Um relatório da Frente da Alerj de Prevenção à Tragédias Naturais e em Defesa da Moradia Digna mostra que 82% dos municípios do Estado do Rio de Janeiro não possuem plano de contingência, apontando para uma fragilidade na gestão de riscos em meio às mudanças climáticas.
***
O documento elaborado pela Frente, que é coordenada pelo deputado Yuri Moura (PSOL), revela que apenas 17 dos 92 municípios do estado possuem planos de contingência para o período de chuvas; as demais cidades estão desprotegidas diante de possíveis desastres naturais.
***
A Frente Parlamentar tem como objetivo promover debates sobre justiça climática e moradia digna, com fundamento nos direitos sociais e constitucionais. Segundo o colegiado, o relatório evidencia a gravidade do problema em meio a um contexto de mudanças climáticas que intensificam eventos extremos como enchentes, alagamentos e deslizamentos.
***
O relatório também ressalta a necessidade de investimentos em políticas públicas que combinem planejamento urbano inteligente, sustentabilidade e resiliência climática. A Frente enfatiza a importância de fortalecer os sistemas de Defesa Civil e garantir a execução orçamentária voltada à prevenção contra esses eventos climáticos, reforçando a urgência de ações estruturais que promovam uma gestão urbana eficiente, prevenindo tragédias e garantindo um futuro mais seguro para a população.
Novos horários I
A Prefeitura de Valença informa que haverá uma mudança no horário de coleta de lixo para o comércio local. Os comerciantes devem dispor o lixo no horário de 18h30 às 19h nos seguintes pontos de coleta: Em frente ao Banco do Brasil; Entrada do campo do abrigo e em frente à grade, no Jardim de Baixo. A colaboração de todos é fundamental para manter a cidade limpa e organizada.
Novos horários II
A Prefeitura de Valença está com horário novo! Agora o atendimento no Centro Administrativo e nas secretarias é de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, de acordo com o Decreto 01/2025, de 2 de janeiro. Importante destacar que, até a gestão anterior, o atendimento acontecia somente a partir de meio-dia, o que prejudicava em muito às pessoas que precisavam acessar serviços da Prefeitura na parte da manhã.
Balcão de Empregos
O Sistema Nacional de Emprego (SINE) de Valença está de casa nova! Agora, o atendimento será realizado na Rua Comendador Araújo Leite, 242, Centro, com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A Prefeitura de Valença também garantiu a instalação de internet no local, oferecendo um serviço mais rápido e eficiente à população. Os interessados podem comparecer ao novo endereço para conferir as oportunidades de emprego ou entrar em contato pelo e-mail: [email protected].
Oportunidades I
O governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou nesta semana a oferta de 3.605 oportunidades de emprego, estágio e jovem aprendiz, sendo 1.431 vagas disponibilizadas pelos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e 2.174 oportunidades fruto de parcerias com a Fundação Mudes e o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). Na região do Médio Paraíba, que inclui Barra Mansa, Volta Redonda e Valença, foram captadas 11 vagas de emprego, com salários de até dois salários mínimos (R$ 3.036). Em Valença, há oportunidades para babá e balconista. Já em Volta Redonda e Barra Mansa, há postos abertos para camareira de hotel, pintor e zelador.
Oportunidades II
Os interessados devem manter seus cadastros atualizados no Sistema Nacional de Emprego (Sine), que faz a intermediação entre empregadores e candidatos. Para inscrição ou atualização, é necessário comparecer a uma unidade do Sine com documentos pessoais, carteira de trabalho e PIS/PASEP/NIT/NIS. O painel interativo com todas as vagas disponíveis pode ser acessado no site www.trabalho.rj.gov.br.
Motos Barulhentas I
A Prefeitura de Angra dos Reis inicia, nesta semana, a campanha de conscientização para combater o excesso de ruído provocado por motocicletas com escapamentos adulterados. A primeira blitz educativa será nesta terça-feira (4), a partir das 9h, na Praia do Anil. A iniciativa, que envolve ações educativas e de fiscalização, busca orientar os motociclistas sobre os transtornos causados pelo barulho das motocicletas, que atrapalha não só o sono daqueles que têm que acordar cedo para trabalhar, mas também afeta sensivelmente pessoas autistas, idosos e animais domésticos, principalmente cães e gatos.
Motos Barulhentas II
A campanha está sendo organizada pela Secretaria de Segurança Pública, por meio da Secretaria Executiva de Ordem Pública e Mobilidade Urbana, e tem como tema: “Moto barulhenta nem você aguenta”. As blitze educativas serão realizadas também nos bairros da Monsuaba, Frade e Parque Mambucaba. A iniciativa, que envolve ações como entrega de panfletos e adesivos, também terá orientação para os condutores, que serão informados sobre as penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e orientados para regularizar o escapamento, caso necessário.
© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. – Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996