Volta Redonda aprova orçamento impositivo

by Paulo Moreira

Foi aprovada na sessão de segunda-feira (29) na Câmara Municipal de Volta Redonda, a emenda que acrescenta à Lei Orgânica do município o artigo que regulamenta o Orçamento Impositivo na cidade.
***
De autoria do vereador Fernando Martins (PSDC) e coautoria do vereador Paulo Baltazar (PRB), tem como objetivo uma melhor alocação dos recursos.
***
De acordo com a emenda, cada vereador possuirá um recurso para escolher alguns bairros a serem beneficiados com obras ou equipamentos para manutenção e melhoria dos serviços públicos oferecidos.
***
Dos 1,2% da arrecadação do município que estará destinado ao Orçamento Impositivo, metade do valor será destinada para ações na área da saúde.
***
Com a aprovação da emenda, o Orçamento Impositivo passa fazer parte do orçamento do município no próximo ano.

Entrevista I
O secretário especial de Defesa Civil e Trânsito, Marco Oliveira, recebeu jornalistas na manhã de quarta-feira (2), para falar sobre as realizações de 2015 e sobre os projetos para 2016. No encontro, os profissionais foram recebidos com um café da manhã. Oliveira detalhou as ações das superintendências de sua pasta: Operações; Defesa Civil; Planejamento e Gerenciamento de Crises; e Transportes e Trânsito. Os superintendentes dessas áreas também participaram da reunião.

Entrevista II
Fernando Sérgio, de Operações, falou das ações de emergência da Defesa Civil em momentos de crise e como a instituição trabalha na prevenção, com palestras em escolas (Amigo da Criança), nas comunidades (Nupdec – Núcleo de Proteção e Defesa Civil), além das campanhas preventivas nos bairros. Já Francisco Júdice explicou como funciona a administração da Defesa Civil, que trabalha, dentre outras ações, com a prestação de contas de convênios firmados entre Defesa Civil e demais instituições. Além disso, o superintendente falou do trabalho de Engenharia, do qual também é responsável.

Parcerias
Hele Serafim Filho, responsável pelo Planejamento da instituição, lembrou dos projetos e parcerias firmadas entre Defesa Civil e governos estadual e federal, além da iniciativa privada. Disse também como serão desenvolvidos os projetos de monitoramento de solo, em parceria com o governo federal, e o projeto Rede de Educação para Redução de Desastres (RED), uma parceria entre as secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia; Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano; e Defesa Civil e Trânsito; além da Universidade Federal Fluminense (UFF). Ambos os projetos tiveram início em 2015 e serão totalmente implantados em 2016.

Balanço
Por fim, o superintendente de Transportes e Trânsito, Ricardo Ferreira, detalhou o extenso trabalho de sua equipe em 2015. Além de regulamentar e criar leis e decretos para facilitar a vida do cidadão, a superintendência também realizou diversas campanhas preventivas com crianças e adultos, além de fiscalização maciça em estacionamentos irregulares e de abandono de carcaças. Ricardo falou sobre o trabalho da Ouvidoria, que recebe inúmeras ligações diariamente, e de como essa ferramenta tem sido útil para a instituição.

Visita
O deputado federal Alexandre Serfiotis (PSD) visitou o  prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto (PMDB). Durante a reunião, que aconteceu no Gabinete do prefeito, localizado no Palácio 17 de julho, o deputado tomou conhecimento de projetos que o governo municipal vem desenvolvendo e colocando em prática nas mais diversas áreas e de outras ações que serão implantadas ao longo do ano.

Opinião
“Volta Redonda é uma cidade muito importante para o interior do estado do Rio de Janeiro, com grande potencial industrial e econômico. Um município que possui boa arrecadação, mas que também possui muitas demandas que surgem a cada dia. Para manter a qualidade de vida é necessário muito trabalho e uma ação conjunta entre as esferas municipal, estadual e federal. Como deputado, levarei as demandas que me foram apresentadas para Brasília e buscarei trabalhar para que elas possam ser atendidas”, informou o deputado.

Partido da Mulher
Alexandre também participou de uma reunião com o presidente do Partido da Mulher (PMB), Luis Fernando Castro Santos. “O dirigente me passou um pouco sobre o trabalho que vem sendo realizado pelo partido na Cidade do Aço, no que se refere, principalmente, à organização da legenda, bem como demandas e propostas de ação para as mais diversas áreas e voltadas para o bem estar da população e que vêm sendo discutidas junto aos filiados. São ações que também vou me empenhar para que possam ser concretizadas”, disse o deputado.

Conversas
Alexandre disse que as reuniões e encontros têm sido importantes para o desenvolvimento de seu trabalho na Câmara dos Deputados . “O que se discute nestes encontros é o que pode ser feito para o bem estar da população, independente de sigla partidária ou mesmo posição política. Por isso, tenho procurado me reunir tanto com prefeitos e vereadores, quanto com dirigentes sindicais, de entidades de classe, de associações de moradores e, especialmente, ouvir as reivindicações de cada cidadão”, explicou.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996