis meses.

 

Objetivo

O texto estabelece ainda uma série de medidas que visam proteger o estado contra prejuízos financeiros, além de combater a corrupção, dar maior transparência aos processos e melhorar a qualidade e o desempenho nas licitações. O não cumprimento das determinações acarretará ao infrator a retenção de até 10% do valor devido, além de impossibilitar a contratação da empresa até a regularização de sua situação.

 

Pioneira

“Essa medida é pioneira no Brasil. Dessa forma, o poder público vai contratar empresas que prezam pela ética, pela qualidade da gestão. Isso não visa uma interferência, e sim um comprometimento com a boa gestão, a transparência e a governança e abrange o que há de mais moderno em relação às práticas empresariais”, explicou Osório.

You may also like

3 comments

الفتح - الوغد 22 de setembro de 2017, 09:26h - 09:26

Faltou dizer o mais importante: fonte de custeio…

O Justiceiro 22 de setembro de 2017, 00:11h - 00:11

Não consegui nem colocar professor de matemática pra dar aulas no Julius Caruso… Tá de sacanagem né… Chega de blá blá blá…

الفتح - الوغد 22 de setembro de 2017, 09:30h - 09:30

Júlio Caruso fica no famoso “Burro Podre”, entre a subida do Eucaliptal e o final do Conforto…

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996