Sem problemas

by Paulo Moreira

A lista de gestores com contas públicas desaprovadas que o Tribunal de Contas da União (TCU) enviou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não está tirando o sono dos candidatos.

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Pelo menos, não dos candidatos de Volta Redonda e Barra Mansa.

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Nenhum dos postulantes à Alerj ou à Câmara dos Deputados com base eleitoral nas duas cidades tem o nome nessa incômoda lista.

 

Oportunizar

O Centro Oportunizar de Volta Redonda, quiosque na Vila Santa Cecília voltado para adolescentes e jovens adultos entre 15 e 29 anos com o objetivo de auxiliar na conquista do primeiro emprego ou estágio, além da inserção no Programa Jovem Aprendiz, completa um ano na próxima sexta-feira, 12 de agosto. Inaugurado no Dia Internacional da Juventude, o espaço, que também apoia empresas que querem cumprir a Lei de Aprendizagem, terá programação especial de aniversário.

 

Comemorações

De acordo com a coordenadora municipal da Juventude, Larissa Garcez, as comemorações começam às 9h e terminam às 17h, e incluem ações voltadas para os jovens, público alvo do Centro Oportunizar.

“Também serão intensificados os serviços de emissão de currículo, criação de e-mail profissional, cadastro em vagas de emprego e estágio, orientação profissional, emissão de Carteira de Trabalho (CTPS) e preenchimento de ficha para o Programa Jovem Aprendiz”, contou.

 

Ações

O Centro Oportunizar conecta os jovens às oportunidades profissionais e de cidadania. Administrado pela Coordenadoria Municipal da Juventude (CoordJuv), o espaço atendeu, em menos de um ano, mais de mil jovens em busca do primeiro emprego, de vagas para estágio e Jovem Aprendiz.

 

Locais

Além dos atendimentos no quiosque, na Rua 16, nº 245, Vila Santa Cecília, o Centro Oportunizar também tem ações nos territórios, levando para as juventudes dos bairros os serviços prestados pelo Centro. O local também realiza ações sociais como o #SeLiga16, que buscou incentivar os jovens que completaram 16 anos ou que iriam que completar 16 anos até a próxima eleição, em 2 de outubro de 2022, a emitirem o título de eleitor.

 

Parceria

No eixo da profissionalização, a Coordenadoria da Juventude realizou uma parceria com a Fundação Roberto Marinho e com a OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos) Brasil para o projeto Co.liga Digital. A Co.liga é uma escola de Economia Criativa que se organiza nos eixos de educação, trabalho e comunidade, e oferece cursos livres, on-line e totalmente gratuitos.

 

Economia criativa

As especializações são em cinco áreas de Economia Criativa: Patrimônio, Música, Multimídia, Design e Artes Visuais, além de temas transversais que dialogam com os setores de empreendedorismo, cidadania e elaboração de projetos culturais.

 

Co.ligado

O Centro Oportunizar, com essa parceria, passou a ser um espaço co.ligado, ou seja, o jovem que queira realizar os cursos da Co.liga, mas não possui acesso à internet ou mesmo computador, pode realizá-los no quiosque de segunda à sexta, das 9h às 17h.

 

Psicólogos

A Comissão de Educação, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), irá solicitar à Secretaria Estadual de Educação (Seeduc) um estudo para incorporar psicólogos de forma imediata à rede estadual de Educação Básica. Além da incorporação de psicólogos, prevista na Lei nº 13.935/19, a comissão também irá solicitar à secretaria uma previsão para o preenchimento de todos os cargos de coordenação pedagógica e de orientação educacional. As medidas foram deliberadas em audiência pública realizada nesta quinta-feira (11/08) para debater políticas públicas voltadas à saúde mental dos estudantes do estado.

 

Importância

O presidente da comissão, deputado Flavio Serafini (PSOL), destacou a importância das escolas na promoção de políticas públicas. “A escola não é só um repositório de conteúdo, é um espaço de convivência. Não temos a expectativa de que as escolas resolvam todos os problemas da sociedade, mas sendo um local onde se permanece por bastante tempo, é o lugar para trabalhar outras políticas públicas de forma intersetorial. Temos que garantir ações próprias que ajudem no enfrentamento de questões que dificultam que a escola realize sua função precípua”, disse.

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