O pré-candidato à prefeitura de Volta Redonda pelo PSDB, Samuca Silva, reuniu-se em Brasília com o presidente nacional do partido, Marconi Perillo e o deputado federal Aécio Neves, para tratar da retomada econômica do município. Durante o encontro, foram discutidas estratégias para revitalizar as indústrias do segmento metalmecânico, atrair novas empresas e gerar oportunidades de emprego.
***
Durante a reunião, Samuca ressaltou a necessidade de Volta Redonda “voltar a se destacar no ranking estadual de geração de empregos” e aumentar o PIB (Produto Interno Bruto) do município. Ele disse que, em 2017, no primeiro ano de sua gestão, a cidade registrou um crescimento histórico de 8,98% no PIB, atingindo R$ 11,40 bilhões. Mesmo em um cenário de retração econômica nacional, entre 2018 e 2019, Volta Redonda foi a cidade que mais gerou empregos no estado, criando 3.590 novas vagas, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
***
“Esses resultados foram frutos da melhoria no ambiente de negócios, do diálogo com entidades empresariais e do apoio aos empreendedores locais, que puderam expandir suas atividades e gerar mais empregos. Atraímos investimentos e fui atrás de empresas como a Havan e Pernambucanas. A Lei do Aço também foi fundamental para colocar a cidade na discussão das empresas que ainda estão em outros estados, como Minas Gerais e São Paulo”, afirmou Samuca.
***
O pré-candidato também adiantou seus planos a Aécio e Perillo: fortalecer cooperativas e microempreendedores locais, fazer do Rua de Compras um projeto regional, integrar os centros comerciais da cidade, transformar o município em um polo de hospedagem para turistas em visitas na região.
Desconto em contracheque
O Poder Executivo pode ser autorizado a conceder aos servidores estaduais, aposentados e pensionistas a garantia de pagamento de aluguel de imóvel residencial descontado em contracheque – respeitando a margem consignável. É o que prevê o Projeto de Lei 1.239/23, do deputado Tande Vieira (PP), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) aprovou, em segunda discussão, nesta quarta-feira (14). A medida segue para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la.
Vai pegar fogo!
As eleições municipais deste ano têm tudo para pegar fogo. Prova disso é a disputa em São Paulo: durante um debate nesta quarta-feira (14), Guilherme Boulos, pré-candidato do PSOL à prefeitura de São Paulo, comparou o adversário Pablo Marçal (PRTB) a Padre Kelmon – figura quase folclórica das eleições majoritárias de 2022 –, alegando que Marçal estaria no local apenas para “tumultuar”.
Demônio e vagabundo
Em resposta, Marçal fez uma provocação irônica, retirando uma réplica de carteira de trabalho e afirmando que usaria o item para “exorcizar o demônio”.
Marçal criticou Boulos, chamando-o de “vagabundo” e questionando sua capacidade de ser prefeito, enquanto Boulos acusou Marçal de falta de ética e de estar mais interessado em gerar polêmicas para as redes sociais. Alguma dúvida de que o pau vai quebrar na hora do vamos ver?
Cá como lá
No Sul Fluminense, se depender de algumas figuras que já vêm causando polêmica desde antes do início da campanha, o bicho vai pegar também. Ótimo pra quem gosta de memes!
Cartilha evangélica
O Partido dos Trabalhadores (PT) lançou uma cartilha para melhorar o relacionamento com a população evangélica, que tem mostrado desaprovação ao governo Lula. Elaborado pela Fundação Perseu Abramo, o manual dá algumas orientações, como lembrar que o PT criou a Lei da Liberdade Religiosa (10.825/2003), o Dia Nacional da Marcha para Jesus, sancionado pelo presidente Lula em 2009, e o Dia Nacional da Proclamação do Evangelho, sancionado pela ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016.
Xô, capeta! I
A Justiça de Gravataí, no Rio Grande do Sul, decidiu interditar um santuário dedicado a Lúcifer que seria inaugurado nesta terça-feira (13). A liminar foi pedida pela prefeitura local, argumentando que o espaço não teria apresentado alvará de funcionamento, CNPJ do templo e o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios. A prefeitura disse, ainda, que o pedido foi feito “também pela insegurança gerada diante da grande repercussão causada pelo tema”.
Xô, capeta! II
Proferida em caráter de tutela de urgência, a decisão não só impediu a inauguração do tempo como determinou a interdição do local até que sejam cumpridas as regras administrativas. A Justiça estabeleceu uma multa de R$ 50 mil/dia em caso de descumprimento da ordem. O fundador do santuário, Mestre Lukas de Bará da Rua, disse que a defesa já entrou com um recurso e alegou ser vítima de intolerância religiosa.
Prisão autorizada I
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a prisão, nesta quarta-feira (14), dos blogueiros Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio. Ambos são aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro e investigados por disseminação de desinformação e notícias falsas. Moraes atendeu a pedido da Polícia Federal, que indicou o que seriam ataques a policiais federais que atuam em investigações no Supremo, por meio de publicações fraudulentas nas redes sociais.
Prisão autorizada II
Allan dos Santos foi apontado como suspeito dos crimes de obstrução de Justiça, ameaça e crimes contra a honra. Eustáquio reponde por corrupção de menores, uma vez que estaria se valendo do perfil de sua filha de 16 anos em redes sociais para fazer as postagens.
Ambos estão fora do pais, segundo os responsáveis pela investigação – Allan nos Estados Unidos e Eustáquio na Espanha, motivo pelo qual os mandados de prisão preventiva contra eles não foram cumpridos até o momento.