TRE pode convocar por WhatsApp

by Paulo Moreira

Para dar celeridade à convocação de mesárias, mesários e demais funções especiais para as Eleições 2022, as zonas eleitorais do estado Rio de Janeiro (TRE-RJ) têm utilizado o WhatsApp e outros aplicativos de troca instantânea de mensagens para entrar em contato com os convocados.

***

As mensagens são enviadas para o número informado por eleitoras e eleitores ao efetuarem o cadastro como mesário voluntário ou para aquele constante no cadastro eleitoral.

***

Segundo o Ato Conjunto da Presidência e Vice-Presidência e Corregedoria Eleitoral n.º 11, as mensagens de convocação por meio eletrônico não devem conter anexos e links.

***

Além disso, os cartórios foram orientados a fazer a convocação por meio do WhatsApp ou outros aplicativos usando os telefones fixos das zonas eleitorais.

***

Disponíveis no site do Tribunal, o número desses telefones podem ser verificados por eleitoras e eleitores, garantindo que a fonte da mensagem foi realmente uma zona eleitoral fluminense. 

 

Para dúvidas

“Todas e todos que têm dúvida quanto à convocação, assim como quem se inscreveu como voluntário e ainda não recebeu comunicação, podem entrar em contato com o cartório eleitoral por e-mail ou telefone”, explica o coordenador de Supervisão e Orientação às Zonas Eleitorais (Csori), Pablo Barros. “As convocações também podem ser feitas por e-mail, telefone ou carta”, acrescenta. A forma da convocação é definida pelos cartórios eleitorais, que podem ser contactados nos endereços de e-mail e telefones disponíveis no site do TRE-RJ.

 

Turismo

A Prefeitura de Vassouras está investindo pesado no Turismo de experiência e os eventos diversificados ganham adesão de pessoas de todas as idades. Neste final de semana, a cidade foi palco de mais uma edição do Projeto Visita nas Fazendas, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, que propiciou aos moradores do município conhecerem de perto as fazendas históricas do Ciclo do Café.

 

Visitas

O projeto já contemplou mais de 200 pessoas que participaram, gratuitamente, das visitas guiadas. Para garantir público variado, o município oferta desde transporte, até coffee break para os visitantes que passam uma tarde imersos em história. As visitas ocorrem mensalmente e já foram realizadas nas Fazendas São Fernando; Florença; Cachoeira Grande; Santa Eufrasia, e neste domingo (7), na Fazenda São Luiz da Boa Sorte.

 

Prefeito

O prefeito Severino Dias e a vice-prefeita, Rosi Silva, acompanharam parte do evento e falaram sobre a importância do turismo para o desenvolvimento da cidade, bem como para manter viva a história do município.

“O turismo é um dos nossos carros chefes, e sempre destaquei a importância de se investir em projetos voltados tanto para turistas, quanto para os próprios vassourenses, para que conheçam a história da cidade. Após um tempo parado, devido a pandemia, o Visita nas Fazendas mostra o quanto é importante conhecermos o passado para entender o presente”, disse o prefeito.

 

Vice

Ao lado do prefeito, a vice, Rosi Silva destacou que o Visita nas Fazendas é uma forma de proporcionar aos moradores da cidade mais uma alternativa de lazer, associado a história do município.

“É muito gratificante poder proporcionar isso para os Vassourenses. É oportunizar que esses moradores conheçam e mergulhem na história da nossa cidade. Além disso, temos percebido que os visitantes se tornam multiplicadores da nossa cultura, o que é fundamental para nossa cidade seguir com um dos principais destinos no Vale do Café”, explicou Rosi

 

A fazenda

A propriedade é fruto da união de duas fazendas da família Gomes Ribeiro de Avelar e sua construção remonta a 1835. Minuciosamente restaurada nos anos 2000, a São Luiz conserva objetos originais dos séculos 18 e 19, tornando a experiência mais especial.

 

Localização

A Fazenda SXão Luiz da Boa Sorte, localizada em Vassouras, abriga o único Museu do Café do Estado do Rio, espaço que preserva a memória do período em que o Vale do Café era o centro econômico do Brasil, relembra a dor das pessoas escravizadas e expõe objetos de época.

 

Próxima

Vale lembrar que a próxima etapa do Visita nas Fazendas será em setembro. As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996