sexta-feira, 3 de dezembro de 2021 - 04:04 h

TEMPO REAL

 

Capa / Mosaico / Tucanos em movimento

Tucanos em movimento

Matéria publicada em 21 de setembro de 2015, 20:33 horas

 


O empresário Edgar Moreira já está filiado ao PSDB e tem certeza de que o partido terá candidato próprio a prefeito na eleição do ano que vem. Segundo ele, já há três pré-candidaturas colocadas.

***

Noel de Carvalho, Mário Periquito Filho e Alceu Paiva são os nomes já apresentados no ninho tucano. Outro pré-candidato pode fechar com o partido, mas o nome ainda está sob sete chaves, para não atrapalhar as negociações.

***

Essas lideranças devem estar presentes, na próxima segunda-feira (28), no Rio, para um encontro com o senador Aécio Neves.

 

De saída

O vereador de Volta Redonda Simar (PSB) deve deixar o partido. O motivo é estratégico. Simar não pretende dividir espaço na legenda com o vereador Nilton Alves de Faria, o Neném, que estaria saindo do PC do B.

 

No aguardo

O vereador Maurício Batista (PTN) está quietinho, por enquanto. Ele acredita que a presidente Dilma Rousseff (PT) vai sancionar a reforma política votada pelo Congresso Nacional, o que abriria uma janela para trocas de partido em 2016. Com mais tempo, ele pode calcular melhor os movimentos em termos de legenda. Isso se for fazer algum.

 

Ainda não

O prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins (PC do B), esteve com o senador Romário (PSB) durante o fim de semana. Porém, ainda não fechou uma possível mudança de partido. Jonas tem ainda a opção do PSD do ministro Gilberto Kassab, e a possibilidade de ficar no mesmo partido.

 

O deputado e as terras I

O deputado Deley (PTB-RJ) está preocupado com o projeto de lei em análise na Câmara que regula a compra de terras brasileiras por estrangeiros. A proposta teve sua urgência aprovada pelo Plenário no dia 16 de setembro. Com isso, sua tramitação vai ser acelerada na Casa.

 

O deputado e as terras II

Deley também declarou que vai ficar atento a outra proposta em tramitação na Câmara que transfere do governo federal para o Congresso Nacional a competência para a demarcação de terras indígenas (Proposta de Emenda à Constituição). A PEC das terras indígenas está sendo analisada por uma comissão especial da Câmara.

 

Na bronca I

O vereador Luiz Furlani criticou, em discurso no Plenário, na última sessão (17), a intenção do governo de criar um novo imposto e reprovou a atitude da presidente Dilma Rousseff. De acordo com o vereador, o governo está fazendo uma covardia com o povo e pediu o ofício de protesto para essa ação, endereçado a presidente, que foi aprovado pela Câmara.

 

Na bronca II

Furlani disse que é preciso haver uma manifestação em cima da atitude da presidente e se cada município se pronunciar já é o primeiro passo. Ele lembrou que a presidente chamou os governadores para conversar com o objetivo de pressioná-los para que sejam a favor da nova CPMF. “A presidente colocou a faca no pescoço deles. Vai chegar o ponto em que os governadores vão chamar os prefeitos e dizer que tem que criar um novo imposto estadual, ou então não vão poder mais enviar recurso para a saúde”, afirmou.

 

Na bronca IV

Durante a reunião, vários vereadores também se mostraram indignados e Furlani pediu a ajuda de todos para que o ofício chegue para a presidente e para os deputados federais. “Não podemos ficar de braços cruzados. Olha como a presidente deixou o nosso país. Brincadeira foi o que fizeram com a história do extintor, que armaram toda aquela exigência, ganharam dinheiro e agora não precisa mais. Chega, temos que mostrar nossa indignação”, reclamou Furlani.

 

Bode na sala

O gaiato comparou a questão do extintor ABC com a fábula do bode na sala, quando um rei obrigou todo mundo a aceitar um bode, que teria de ser mantido na sala de cada contribuinte. Depois, o rei permitiu que as pessoas tirassem o bode, na expectativa de que todos ficariam gratos a ele. O gaiato afirmou que, no caso do extintor, teve muita gente que já gastou uma grana com o “bode” e agora, em vez do caprino, tem um elefante branco – e pintado de vermelho.

 

Presença

O governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) estará nesta terça (22) em Volta Redonda para a entrega de apartamentos do conjunto habitacional Gothardo Firmino Netto, construído pelo Governo Federal, através do programa Minha Casa Minha Vida, no bairro Santa Cruz. O ministro da Integração Social, Gilberto Magalhães Occhi, também participará do evento, junto com o prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB).

 

Recordando

Em junho, Pezão esteve em Volta Redonda para a entrega de apartamentos do Minha Casa, Minha Vida no bairro Três Poços, também acompanhado de um ministro, que era Gilberto Kassab, das cidades. Na época, Pezão e Kassab não economizaram elogios a Neto.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document