Bolsonaro indica Augusto Aras para a PGR

by Diário do Vale

Brasília – O presidente Jair Bolsonaro indicou o nome do subprocurador-geral da República Augusto Aras para o cargo de procurador geral da República, posto máximo do Ministério Público Federal no país. A indicação ainda precisará passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e depois ser aprovado pelo plenário da Casa. O anúncio da escolha foi feito pelo próprio presidente, há pouco, durante participação dele em evento no Ministério da Agricultura.

“Acabei de indicar o senhor Augusto Aras para chefiar o Ministério Público Federal. Uma das coisas conversadas com ele, já era sua praxe também, é na questão ambiental, o respeito ao produtor rural e também o casamento da preservação do meio ambiente com o produtor”, disse o presidente. A Mensagem Presidencial com a indicação já foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

Com a decisão, Bolsonaro deixou de lado a tradicional lista tríplice elaborada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), e que havia escolhido, em primeiro lugar, o subprocurador-geral Mário Bonsaglia. Por lei, o presidente da República não é obrigado a seguir a lista tríplice. Bolsonaro já havia dado indícios de que poderia escolher um nome por fora da lista. Se confirmado pelo Congresso Nacional, Augusto Aras vai assumir o lugar da atual procuradora-geral da República Raquel Dodge, no cargo desde 2017, indicada pelo ex-presidente Michel Temer. O mandato de Dodge termina no próximo dia 17 de setembro.

 

Perfil

Augusto Aras ingressou no Ministério Público Federal (MPF) em 1987 e é doutor em direito constitucional pela PUC-SP. Foi Procurador Regional Eleitoral na Bahia (1991 a 1993), representante do MPF no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), entre 2008 e 2010, e corregedor auxiliar do MPF. O subprocurador também é professor da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) desde 2002 e da Universidade Brasília (UnB), onde leciona direito comercial e eleitoral. Como membro do MPF, Aras também teve atuação em processos no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e integrou o Conselho Superior do MPF, além de ter sido titular da 3ª Câmara de Coordenação e Revisão em matéria de Direito Econômico e do Consumidor do MPF.

Você também pode gostar

7 comments

Comprador de carros do Queiróz. 8 de setembro de 2019, 12:33h - 12:33

Legal. Mas o que o povo precisa saber agora é onde está o Queiroz, assessor laranja do senador eleito pelo povo do Rio de janeiro.
Teste Quiz: Onde está o Queiróz ? Assinale a alternativa ” PLAUSÍVEL” :
a) Escondido no esgoto de um certo condomínio na Barra da Tijuca.
b) No pé de Goiaba onde a pastora-ministra Damaris diz ter visto Jesus Cristo.
c) Foi para Cuba.
d) Está filmando uma cena de filme pornô, junto com o porno-deputado eleito Alexandre Frota ( não interessa aqui quem é o passivo ou o o ativo na cena, tanto faz).
e) Assessorando o Ministro da Economia na elaboração do plano econômico, pois , conforme disse, “sou um homem de negócios” e “sei fazer dinheiro” (público, é lógico).
Quem acertar, ganha um almoço lá em Brasília com a dupla que representa o que há de mais ‘incorruptível” na política brasileira : o juizinho-político Sérgio Moro, o paladino, e com o assessor presidencial Onix Lorenzoni, que teve seu crime eleitoral por uso de caixa 2 na campanha para deputado “perdoado” pelo paladino.Ou pode optar pelo “kit naba”: um pote de vaselina, um cd com o hino nacional, uma bíblia ( não sagrada), uma panela e uma camisa amarela da CBF.Como usar o kit fica a critério da cada um.

Barra-mansense 5 de setembro de 2019, 23:34h - 23:34

Se eu não confiar no homem que ficou 27 anos no Congresso e não se corrompeu, que tomou facada e não abandonou tudo, eu vou confiar em quem?

Marcelo Bretas 6 de setembro de 2019, 08:28h - 08:28

Tenta na mula sem cabeça, saci pererê ou na branca de neve. Pois se você acredita que o Queiroz não existe, que o patrimônio dele é compatível com o salário da câmara e a aposentadoria e que a indicação de 102 familiares durante esses anos com as respectivas divisões do salário mais conhecida como “rachid” não é crime, Você realmente já pode solicitar diploma de eleitor cativo do mico e sair por aí passando vergonha.

Antonio Carlos Peludo 5 de setembro de 2019, 22:52h - 22:52

Ele é o presidente e poder não se ameaça. A caneta e dele e pronto

Betão 5 de setembro de 2019, 20:24h - 20:24

O ex-capitão continua jogando só para sua platéia formada por 30% do total de eleitores, agora um percentual menor do que os que votaram nele no primeiro turno. Mas ele conta com os votos de quem não queria o PT e votaram nele, por eliminação, só no segundo turno.
Como seria bom para o Brasil se petistas fossem para a Venezuela do Maduro e os bolsonaristas para a Argentina do Macri (antes que acabe).

Paulo Elias 5 de setembro de 2019, 21:39h - 21:39

Pode me dizer o que Macri tem de direita (liberal)? pois até agora tudo que ele fez foi conceder aumentos para o funcionalismo, imprimir dinheiro e todo tipo mais de intervenção. Não realizou reforma alguma na Argentina.

Há uma preferência por Macri por razões óbvias, caso o poste da Kirschner ganhe, acabou Argentina.

Marcelo Bretas 6 de setembro de 2019, 11:37h - 11:37

Paulo Elias, volta uma casa e começa de novo. Se você não aceita que Macri utiliza as políticas mais perversas como manda a cartilha do liberalismo tal qual esse amador do Guedes, você não tem base para opinar. Vai ler um pouco mais !!!

Comments are closed.

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996