>
sexta-feira, 27 de maio de 2022 - 03:09 h

TEMPO REAL

 

Capa / Mosaico / Voltando a conversar

Voltando a conversar

Matéria publicada em 13 de maio de 2022, 20:01 horas

 


Os representantes do Sindicato dos Metalúrgicos e da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) retomaram as negociações do acordo coletivo, nesta sexta-feira (dia 13).

***

Os encontros estavam suspensos desde a rejeição da proposta mais recente da empresa.

***

Já o Sindicato dos Metalúrgicos chegou a falar em greve esta semana.

***

Há informações de que a CSN pretende manter a proposta de abono de 1,9 salário, correspondendo a 76% do Target, relativo ao exercício de 2021.

***

A possibilidade de melhoria seria nas condições do valor do cartão alimentação, com direito a cargas extras.

***

Até o fechamento desta edição, não havia informações sobre o resultado da reunião.

 

 

Palestrando

Representantes do Instituto de Previdência Social do Município de Angra dos Reis (Angraprev) realizaram na última quarta-feira, 11, uma palestra em Belo Horizonte (MG), a convite do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg). O instituto estadual mineiro vem fazendo um trabalho de reestruturação de seu setor de Investimentos e convidou os gestores angreses pelo fato de, atualmente, o Angraprev ser reconhecido como uma referência nacional, principalmente na área de benchmarking, que pode ser definido como uma análise da área de atuação e a seleção, a partir dessa análise, das melhores práticas usadas por empresas de um mesmo setor e que podem ser adotadas e replicadas no seu empreendimento.

 

Pesquisa

– O estado de Minas Gerais vem fazendo pesquisas de mercado, mapeando os melhores institutos de previdência do Brasil, e o Angraprev se encontra em uma colocação muito boa no ranking de benchmarking. Destaca-se o fato de Angra dos Reis ter conseguido triplicar seus investimentos nos últimos quatro anos – explicou Luciane Rabha, presidente do Angraprev.

 

Gestão

A presidente e representantes do Comitê de Investimentos do instituto falaram sobre gestão e investimento. Eles destacaram a importância da parceria entre o regime próprio de previdência e o governo municipal e da aplicação correta e também diversificada dos investimentos, combinando os mais arrojados com os mais conservadores, de modo que estes últimos possam cobrir os investimentos de alto risco quando necessário, em alguma eventualidade.

 

Pró-gestão

– Um fator crucial para que possamos fazer essas movimentações de investimentos é o Pró-Gestão, que aumenta a nossa exposição em renda variável – destacou a presidente, no instituto mineiro, em BH, referindo-se ao selo nível 2 do Pró-Gestão, obtido pelo Angraprev no ano passado, após o cumprimento de uma série de exigências.

 

Credibilidade

A certificação no Pró-Gestão, como explicaram a presidente e o Comitê de Investimentos, possibilita maior credibilidade e aceitação perante outras organizações, o que se converte em maior possibilidade de movimentação no mercado e ampliação de investimentos. O Angraprev segue em processo para aquisição do selo nível 3 do Pró-Gestão, no cumprimento de requisitos.

 

Satisfação

Luciane Rabha destacou também a satisfação de ver que Angra, além de referência no turismo e outros setores, vem se tornando também um referencial no setor previdenciário.

 

Dia da mulher

A vice-prefeita de Pinheiral,Sediene Maia, participou na quinta-feira, 12, a convite da primeira dama do Estado do Rio de Janeiro, Analine Castro, do evento “As Jeronymas” em comemoração ao Dia Nacional da Mulher. O encontro, que reuniu dezenas de mulheres de vários setores e profissões na e sala Cecília Meireles, contou também com a presença da secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Pinheiral, Patrícia Rivello.

 

Roda de conversa

Mediado pela primeira dama, a segunda edição de “As Jeronymas” constou de uma roda de conversa com a participação de três delegadas da Polícia Civil, uma major da Polícia Militar, Jornalistas, advogadas, secretária estadual de Cultura, Danielle Barros, uma atriz, sub-secretários de governo, uma professora de História de Minas Gerais e uma mulher trans representando a luta LGBTQI+. O evento reuniu ainda na plateia, prefeitas e vice-prefeitas, médicas, advogadas, professoras, pedagogas, representantes de movimentos sociais e pessoas de outras atividades.

 

Homenagem

O evento recebeu o nome de ‘As Jeronymas’, em homenagem a enfermeira Jerônyma Mesquita, mulher vitoriosa que lutou por causas legais e sociais em benefício das mulheres, primeira líder feminina brasileira cujo Dia Nacional da Mulher, celebrado em 30 de abril, foi criado em reconhecimento a sua trajetória.

 

Opinião

– Foi um evento extremamente relevante. Mulheres de diversos saberes e viveres dividiram suas experiências relatando seu cotidiano, projetos e trajetória profissional. Relatos de desafios e conquistas serviram como incentivos para superação das adversidades que nós mulheres ainda enfrentamos, numa sociedade culturalmente preconceituosa – destacou a vice-prefeita Sediene Maia.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Os Metalúrgicos insistem em resgatar perdas salariais nos anos passados, quando, em assembleia geral, abriram mão e aprovaram índice zero por dois anos.
    São águas passadas e nada poderá ser feito. O foco é agora, aproveitar a excelente proposta da CSN e bola prá frente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document
close