Transparência

by Agatha Amorim

O deputado estadual Jari Oliveira (PSB) apresentou Projeto de Lei que busca dar transparência à composição das tarifas dos serviços públicos estaduais.

***

A proposta obriga o governo a manter um site com informações claras sobre como é definido e quais os critérios usados para chegar ao valor cobrado da população pelos órgãos e concessionárias prestadores dos serviços públicos no estado.

***

Além disso, o projeto de Jari prevê a realização de audiência pública antes de qualquer processo de revisão dessas tarifas. Na ocasião devem ser apresentados à população a justificativa, o embasamento e os dados que levaram a necessidade da revisão do valor cobrado. A medida fomenta a participação popular e o controle social, marcas do mandato do deputado no legislativo.

***

O parlamentar criou lei similar, já em vigor, quando era vereador em Volta Redonda. A Lei Municipal Nº 6.031/2022 dispõe sobre a transparência na composição da passagem no transporte público coletivo.

Coletiva duplicada

Os jornalistas que foram à coletiva de imprensa convocada pela diretoria administrativa do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense para falar do “remanejamento” dos cargos da diretoria tiveram uma surpresa. O presidente “remanejado” (um modo educado de falar “destituído”) estava em sua sala e convidou os jornalistas a ouvi-lo. A  equipe do DIÁRIO DO VALE ouviu os dois lados.

 

Empregos

A taxa de desocupação do trimestre encerrado em janeiro de 2024 ficou em 7,6%. Esse resultado é o menor para o período desde 2015. O índice está abaixo do registrado no trimestre terminado em janeiro de 2023 (8,4%). Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (29) pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O nível de desemprego ficou estável em comparação aos 7,6% do trimestre móvel imediatamente anterior, finalizado em outubro de 2023. Neste tipo de comparação entre trimestres subsequentes, essa foi a terceira queda consecutiva.

A população desocupada, ou seja, aqueles que estavam em busca de trabalho, chegou a 8,3 milhões, estável na comparação trimestral e recuando 7,8% (menos 703 mil pessoas) em 12 meses.

 

PT de Volta Redonda

O Partido dos Trabalhadores (PT) Volta Redonda inaugura nesta sexta-feira (1º), a sua nova sede que fica na Avenida Sete de Setembro, nº 528, no Aterrado. O PT também comemora o aniversário de 44 anos de fundação da sigla.

O presidente do PT, Zeomar Tessaro, disse que o novo espaço será usado para articulação da militância, com foco na organização do trabalho para as eleições municipais. Ele reforça que a nova sede era um sonho antigo dos membros do partido e marca as comemorações dos 44 anos de PT.

– Essa mobilização é importante para mostrar a população que o partido está se preparando para fazer o debate político à altura do que merece a cidade, que é a grande referência do sul fluminense – frisa.

 

 

Prestação de contas I

A prefeitura de Itatiaia realizou, nesta quinta-feira (29), no plenário da Câmara Municipal, a Audiência Pública de Prestação de Contas referente ao 3º Quadrimestre de 2023. O objetivo foi demonstrar e avaliar a previsão das receitas e despesas previstas na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), bem como o equilíbrio da execução financeira e orçamentária, conforme dispõe o parágrafo 4º, do artigo 9º da Lei de Responsabilidade Fiscal.

 

Prestação de contas II

Além de outros dados relevantes, a Secretaria de Finanças de Itatiaia apresentou as receitas e despesas e os investimentos referentes ao período de setembro a dezembro de 2023. De acordo com os números divulgados, na área da Educação foram aplicados 31,49%, percentual acima dos 25% previstos por lei. Na Saúde foram aplicados 27,52%, patamar também acima percentual dos 15% recomendados como o mínimo legal.

 

Estágio da Firjan

Vagas para estudantes de diversas áreas, em uma grande empresa com múltiplas áreas elegíveis, é o que oferece o Programa de Estágio da Firjan para alunos da área técnica e do ensino universitário. Com inscrições abertas até 03/03, o estágio tem duração de seis meses a dois anos e carga horária de quatro ou seis horas diárias, com benefícios que incluem bolsa-auxílio, auxílio alimentação, auxílio-transporte, seguro de vida e recesso remunerado. O processo de seleção do programa começa com a inscrição on-line no site da Firjan www.firjan.com.br/trabalhe-conosco/programa-estagio . seguida de entrevistas comportamentais, resolução de cases e painel final.

 

Recenseamento Rioprevidência

Pensionistas do Estado do Rio de Janeiro nascidos em março devem realizar o recenseamento para atualização cadastral já a partir desta sexta-feira (1° de março). Coordenado pelo Rioprevidência, o procedimento é obrigatório e pode ser feito em uma das 18 agências ou postos da autarquia, mediante agendamento prévio pelo site www.rioprevidencia.rj.gov.br ou pelos telefones 0800-285-8191 (chamadas de telefone fixo) e (21) 3850-3350 (chamadas de fixo ou celular).
São cerca de 7 mil pensionistas, aniversariantes de março, que devem comparecer às agências na data, horário e local definidos no agendamento, levando os documentos de identidade (RG), CPF, comprovante de residência e título eleitoral.

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996