;
sábado, 5 de dezembro de 2020 - 03:14 h

TEMPO REAL

 

Capa / Nacional / Bolsonaro vai pedir isolamento para idosos

Bolsonaro vai pedir isolamento para idosos

Matéria publicada em 25 de março de 2020, 10:03 horas

 


Presidente da República, Jair Bolsonaro e Ministros de Estado participam de videoconferência com representantes da Iniciativa Privada.

Brasília –  O presidente Jair Bolsonaro afirmou que pedirá ao Ministério da Saúde mudança na orientação de isolamento da população durante a pandemia do novo coronavírus apenas para idosos e pessoas com comorbidades (outras doenças). Ao deixar o Palácio da Alvorada, Bolsonaro relatou que vai conversar com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, sobre a decisão.

Após fazer um pronunciamento criticando o confinamento e defendendo a abertura de comércios, o chefe do Planalto pediu a adoção do que chamou de “isolamento vertical”, ou seja, apenas para o grupo de risco.

“Conversei por alto com o Mandetta ontem (terça-feira). Hoje vamos definir essa situação. Tem que ser, não tem outra alternativa”, disse Bolsonaro ao deixar o Palácio da Alvorada. “A orientação vai ser vertical daqui para frente. Eu vou conversar com ele e tomar a decisão. Não escreva que já decidi, não. Vou conversar com o Mandetta sobre essa orientação.”

Brasília – Nesta quarta-feira, 25, Bolsonaro voltou a dizer que há “histeria” e “comoção” com o coronavírus. “É preciso botar povo para trabalhar e preservar idosos”, afirmou. “Nós temos que tomar decisões neste momento difícil. Não sou eu que vou procurar a mídia e ter um discurso de calamidade, de histeria, como se eu fosse o pai de todos os brasileiros. Eu sou pai, entre aspas, para conduzir o destino do Brasil.”

O presidente justificou sua exposição, mesmo não seguindo as orientações de autoridades sanitárias, para levar à população “uma mensagem de paz, tranquilidade, serenidade”.

Segundo Bolsonaro, foi ele mesmo quem escreveu o discurso transmitido em rede nacional, em que contrariou todas as recomendações das autoridades sanitárias para este período de quarentena, em razão do avanço da pandemia. Houve panelaços no momento do pronunciamento. O presidente afirmou não estar preocupado com popularidade.

“Estou vendo aqui que estou apanhando direto. Não estou preocupado com a minha popularidade. Eu tenho uma missão de quatro anos. Se vai ser oito, a gente vai ver em 22. Deus e o povo vão decidir”, disse ao deixar o Palácio da Alvorada.

Em linha com ele, reforçou Bolsonaro, está o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Economia

Bolsonaro falou que os profissionais autônomos estão sem trabalhar e as empresas sem produzir. Há risco, disse o presidente, de faltar dinheiro para pagar servidores públicos se a economia nacional entrar em colapso.

“O que precisa ser feito: botar esse povo para trabalhar, preservar os idosos, preservar aqueles que têm problemas de saúde, mais nada além disso. Caso contrário, o que aconteceu no Chile vai ser fichinha perto do que pode acontecer no Brasil”, afirmou Bolsonaro.

“Todos nós pagaremos um preço que levará anos para ser pago, se é que Brasil não possa ainda sair da normalidade democrática que vocês tanto defendem. Ninguém sabe o que pode acontecer no Brasil”.

Sobre o isolamento de idosos, o presidente disse que cada “família deve cuidar dos seus idosos” e que o “o povo tem que deixar de deixar tudo nas costas do poder público”.

“Você tem que pegar o idoso e isolá-lo, com hotéis ou em casa. Cada filho, cuide de seu pai, poxa. Não quer que eu contrate uma pessoa para cuidar de cada idoso. É impossível”, afirmou.

“Cara, você tem que isolar quem você pode. Você quer que eu faça o quê? Eu tenho o poder de pegar cada idoso lá e levar para um negócio? Fica aí, vai ter um pessoal para te tratar. É a família dele que tem que cuidar dele no primeiro lugar,. O povo tem que deixar de deixar tudo nas costas do poder público. Aqui não é uma ditadura, é uma democracia. A família em primeiro lugar. Esse foi o discurso que me elegeu, inclusive. Os responsáveis pela minha mãe de 92 anos são os seus meia dúzia filhos. Nós que somos responsáveis pela minha mãe no momento. Em último lugar, se não tiver ninguém, daí um asilo”, completou.

O número de mortes por causa do novo coronavírus subiu para 46 nesta terça-feira, 24, segundo o Ministério da Saúde. É o maior salto em um único dia: 12. O primeiro óbito foi registrado no dia 17 deste mês. O País já soma, desde o início da crise do coronavírus, 2.201 confirmações da nova doença.

Em todo o mundo, até agora, são quase 110 mil casos e 19 mil mortes pelo novo coronavírus.

 

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

28 comentários

  1. Avatar

    Sendo assim comece por você velhote e some de Brasília.

  2. Avatar

    Se o Haddad fosse presidente, o Brasil não teria vírus e nem pandemia.

  3. Avatar

    Calma pessoal o vírus vei para os mais ricos, empresários lei natural quem sobrevive neste cenário são os humildes deixa a ganância falar mais alto! O povo já suportou no seculo XIII os filhos dos rico morrem reis e outros poderosos!

  4. Avatar

    Ouvindo aquele que se diz presidente ontem, entendi a ração de arrumar uma facada e fugir dos debates.

  5. Avatar

    Quanto tempo teremos dinheiro sem trabalhar ?

    Autônomos já não estão ganhando e em breve os assalariados públicos e privados também. não.

    Já vão para 2 semanas sem aulas, até 21 dias, acho compreensível.

    Mas no mínimo 3 meses sem aula como secretário de educação falou é um absurdo!

    Meus filhos do 3 ano e 6 ano não tem autonomia para ficar aprendendo por ensino a distância.

    A vídeo aula como complemento , vá lá , mas como única forma de aprendizado não dá.

    Imagino meninos tendo matérias mais difíceis como química e física.

    Quem já fez ensino superior a distância, sabe o quão difícil é e a dedicação que exige.

    Mas para adolescentes e crianças fica énviável!

    Para mim , deviam voltar com as aulas normalmente ou em último caso cancelar o ano letivo.

    Também pode de fazer reposição em dezembro ou finais de semana …

    Em 1 sábado de período íntegral, dá para repor 2 dias aulas de meio período…

    Mas teria que ser uma decisão em nível nacional,para um aluno de um estado não ser prejudicado em prol do outro.

    Sem falar no Enem, quem está no ensino médio será muito prejudicado com isso!

    • Avatar
      Capeta da grota do Santa cruz

      Vc falar uma coisa dessa e menosprezar a INTELIGENCIA da CRIANCA. Você está equivocadissima

  6. Avatar

    Amigos, em breve teremos que proteger nossas casas e comércio com armas se persistir essa idéia de fechar tudo. Muitos oportunistas tirando proveito na desgraça do País. Bolsonaro não tem modos para falar, mas está correto.

  7. Avatar

    Mandetta afirmou que a paralisação de atividades têm de ser feita de forma organizada e que propôs aos governadores que apresentem sugestões para se definir uma proposta nacional.

    Avaliou que esse processo tem de levar em conta o boletim epidemiológico da localidade e ver quais atividades econômicas são consideradas essenciais e, por isso, podem continuar funcionando.

    “A situação do Ceará é totalmente diferente de Goiás”, exemplificou. Embora sejamos Brasil, o Brasil tem vários brasis”, completou.

    Mandetta também assegurou que não vai sair do governo e que a equipe está focada em fazer um trabalho técnico.

    “Saio daqui na hora que o presidente achar que não devo mais trabalhar”, disse, acrescentando que isso também pode ocorrer num momento em que esse período de turbulência passar e não for “mais útil” na equipe do governo.

    O ministro admitiu que o ministério está estudando uma sugestão feita por Bolsonaro de adotar o chamado “isolamento vertical”, que abrangeria apenas pessoas que se encontram no grupo de risco, como idosos e portadores de doenças crônicas.

    A medida é diferente ao que tem sido adotada por entes regionais, que é o isolamento horizontal, que abrange praticamente toda a população indistintamente.

    Mandetta frisou ainda que os casos de coronavírus –que nesta quinta-feira chegaram 2.433 no país, com 57 mortos– está dentro das projeções da pasta.

  8. Avatar

    zumbis petista, vamos todos juntos pedir, volta Dilma kkkkk

  9. Avatar

    E quem vai cuidar do idoso que mora comigo caso eu pegue a doença porque a ganância não pode parar o país 15 dias? Governo está louco pra exterminar boa quantidade de velhos, não é de economia que vocês gostam?

    • Avatar

      Não se fala em 15 dias parados, agora se falam em meses, tem que se informar…

      Serão meses e meses …
      Só melhora em setembro!

      O auge da doença será em final de maio.

      E quanto mais ficarmos em casa mais demorara para a imunização.

      Infelizmente, ser correr o bicho pega se ficar o bicho come !

      Pelo menos 60 porcento vai pegar, isso tudo é só para postergar…

    • Avatar

      O GOVERNO QUER QUE OS VELHOS MORRAM TODOS AI NÃO PRECISAM PAGAR OS PROVENTOS DO INSS. QUANDO MORREREM E JOVENS E CRIANÇAS QUE FAZEM TRATAMENTOS DE OUTRAS DOENÇAS, MAS AINDA O PICO DE SEVERIDADE DA PESTE AINDA ESTA SUBINDO. O GOVERNO TINHA QUE DAR UM SALÁRIO MÍNIMO PARA TODOS OS QUE ESTÃO PARADOS TAMBÉM PARA PEQUENOS E MÉDIOS EMPRESÁRIOS UMA AJUDA DE CUSTO SOBRE SEUS DIAS PARADOS.

  10. Avatar

    Bolsonaro está falando o mesmo que Dória, porém, por interesses outros, Órgãos de imprensa de maior circulação (folha, globo, Joven Pam…) com outros interesses, deturpam as palavras.
    Escutei hoje 25/03 na Joven Pam Dória dizendo: `As empresas de SP estão trabalhando normalmente e, a recomendação é proteger os idosos (acima 60 anos) e pessoas baixa imunidade. Bolsonaro não falou nada diferente, os jovens devem trabalhar normalmente (mantendo boa higiene pessoal) e demais protegidos. As perguntas direcionadas ao Dória, Witzel, Maia, Toffoli e afins, são totalmente diferentes. Ninguém questiona Rodrigo Maia por, no auge do CORONAVÍRUS na Europa ele ter ido para Espanha, ninguém questiona o Lula 9 dedos de ter, junto com Dilma e Haddad, de terem ido para França no auge do vírus…Podém acusar Bolsonaro de TOSCO, não podem acusar de CORRUPTO.

    • Avatar

      “Ninguém questiona Rodrigo Maia por, no auge do CORONAVÍRUS na Europa ele ter ido para Espanha, ninguém questiona o Lula 9 dedos de ter, junto com Dilma e Haddad, de terem ido para França no auge do vírus”
      ===========

      Chegou a 11, neste domingo (15), o número de membros da comitiva do presidente Jair Bolsonaro na viagem aos Estados Unidos, na última semana, com teste positivo para o novo coronavírus.

      A lista inclui quatro membros da “equipe de apoio” à viagem oficial. Segundo o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), toda essa equipe – seguranças, assessores de comunicação e de cerimonial, por exemplo – já tinha “optado por um regime de auto-isolamento” desde a chegada ao Brasil.

    • Avatar

      . Deixa de ser hipócrita, idiota. Vai pastar.

  11. Avatar

    Ainda impressiona esse povo ter votado em um imbecil desse naipe. Que vergonha!!

    • Avatar

      Imbecil apenas teu presidente que na Copa do Mundo gastou 8 bilhoes e 300 milhoes na construçao de estadios de futebol em estados que nem tem time na primeira nem segunda divisao! Verdadeiros ELEFANTES BRANCOS… Tirou 8 blhoes e 300 milhoes da construçao de hospitais para o povo para impressionar o mundo com os estadios, a jararaca disse na epoca que era importante a IMAGEM DO BRASIL!
      Essa tal de IMAGEM DO BRASIL que a mesma jararaca destruiu colocando o Brasil no ranking dos paises mais corruptos do mundo no famoso caso do PETROLAO!!!

    • Avatar

      Se o Haddad fosse presidente, o Brasil não teria vírus e nem pandemia.

  12. Avatar

    Aquele pronunciamento surreal, genocida e desastroso de ontem, um mix de trágico e ridículo, só pode ter servido para agradar os últimos bovinos que ainda apoiam esse miliciano incapaz. Na prática, Bozo nem governa mais. Parece um Hitler paranoico nos últimos momentos antes do fim.

  13. Avatar

    Alguem avisa essa anta q mesmo os fora de grupo de risco podem levar o virus para os idosos. Povo jegue!!!!! Sabem nem o q eh virus.

  14. Avatar

    Se o prefeito de VOLTA REDONDA se preocupasse com os IDOSOS e IDOSAS da Região como o presidente. Não teria loteado a OBRA DA VILA DOS IDOSOS NO BELMONTE em VOLTA Redonda. Uma obra que o governo anterior estava construindo para os IDOSOS. E agora com este prefeito e vereadores deixaram a OBRA DA VILA DOS IDOSOS NO BELMONTE em VOLTA Redonda ser invadida tem que dar explicações ao governador e a toda a população

  15. Avatar
    Leitor, sem dinheiro e querendo trabalhar!

    Parabéns!

    Finalmente!

    Presidente toma as rédeas da situação!

    O presidente é o senhor!

    Mais cedo ou mais tarde todos pegarão a virose!

    Então que seja antes de passarmos fome e o organismo estiver debilitado!

    Em 2009 Lula falou que a gripe suína não era essa coisa toda e ninguém criticou.

    Mas como é o Bolsonaro aí as coisas mudam!

    Adiante!

    Que sigam em quarentena os idosos, pessoas com problemas médicos e a população continue estudando e trabalhando.

    Antes que todos fiquem sem ter o que comer e comecem a ficar debilitado, podendo adquirir outras doenças.

    Presidente o Brasil precisa de um líder!

    Estamos perdidos, atônitos e em pânico!

    Vamos deixar um país falido por uma virose?

    Não.

    Sigamos trabalhando e construindo estrutura para socorrer os mais vulneráveis, no caso doentes crônicos e idosos!

    Sigamos com as recomendações de álcool em gel , distanciamento, etc

    Vejam vídeos de 2009 na gripe suína!

    E que os idosos parem de bater perna a toa!

    Eles estão assumindo um risco e depois vão se arrepender!

    E vida que segue com vírus ou sem vírus uma nação tem seguir em frente!

    Pois é uma virose !

    Tem muita gente interessada nesse pânico, devido a investimentos em ações e dólares.

    Avante!

Untitled Document