Brasília – O presidente Jair Bolsonaro indicou o nome do subprocurador-geral da República Augusto Aras para o cargo de procurador geral da República, posto máximo do Ministério Público Federal no país. A indicação ainda precisará passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e depois ser aprovado pelo plenário da Casa. O anúncio da escolha foi feito pelo próprio presidente, há pouco, durante participação dele em evento no Ministério da Agricultura.
“Acabei de indicar o senhor Augusto Aras para chefiar o Ministério Público Federal. Uma das coisas conversadas com ele, já era sua praxe também, é na questão ambiental, o respeito ao produtor rural e também o casamento da preservação do meio ambiente com o produtor”, disse o presidente. A Mensagem Presidencial com a indicação já foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
Com a decisão, Bolsonaro deixou de lado a tradicional lista tríplice elaborada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), e que havia escolhido, em primeiro lugar, o subprocurador-geral Mário Bonsaglia. Por lei, o presidente da República não é obrigado a seguir a lista tríplice. Bolsonaro já havia dado indícios de que poderia escolher um nome por fora da lista. Se confirmado pelo Congresso Nacional, Augusto Aras vai assumir o lugar da atual procuradora-geral da República Raquel Dodge, no cargo desde 2017, indicada pelo ex-presidente Michel Temer. O mandato de Dodge termina no próximo dia 17 de setembro.
Perfil
Augusto Aras ingressou no Ministério Público Federal (MPF) em 1987 e é doutor em direito constitucional pela PUC-SP. Foi Procurador Regional Eleitoral na Bahia (1991 a 1993), representante do MPF no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), entre 2008 e 2010, e corregedor auxiliar do MPF. O subprocurador também é professor da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) desde 2002 e da Universidade Brasília (UnB), onde leciona direito comercial e eleitoral. Como membro do MPF, Aras também teve atuação em processos no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e integrou o Conselho Superior do MPF, além de ter sido titular da 3ª Câmara de Coordenação e Revisão em matéria de Direito Econômico e do Consumidor do MPF.
7 comments
Legal. Mas o que o povo precisa saber agora é onde está o Queiroz, assessor laranja do senador eleito pelo povo do Rio de janeiro.
Teste Quiz: Onde está o Queiróz ? Assinale a alternativa ” PLAUSÍVEL” :
a) Escondido no esgoto de um certo condomínio na Barra da Tijuca.
b) No pé de Goiaba onde a pastora-ministra Damaris diz ter visto Jesus Cristo.
c) Foi para Cuba.
d) Está filmando uma cena de filme pornô, junto com o porno-deputado eleito Alexandre Frota ( não interessa aqui quem é o passivo ou o o ativo na cena, tanto faz).
e) Assessorando o Ministro da Economia na elaboração do plano econômico, pois , conforme disse, “sou um homem de negócios” e “sei fazer dinheiro” (público, é lógico).
Quem acertar, ganha um almoço lá em Brasília com a dupla que representa o que há de mais ‘incorruptível” na política brasileira : o juizinho-político Sérgio Moro, o paladino, e com o assessor presidencial Onix Lorenzoni, que teve seu crime eleitoral por uso de caixa 2 na campanha para deputado “perdoado” pelo paladino.Ou pode optar pelo “kit naba”: um pote de vaselina, um cd com o hino nacional, uma bíblia ( não sagrada), uma panela e uma camisa amarela da CBF.Como usar o kit fica a critério da cada um.
Se eu não confiar no homem que ficou 27 anos no Congresso e não se corrompeu, que tomou facada e não abandonou tudo, eu vou confiar em quem?
Tenta na mula sem cabeça, saci pererê ou na branca de neve. Pois se você acredita que o Queiroz não existe, que o patrimônio dele é compatível com o salário da câmara e a aposentadoria e que a indicação de 102 familiares durante esses anos com as respectivas divisões do salário mais conhecida como “rachid” não é crime, Você realmente já pode solicitar diploma de eleitor cativo do mico e sair por aí passando vergonha.
Ele é o presidente e poder não se ameaça. A caneta e dele e pronto
O ex-capitão continua jogando só para sua platéia formada por 30% do total de eleitores, agora um percentual menor do que os que votaram nele no primeiro turno. Mas ele conta com os votos de quem não queria o PT e votaram nele, por eliminação, só no segundo turno.
Como seria bom para o Brasil se petistas fossem para a Venezuela do Maduro e os bolsonaristas para a Argentina do Macri (antes que acabe).
Pode me dizer o que Macri tem de direita (liberal)? pois até agora tudo que ele fez foi conceder aumentos para o funcionalismo, imprimir dinheiro e todo tipo mais de intervenção. Não realizou reforma alguma na Argentina.
Há uma preferência por Macri por razões óbvias, caso o poste da Kirschner ganhe, acabou Argentina.
Paulo Elias, volta uma casa e começa de novo. Se você não aceita que Macri utiliza as políticas mais perversas como manda a cartilha do liberalismo tal qual esse amador do Guedes, você não tem base para opinar. Vai ler um pouco mais !!!
Comments are closed.