Sustentabilidade

by Diário do Vale

Na semana passada, o presidente da Fiperj, Essiomar Gomes, deu um passo adiante na solução de diversas questões relacionadas a sustentabilidade e economia dos pequenos empreendedores da pesca e da aquicultura.
*
Em reunião com o presidente do Instituto Nacional de Engenharia Ambiental (Inea), Marcus de Almeida, Essiomar conversou sobre a flexibilidade e agilidade na liberação dos processos que solicitam a instalação de novas instalações de rede de energia elétrica, que dependem da liberação do instituto.
*
Apesar de descobrir que existe cerca de 700 processos de famílias de Angra dos Reis a Paraty aguardando avaliação técnica para serem liberadas, a conversa foi muito proveitosa na avaliação de Essiomar.
*
– Estou com ótimas expectativas quanto à resolução deste problema. O presidente do Inea se comprometeu a procurar a Ampla e solicitar que a empresa passa a realizar as vistorias, já que a empresa tem técnicos capacitados para este tipo de trabalho. Desta forma, o Inea ganhará fôlego para tentar zerar esta demanda e dar respostas mais rápidas para as novas solicitações – disse.
*
Aliás
Antes deste encontro, Essiomar já havia se reunido com a diretoria da Ampla, para tratar deste assunto.
A informação de que havia cerca de 700 processos pendentes no Inea foi repassada à equipe da distribuidora de energia e confirmada pelo presidente do Inea.
Também participaram do encontro, o subsecretário de Desenvolvimento Regional, Valdecir Ramiro, e a equipe técnica da Fiperj.

Juventude
Para encerrar o ano de 2015 em grande estilo, a Superintendência da Juventude, por meio da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, apresenta o Festival Rio de Juventudes.
Objetivo: promover o encontro entre artistas locais e de renome.
E mais: dar oportunidade para os jovens da Região Metropolitana e do Interior terem acesso a diversos serviços e atividades de lazer.
Neste domingo, em Três Rios, Ferrugem, Gabily e Dj Tubarão comandam a festa.

Dívidas tributárias
Os contribuintes que tenham dívidas de ICMS e outros tributos estaduais poderão parcelar seus débitos em até 60 meses, com 80% de abatimento de juros e multas. Em caso de pagamento à vista, esse desconto chegará a 100%.
É o que determina a lei de autoria do Executivo, sancionada pelo governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), e publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (27).
A proposta havia sido aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio no dia 12 de novembro.
Na proposta original que havia sido enviada pelo Governo do Estado no fim do mês de outubro, o prazo para parcelamento seria de 36 meses, e o desconto em juros e multas chegaria, no máximo, a 70%. No entanto, emendas parlamentares incluídas no texto aumentaram esse limite, como uma forma de atrair mais contribuintes para o programa. Secretário de Estado de Fazenda, Julio Bueno acredita que a mudança vai ajudar na arrecadação neste momento de crise.
Segundo o secretário, a expectativa é que o projeto permita uma arrecadação de cerca de R$ 720 milhões ainda em 2015.

Eleições I
O Diário Oficial da União publicou esta semana a lei que determina a impressão do voto da urna eletrônica para eventual conferência.
A exigência do voto impresso nas eleições foi aprovada pelo Congresso Nacional na minirreforma eleitoral e vetada por Dilma Rousseff.
No entanto, na semana passada, o veto presidencial foi derrubado, e a impressão do voto foi reinserida na Lei 13.165/15, da reforma política.

Eleições II
A urna eletrônica imprimirá o voto do eleitor, que será depositado automaticamente em uma caixa lacrada, sem contato manual.
“O processo de votação não será concluído até que o eleitor confirme a correspondência entre o teor de seu voto e o registro impresso e exibido pela urna eletrônica”, diz um trecho do texto da lei.
A nova regra vai valer a partir da eleição de 2018.

Intercâmbio de Futsal
Alunos das escolinhas desportivas da Fundação Beatriz Gama (FBG) participam hoje de um intercâmbio de Futsal, no Ginásio Vila Rica Jardim Tiradentes.
A FBG é uma instituição municipal que atende crianças e adolescentes, sendo seus atendimentos regulamentados pelo ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.
Os professores da Fundação Beatriz Gama, responsáveis pelo evento Wagner Carvalho e Jony Rideo Suzuki, destacam a importância da divulgação do esporte no bairro: “Nosso objetivo é a promoção da prática esportiva e a integração entre os alunos, ampliando as oportunidades de socialização e aquisição de hábitos saudáveis, favorecendo ainda a descoberta de novos talentos representativos no esporte”, enfatizam.

Interação
Eles acreditam que o intercâmbio de futsal chamará a atenção das crianças e adolescentes favorecendo uma maior interação entre os atletas neste torneio esportivo:
“O evento promete bastante empolgação. Será estimulado a prática esportiva para que cada vez mais crianças e jovens se interessem pelas modalidades que o esporte oferece, gerando oportunidades em revelar talentos e incentivar as diversas modalidades esportivas”, diz o professor Jony Suzuki.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996