;
terça-feira, 24 de novembro de 2020 - 12:25 h

TEMPO REAL

 

Capa / Nacional / Aprovação do governo mantém tendência de alta

Aprovação do governo mantém tendência de alta

Matéria publicada em 21 de julho de 2020, 07:23 horas

 


Brasília – Mesmo com as polêmicas envolvendo o caso Queiroz, a aprovação do governo de Jair Bolsonaro manteve tendência de alta no mês de julho, segundo pesquisa de opinião XP/Ipespe divulgada na segunda-feira, 20. Para 30% dos entrevistados, a avaliação do governo é ótima ou boa. A taxa oscilou positivamente dois pontos percentuais em relação à pesquisa de junho – dentro da margem de erro de 3,2 pontos.

O índice de aprovação chegou a seu nível mais baixo em 18 de maio, quando 25% dos entrevistados responderam que o governo era ótimo ou bom. Em 20 de junho, o número oscilou positivamente dentro da margem de erro e chegou a 28%.

Em 18 de maio, 50% dos entrevistados consideraram o governo de Bolsonaro como ruim ou péssimo. O dado oscilou negativamente para 48% em 20 de junho e chegou a 45% no levantamento divulgado ontem.

A expectativa para o restante do mandato de Bolsonaro também tem viés de alta. O porcentual de quem acredita que o presidente fará, nos próximos meses, um governo ótimo ou bom subiu de 29% para 33%, enquanto quem espera que a continuidade do mandato seja ruim ou péssima foi de 46% para 43%.

A prisão do ex-assessor de Flávio Bolsonaro no dia 18 de junho deve afetar pouco ou nada o governo Bolsonaro, apontaram 54% dos entrevistados. Fabrício Queiroz é investigado em suposto esquema de rachadinha na Assembleia Legislativa do Rio (mais informações na pág. A12). Ele e sua mulher, Márcia Aguiar, foram autorizados, no último dia 9, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) a ir para prisão domiciliar, decisão que 68% dos entrevistados afirmaram discordar – 19% concordaram e 13% não responderam.

A pesquisa foi realizada nos dias 13, 14 e 15 de julho e ouviu mil pessoas de todo o País. A avaliação positiva da atuação do presidente na crise do coronavírus manteve tendência de alta, mas as avaliações negativas continuam majoritárias. Entre os entrevistados, 52% consideram a atuação de Bolsonaro ruim ou péssima – ante 55% no mês passado -, enquanto 25% acham ótima ou boa, dois pontos porcentuais a mais do que em junho.

Governadores

A avaliação dos governadores oscilou negativamente pela terceira vez consecutiva, com 36% dos entrevistados avaliando a administração de seus Estados como ótima ou boa, dois pontos porcentuais a menos do que em junho. A avaliação negativa se manteve igual a junho, com 25% dizendo que acha a administração estadual ruim ou péssima.

Após registrar aumento dentro da margem entre os meses de maio e junho, a avaliação positiva do Congresso Nacional oscilou dois pontos porcentuais para baixo neste mês, indo de 15% para 13%.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

10 comentários

  1. Avatar

    Bolsonaro 2022….!!!!
    Só se for para Presidente de Escola de Samba.

  2. Avatar

    Pior governo da história .

  3. Avatar

    Difícil acreditar nessa pesquisa, principalmente depois da denúncia do ex – amigo do bozo, Paulo Marinho, que a PF vazou para o Flavinho miliciano chocolate, antes do segundo turno das eleições, a provável prisão do Queiróz , o que comprometeria a eleição da familícia , que imediatamente demitiu o laranja e sua filha de seus gabinetes ( dia 17/10/2018). Ou é uma pesquisa manipulada ou existe mais idiotas sem noção e mal informados do que se imaginava; nesse caso, vale o que disseram : “Não há mito. Há fato. Não foi um Bolsonaro que criou um país de idiotas. Foi um país de idiotas que precisava de um representante. Um representante boçal, despreparado e omisso, sem projetos para o país, um ex-deputado medíocre e ex-militar transgressor, um genocida que envergonha a pátria e denigre a imagem das Forças Armadas Brasileiras.

  4. Avatar

    Subiu nada!
    São os bolsonaristas de sempre que retornaram ao “miittuuu….” após se decepcionarem com o Leão sem dentes que rugiu muito mas não fez nada, e tão pouco fechou as instituições, graças à Deus. Bolsonaristas são muito parecidos com petistas, por isso que o país não progride nessas plataformas.
    Mas até 2022 muita água vai rolar e sua candidatura será para presidente de escola de samba. Vai sambar!

  5. Avatar

    Realmente é difícil de se acreditar que, mesmo com as novas tecnologias da informação, o brasileiro se mostre cada vez mais imbecilizado, dando apoio a um indivíduo que tem demonstrado claramente, por palavras e gestos, sua opção pela ignorância, violência e desumanidade para com esse mesmo povo. O novo normal na visão dessa gente que apoia o genocida, é cultivar e incentivar a maldade em todos os seus níveis.

  6. Avatar

    BOLSONARO É O MELHOR PRESIDENTE DO BRASIL NOS ÚLTIMOS TEMPOS. POR ISSO… JMB 2022.

  7. Avatar

    Meu presidente me enche de orgulho!!!

  8. Avatar

    É difícil acreditar , só pode ser uma cegueira coletiva, é tal evidente que é o pior governo que já ocorreu.

  9. Avatar

    Assessoria de imprensa do governo.

Untitled Document