Votada

by Paulo Moreira

A Câmara Municipal de Volta Redonda já concluiu a votação da lei de Diretrizes Orçamentárias para 2020.

***

Com isso, o Executivo ganha tempo para apresentar mais cedo o projeto da Lei Orçamentária Anual para o ano que vem.

***

A intenção com esse ritmo de atividade é aprovar o Orçamento Municipal sem correria.

***

Os vereadores terão tempo para fazer e negociar emendas, e o Executivo também ganha tempo para dialogar com os parlamentares.

***

O presidente da Câmara Municipal, Edson Quinto, viu o caso com bons olhos.

***

Ele se lembrou que já houve ocasião em que a cidade começou o ano sem orçamento, o que amarrou muito a ação da prefeitura, que só pode, nesse caso, fazer despesas essenciais e limitadas a 1/12 avos do orçamento anterior a cada mês.

 

Pós-reforma

Após uma semana intensa de articulações e votações, líderes comemoraram a aprovação, pelo Plenário da Câmara dos Deputados, da reforma da Previdência (PEC 6/19) em primeiro turno. A oposição disse que vai continuar na luta para alterar pontos da proposta no segundo turno.

 

Agradece

Ao final da votação desta sexta-feira (12), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, agradeceu os deputados pelo “comprometimento com a democracia”.

 

Presente

Líder do governo, o deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO) celebrou a aprovação em primeiro turno. “Vamos presentear o Brasil com uma Previdência mais justa e sustentável”, sustentou.

 

Agenda positiva

Muitos parlamentares pediram que a mudança na Previdência seja seguida por alterações nos impostos, além de outros projetos de uma agenda positiva.

 

Crescimento

Para o deputado Giovani Cherini (PL-RS), ainda não há muito motivo para celebração. “A festa tem que ser na retomada do emprego e no crescimento econômico”, afirmou, destacando a necessidade de uma reforma tributária.

 

Ações

O líder do Podemos, José Nelto (GO), disse que vai reivindicar novas ações do ministro da Economia, Paulo Guedes. “Vou cobrá-lo para apresentar uma agente positiva para a Nação, abrindo o capital e gerando riqueza e renda”, comentou.

 

Acordos

Ele ressaltou os acordos feitos para beneficiar categorias e retirar da reforma da Previdência trechos relacionados aos trabalhadores rurais e ao Benefício de Prestação Continuada. “Mostramos para o Brasil que podemos apresentar a melhor reforma.”

 

Alicerce

Para o relator da proposta, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), o texto é apenas um alicerce para as ações do governo. “Temos ainda uma caminhada, a votação em segundo turno, mas, a partir dali, é com o governo, que terá de entregar suas promessas”, declarou.

 

Oposição

A líder da Minoria, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), enalteceu a atuação da oposição, que fez destaques e marcou posição. Reiterou ainda que não desistiu de alterar pontos da reforma. “Não desistiremos de garantir a pensão mínima de um salário mínimo para as mulheres. Essa batalha não está resolvida”, apontou.

 

Contra

A deputada Fernanda Melchionna (Psol-RS) lamentou a votação de uma reforma que chamou de “antipovo”. “Mas temos fé na luta e na resistência”, ponderou.

 

União

Por sua vez, o líder da oposição, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), comemorou a união de partidos contrários ao governo Bolsonaro. “Os deputados da oposição saem desse processo maiores do que entraram”, ao ressaltar que parlamentares cobraram uma reforma que não afetasse os mais pobres. Molon disse ainda que oposição teve vitórias nas conquistas para professores e para homens da ativa.

You may also like

1 comment

Sincero 28 de julho de 2019, 13:32h - 13:32

Queria saber quem é o vereador que pediu vista para atrasar o plano, não vai ganhar mais nada, faremos campanha contra o mesmo e possível familiar dele que pensar em se candidatar a alguma coisa

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996