Bolsonaro diz que ‘algo de muito grave está acontecendo com nossa democracia’

Por Diário do Vale

Brasília – O presidente Jair Bolsonaro criticou, em publicação no Twitter na noite desta quarta-feira, 27, a operação da Polícia Federal, realizada pela manhã, que fez busca e apreensão em endereços de 17 pessoas supostamente ligadas a um esquema de distribuição de notícias falsas.

“Ver cidadãos de bem terem seus lares invadidos, por exercerem seu direito à liberdade de expressão, é um sinal que algo de muito grave está acontecendo com nossa democracia”, escreveu o presidente, sem citar diretamente a operação, que foi ordenada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, no âmbito do inquérito das fake news. Além das pessoas que tiveram celulares e computadores apreendidos, oito parlamentares do PSL foram convocados a depor.

reação do Planalto

O ministro da Justiça André Mendonça apresentou habeas corpus contra decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que deu cinco dias para o ministro da Educação Abraham Weintraub prestar depoimento no inquérito das ‘fake news’ contra a Corte. A determinação partiu após a revelação de falas do ministro durante a reunião de governo no último dia 22 de abril, quando defendeu prisão para os integrantes do STF.

Na peça de apenas cinco páginas, o ex-AGU lista que pede o habeas corpus preventivo para suspender o depoimento e trancar o inquérito no que seja relacionado ao ministro. Se os pedidos forem negados, Mendonça quer que ao menos Weintraub seja reconhecido como investigado e possa, assim, ser interrogado apenas no final do inquérito.

Mendonça afirmou que o habeas corpus preventivo ‘é resultado de uma sequência de fatos que, do ponto de vista constitucional, representam a quebra da independência, harmonia e respeito entre os Poderes’. O governo afirmou ao Supremo que a manifestação de Weintraub durante a reunião ministerial se trata de ‘exercício da liberdade de expressão’.

“Repita-se, uma declaração no pleno exercício da liberdade de expressão sobre pessoas públicas em um ambiente privado e não a disseminação indiscriminada de notícias falsas. A prova determinada, portanto, seria impertinente e irrelevante”, apontou Mendonça. Segundo o ministro da Justiça, a declaração foi feita um ano após a abertura do inquérito – e por isso, não estaria relacionada com o objeto das investigações.

Além da declaração de Weintraub, o ministro da Justiça narra episódios relacionados ao inquérito que investiga suposta interferência política de Jair Bolsonaro na Polícia Federal. Os casos são a ordem de depoimento dos ministros Augusto Heleno (GSI), Braga Netto (Casa Civil) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) e a divulgação do vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril. Ambas as ordens foram proferidas pelo ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal.

Bolsonaro se mostra preocupado com rumos da democracia

VOCÊ PODE GOSTAR

36 Comentários

Dandara V.R. 29 de maio de 2020, 18:24h - 18:24

Votei nele, influenciado por pedidos de simpatizantes bolsonaristas, qu dee candidatos a Deputados Federal e estadual/ mas estou decepcionado com os palavrões que ele fala, e sacaneou oo Dr Sérgio Moro, tirou o juiz de Curitiba e quando foi dito a verdade manobrou para a saida do Min. da Justiça, logo em seguida , nomeou os “amiguinhos dele”. Quero deixar claro que não votaria e nem votarei no PT nunca, assim como no PSL tambem não.

leitor 29 de maio de 2020, 20:49h - 20:49

sacaneou também é palavrão… mas no contexto você está certa.

Acorda - reflexao 29 de maio de 2020, 20:53h - 20:53

Parabéns Dandara .. é frustante ver quem a gente voto só fazer lambança .. este presidente não tem nenhum preparo .. ta afundando nosso pais e não respeita nem as vitimas do coronavirus .. vote certo e consciente em 2022 . vou votar em um destes ae Moro_2022 , Ciro_2022 , Amoedo_2022_ ate o Doria_2022 vao nos representar com competência e dignidade.

Antônio carlos ramos 30 de maio de 2020, 07:14h - 07:14

Voto nele e vou votar de novo, não existe político no Brasil que seja honesto como ele, estão na verdade, atrapalhando seu governo, pois ele quer destruir esse esquema de corrupção de existe a muitos anos e ficamos achando normal, político nunca ficou preso, temos que acabar com esse esquema, ainda tem minto ladrão solto e falando merda.

guto 29 de maio de 2020, 11:13h - 11:13

Você pode destruir a imagem de Nosso Senhor Jesus Cristo, a Verdade, o Caminho e a Vida! O STF disse que qualquer grupo humorístico pode ridicularizar, mentir, desvalorizar, caluniar e desprezar a imagem do Cristo, contudo, nós cidadãos brasileiros não podemos abrir a boca para falar NADA sobre os ministros do STF, pois seremos julgados, condenados e presos!
O que dizer desses ministros do STF que são contra a liberdade das redes sociais, que não permitem a livre divulgação da imprensa livre?!!
Como diria Albert Einstein: “Há duas coisas infinitas: o Universo e a estupidez petista…!”
Obs.: Desculpa eu escrevi errado a frase do Einstein, onde se lê ‘petista’ o correto é ‘humana’, pois os petistas nunca foram humanos!!!

leitor 29 de maio de 2020, 17:22h - 17:22

Desde quando inventar, caluniar atribuir culpa sem provas é direito de expressão?

guto 29 de maio de 2020, 21:09h - 21:09

leitor cara-pálida:
Quem inventou o que ?!
Quem caluniou quem?!
Quem atribuiu culpa de quem?!
Deixe de ser genérico e abstrato, eu utiizo fatos para comprovar meus pensamentos, você utiliza abstrações, não cita nomes, não cita circunstâncias, não cita fatos!
O que dizer dos canalhas do comunistas que não aguentam a democracia e querem de todas as formas retirar um governante legitimamente eleito do poder?!!!
Como diria o jornalista Boris Casoy: “Isso é uma vergonha!”..

Num é 29 de maio de 2020, 08:42h - 08:42

Tem um rapaz triste nos comentários, petista DOENTE o coitado kkkkkkkk…
Tem saudade do ex presidiário Lula assaltando os cofres públicos.

Gigi 29 de maio de 2020, 11:38h - 11:38

Bozominion detectado. O Seu presidente é o próprio anti-democrata.

guto 29 de maio de 2020, 21:15h - 21:15

Anti-democrata era o Lula e a Dilma, pois a PF nunca invadiu os blogs sujos que defendiam essa corja!
Agora com o presidente Bolsonaro, que é um democrata, a PF pode até invadir as casas dos amigos do presidente!
Na era anti-democrática petista a PF era impedida de agir contra os amigos do Rei, hoje, a PF pode invadir e prender os amigos do Rei!
O que dizer dos petistas sujos que não deixavam a PF agir livremente?!
Como diria o jornalista Boris Casoy: “Isso é uma vergonha!”…

Haroldo Freitas 28 de maio de 2020, 20:57h - 20:57

Jair tá com as hemorróidas pegando fogo

Por isso está nervosinho

Realista ..acorda 28 de maio de 2020, 20:49h - 20:49

É IMPRESSIONANTE , UM GOVERNO DESGOVERNADO TOTALMENTE . PIOR QUEM TEM UM MONTE DE ILUDIDOS QUE ACREDITA NESTA BESTA QUE COMANDA O BRASIL . SOMOS O PIOR PAIS DO MUNDO. DO MUNDO NO CONTROLE DA PANDEMIA . AS VIDAS DE NOSSOS PARENTES IDOSOS E PESSOAS COM ALGUMA MORBIDADE NÃO TEM NENHUMA IMPORTANCIA PARA ESTE BOSTA DE PRESIDENTE . PIOR QUE TEM UNS BABACAS QUE DEFENDEM ESTE CARA . PASSOU QUASE 30 ANOS DE DEPUTADO E SO FEZ MERDA , NUNCA CRIOU NADA . E AGORA COM 1,5 ANO . O QUE ELE FEZ ATE AGORA DE BOM . NADA , NADA , NADA . SO FEZ DESESTABILIZAR UMA NAÇÃO INTEIRA COM FAKE NEWS . É UM DESEQUILIBRADO . QUERIA QUE OS BOIS AE DO MITO RELATASSEM AE O QUE ESTE HOMEM FEZ DE TÃO BOM ATE AGORA ..TAMO F…….. TORCER PARA ELE TER DIGNIDADE E RENUNCIAR OU TOMARA QUE TIREM ESTA MERDA DO PODER …. E QUE EM 2022 VCS APRENDAM COM ERRO E VOTE CERTO .. MORO22 , CIRO22, AMOEDO22 , DORIA22 ………. COM CERTEZA ESTES FARÃO ALGO DE UTIL PARA NOSSA NAÇÃO . O BRASIL NÃO MERECE ESTE GABINETE DO ODIO ..

Cidadão de Volta Redonda 28 de maio de 2020, 17:41h - 17:41

Estamos sim vivendo um momento muito grave à democracia, com incentivo ao armamento do povo e derespeito às instituições democráticas. Ligue a TV!

Sô petê 29 de maio de 2020, 08:38h - 08:38

Não quer ter arma, não tenha!!! Mas respeite o direito de outras famílias se defenderem.
E caso não entenda, procure saber o resultado do referendo que o sr. Lula, ex presidiário, não respeitou.

Cidadão de Volta Redonda 29 de maio de 2020, 15:26h - 15:26

Aqueles que precisam de armas nas “RUAS” são os policiais ou os bandidos.
Qualquer outro que acha que vai conseguir se defender armado nas “RUAS” não tem noção do risco e não tem expressão popular.
A população aceuta a “posse” de arma, mas não o “porte de arma.
Mas se não concordar vai na Política Federal!

leitor 28 de maio de 2020, 17:05h - 17:05

Livre democracia não é ter um exército de robôs, ter pessoas que ameaçam de dar soco/ trocação com o ministro do supremo, isso não é ter direito de expressão.

Leitor 28 de maio de 2020, 17:01h - 17:01

E está mesmo, ele, a família dele, os amigos próximos dele, os ministros dele, os aliados dele, os adeptos dele. Resumindo: dele.

Rodrigo Couto 28 de maio de 2020, 16:57h - 16:57

Esse piromaníaco deveria parar de falar e fazer besteira e trabalhar, algo que nunca fez na vida, nem no Exército e muito menos em 28 anos improdutivos como parlamentar! Vai trabalhar vagabundo!!

Marco Brandt 28 de maio de 2020, 15:57h - 15:57

Ai que isso elas estão descontroladassss

Marco Brandt 28 de maio de 2020, 15:01h - 15:01

Há um problema sim na democracia: chama-se Jair Bolsonaro

Ex eleitor 28 de maio de 2020, 15:36h - 15:36

Poxa vida essa é uma pergunta muito dificil de encontrar a resposta mas vou chutar acho que se trata de um ASNO que levou uma facada e pra tristeza de todos os brasileiros ele sobreviveu.

Jorge Lucas 28 de maio de 2020, 16:26h - 16:26

Por que você votou nele???

Marcelo Bretas 28 de maio de 2020, 13:11h - 13:11

Sempre o “Cidadão de bem”. Quem ? Bob Jeferson? Flávio rachadinha , Carluxo e Dudu ? Ou aquele que foi afastado do exército e ficou 26 anos improdutivos na câmara? Qual democracia? O que está acontecendo com a democracia? O cara participa do golpe legislativo, recebe a presidência no colo após o marreco de Maringá estourar nossas leis penais e a constituição e influenciar diretamente no resultado e o cara vem falar que algo está acontecendo? Deixa um filho montar uma máquina de destruição de reputação e notícias falsas, cria um exércitos de acéfalos que repetem as mais absurdas histórias e o cara vem com essa conversa. Parei.

Gilmar Osiris 28 de maio de 2020, 15:56h - 15:56

Meu amigo, isso aí é cachorro que late e peida.

No primeiro pé na porta de um dos filhos ladrões as 5 da manhã, ele até urina nas calças.

Está perdendo completamente a moral, Jajá vai levar esporro até de criança de 11 anos

Paulo Elias 28 de maio de 2020, 12:31h - 12:31

STF sendo ao mesmo tempo vítima, investigador e juiz em um processo totalmente ilegal e inconstitucional. Não se trata de fake news, mas sim de coação à quem critica o STF e seus ministros. Estão numa busca incessante por algo que não existe, já disseram antes que o Luciano Hang da Havan havia feito publicidade na época de campanha e ele foi absolvido do processo. Falam de robôs que sobem hashtags, ora, ontem a live do Alan dos Santos estava com 120 mil pessoas assistindo, robô assistindo live no YouTube agora?

E não tenha dúvidas, nossa liberdade está sendo posta a prova. Estão pra julgar o bloqueio de WhatsApp, mandaram bloquear contas de redes sociais. Até a China (pasme), mandou comunicado aos deputados para não apoiar a nova posse em Taiwan. É o cúmulo de todos os absurdos.

Liberdade não tem preço, não se relativiza. Uma pena que não estão dando o devido valor a ela.

Furna da Onça. 28 de maio de 2020, 17:44h - 17:44

Observem a lógica de um robô :”a China mandou comunicado aos deputados para não apoiar a nova posse em Taiwan. ” . De onde vocês acham que esse robô sem noção tirou isso ? Que coisa, hein ? Por isso, acreditaram na mamadeira de piroca, kit gay, rasgação de bíblia, etc…. Ainda bem que essa enganação tende, agora, a acabar, com a prisão dos criminosos responsáveis pela divulgação de mentiras.

leitor 28 de maio de 2020, 18:32h - 18:32

você tem ideia o que representa 120 mil pessoas de um montante de 220 milhões de população? N.a.d.a! apague a luz quando sair da defesa deste desgoverno, pois só vai sobrar você.

Gilmar Osiris 28 de maio de 2020, 11:27h - 11:27

Feeeeerrrrro nele STF !!!

QUERO VER O TAL DE CARLUXO NO CAMBURÃO

Pombo 28 de maio de 2020, 11:08h - 11:08

É simples, o comunismo(PT) que aparelhou a imprensa e o judiciário, as duas prostitutas do Brasil, art 142 já Presidente Jair Bolsonaro!

Gigi 29 de maio de 2020, 11:40h - 11:40

kkkkkk. coitado de vc. Seu presidente é o anti-democrata declarado.

jorge lucas 28 de maio de 2020, 10:59h - 10:59

O princípio da separação dos Poderes encontra previsão no art. 2º da Constituição Federal, ao dispor que “são Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário”.
Mas quando essa harmonia deixa de existir qual poder prevalece?
Na condição de cidadão e eleitor, prefiro que prevaleça a determinação de um representante meu, aquela pessoa a quem, através de meu voto direto, deleguei que me represente no Legislativo ou Executivo.
Considerando que no Judiciário eu não tenho o direito de escolher um representante e que tal poder já por diversas atitudes tem demonstrado incompetência, incoerência e até suspeitas de relação com o crime organizado, gostaria que tal poder fosse destituído de suas atribuições, dissolvido e seus ocupantes exonerados até que seja a harmonia possa ser restabelecida.

Roberto 28 de maio de 2020, 12:10h - 12:10

Enquanto o Judiciário jogava pimenta nos olhos dos esquerdistas isso era um refresco. Agora está ardendo no pessoal da direita?
No STF a escolha e do presidente da república e a aprovação é do Congresso Nacional, eleitos pelo povo.

Melo Rego 28 de maio de 2020, 10:04h - 10:04

Ué mas no dia anterior ele não parabenizou a PF, riu debochando do governador do Rio pelas ações da PF na casa do governador? Quer dizer que os inimigos pode já contra as mentiras e fakes dos amigos é ataque à democracia? E os gados ainda acreditam na isenção desse Bozo.

Oloco 28 de maio de 2020, 10:00h - 10:00

Você vai ver o muito grave em pouco tempo, canalha. Tenha fé.

indignada 28 de maio de 2020, 12:01h - 12:01

É mau caratismo mesmo!Agregado a faltar de cultura, educação e tudo mais que ele demonstrou perante campanha e eleito!

Olho Vivo 28 de maio de 2020, 09:14h - 09:14

DESDE QUE ELE TOMOU POSSE ISSO É FATO. GRANDE POSSIBILIDADE DE NÃO EXISTIR POR UM BOM TEMPO.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996