sábado, 22 de fevereiro de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Nacional / Bolsonaro: dinheiro retirado de universidades será investido na base

Bolsonaro: dinheiro retirado de universidades será investido na base

Matéria publicada em 3 de maio de 2019, 07:52 horas

 


Bolsonaro diz que verba nas universidades vai para o ensino fundamental (crédito AB)

Brasília – O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (2) que o dinheiro retirado das universidades federais será investido na educação básica. Ele disse que a educação no Brasil é como uma casa com um “excelente telhado e paredes podres”. Na última terça-feira (30), o Ministério da Educação (MEC) anunciou um corte de 30% do orçamento das universidades federais.

“A gente não vai cortar recurso por cortar. A ideia é investir na educação básica. Ouso dizer até que um número considerável não sabe sequer a tabuada. Sete vezes oito? Não vai sabe responder. Então pretendemos investir na base. Não adianta ter um excelente telhado na casa se as paredes estão podres. É o que acontece atualmente”, disse Bolsonaro em entrevista ao SBT.

A informação do corte orçamentário foi dada à TV Globo pelo Secretário de Educação Superior do MEC, Arnaldo Barbosa de Lima Júnior. O corte, inicialmente, seria restrito a três universidades, Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em seguida, foi ampliado a todas as instituições federais do país.

A informação sobre o corte na verba das universidades federais surge ao mesmo tempo em que abre o período para as instituições públicas de ensino superior aderirem ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) . O Sisu é um sistema informatizado do Ministério da Educação pelo qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

7 comentários

  1. Avatar

    No governo FHC, em 1997, FHC queria que os alunos das faculdades públicas de medicina pagassem mensalidade! No entanto, o PT liderado por Lula foi contra esse projeto, pois diziam que não se podia “privatizar a Universidade Pública!”….
    É claro que em 1997 eu fiquei revoltado com essa decisão elitista do PT, pois nas faculdades de Medicina das federais só havia carrão do ano; os alunos de medicina passavam as férias na Europa e ainda comiam comida a R$1,00 nos bandejões custeados pelo dinheiro público!
    PT tudo pela elite brasileira!
    O que dizer do PT, que se diz contra a elite, mas no governo de PT foi a época em que os donos dos bancos mais lucraram nesse país?!!

  2. Avatar

    Ouso está escrito errado na reportagem. Seria ouço

    • Avatar
      Cuidado com a língua portuguesa

      Não está errado, é ouso , o verbo ousar, que deriva o substantivo ousadia… Entendeu????

  3. Avatar

    O Brasil com este governo já está com a maioria desempregada, está com a pobreza no topo e agora vai entrar no topo da ignorância! A educação já não é prioridade e nem a saúde no governo Bolsonaro, oque estes idiotas querem mais deste governo hipócrita!

    Significado de hipócrita: que ou aquele que demonstra uma coisa, quando sente ou pensa outra, que dissimula sua verdadeira personalidade e afeta, quase sempre por motivos interesseiros ou por medo de assumir sua verdadeira natureza, qualidades ou sentimentos que não possui; fingido, falso, simulado.

  4. Avatar

    Mais que justo. 1/4 da verba da educação vai para a educação básica, os outros 3/4 vão para universidades. Uma pesquisa revelou que pelo menos 70% dos estudantes de universidades públicas tem condições de bancar seu próprio estudo.

    Ou seja, todos, sobretudo os mais pobres estão bancando universidades para pessoas com melhores condições. Todos pagam e poucos desfrutam. Enquanto isso, nosso ensino de base está péssimo.

  5. Avatar

    O Bolsonaro tem é de demitir os professores petistas ou secar a transferência dos meus ALTÍSSIMOS IMPOSTOS para as universidades onde eles estiverem.

    Será que essas universidades estavam aprovando no mole os simpatizantes dos comunistas e dificultando a vida dos universitários contrários a seita deles?

    Tenho amigos petistas de determinada universidade e costumo acessar a praça deles. Incrivelmente depois da eleição do Bolsonaro, a conversa deles é diferente. Num um pio sobre política. rsrs

    Uma das universidades a maioria dos professores universitários publicaram carta apoiando o Hadad. O Bolsonaro podia começar secando os repasses dos meus ALTÍSSMOS IMPOSTOS a essa universidade.

  6. Avatar

    Quem disse que o nosso Brasil não tinha ou não tem jeito esta enganado . No Brasil temos tudo que se precisa para ter um país de primeiro mundo . Temos água potável em abundância , temos todos os recursos minerais que um país precisa para se desenvolver em todas as áreas precisas para se tornar uma super potencia mundial , temos um povo trabalhador e muito esforçado , oque falta é continuar na luta por cada vez mais segurança pública , investir na educação das crianças e adolescentes , colocar os jovens no mercado de trabalho , esse é o caminho fazer a economia girar aumentando as receitas das cidades ,dos estados e do governo federal para que possa cada vez mais estar investindo nas áreas que mais necessistarem de investimentos em cada momento .

Untitled Document