Empresas devem dar espaço a jovens para reduzir desigualdades

Por Diário do Vale

Mulheres marcham em Copacabana para celebrar dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha durante a 3ª Marcha das Mulheres Negras no Centro do Mundo (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

São Paulo – Para reduzir as desigualdades e problemas de inclusão de negros dentro das empresas é preciso dar espaço aos jovens, disse o vice-presidente financeiro da Bayer, Maurício Rodrigues. “A maior oportunidade vem da atração de jovens. Eu vejo uma geração completamente distinta da minha. Tenho 45 anos e a minha geração, de certa forma, era um pouco covarde. Talvez, por pouca visibilidade, pouca voz, ela não foi tão empoderada a lutar pelos direitos”, afirmou ao participar da 7ª Jornada da Diversidade, promovida pela Faculdade Zumbi dos Palmares.

Após contar um pouco da própria história de vida, Rodrigues disse que vê o potencial de mudança da cultura corporativa na disposição da geração que começa a ingressar agora na vida profissional. “É impressionante a força que as pessoas têm. Elas já vêm formadas em um ambiente distinto”, enfatizou.

O executivo não afastou, no entanto, a responsabilidade das corporações em tornar os ambientes mais inclusivos. “Eu acho que há uma responsabilidade nossa de fazer isso. Mas esse público que está vindo chega exigindo um nível de espaço que, na minha geração, não existiu”, ressaltou.

Ambiente preconceituoso

“A minha relação com o tema vem evoluindo ao longo do tempo”, contou sobre o próprio processo, que permitiu que ele se tornasse um dos poucos negros a ocupar posição de destaque em uma multinacional.

“Eu era o único negro do colégio Bandeirantes, o único da escola de inglês que eu fazia, da universidade”, ressaltou sobre como se considera um privilegiado, apesar de ter sofrido com o preconceito ao longo da vida.

“Você se acostuma com aquele cenário e vivencia aquilo para sobreviver”, disse sobre como tentava ignorar o racismo presente nas relações pessoais com grupos formados por brancos. Por entender essa situação, Rodrigues defende que a inclusão passa por preparar os jovens para atuar dentro de um ambiente corporativo hostil.

“O ambiente vai continuar sendo, em grande medida, preconceituoso. A questão é como a gente equipa as pessoas em termos educacionais, como a gente faz com que elas entrem na empresa e se sintam bem-vindas”, disse.

Para ele, as mudanças serão lentas. “É muito difícil imaginar que, da noite para o dia, nós vamos ter metade da diretoria, metade dos vice-presidentes negros”, acrescentou.

Meritocracia não é desculpa

O vice-presidente de Relações Corporativas da Companhia de Bebidas das Américas (Ambev), Ricardo Gonçalves Melo, destacou que histórias de superação pessoal não podem ser usadas para tirar a responsabilidade das corporações por garantir a diversidade em seus quadros.

“A gente sempre fala que não pode usar meritocracia como desculpa. A gente precisa assumir os nossos erros, os nossos problemas, enxergar onde estão os problemas e atacar a causa”, afirmou. Fazendo a autocrítica da própria Ambev, Melo contou que até este ano a empresa não tinha noção da composição racial e de gênero do seu quadro de funcionários.

“Apenas neste ano fizemos o nosso primeiro censo. Estou falando daqui de uma empresa centenária. A gente não sabia nem o tamanho do que a gente tinha na mão. Agora, nós sabemos. É o começo de uma jornada muito longa”, acrescentou.

VOCÊ PODE GOSTAR

3 Comentários

VAI VENDO 20 de novembro de 2019, 19:14h - 19:14

Será que esses patrocinadores de DIVISÃO DA SOCIEDADE estão querendo cotas nas vagas de empregos tbm?

VAI VENDO 20 de novembro de 2019, 19:12h - 19:12

Mi mi mi desses patrocinadores dessa divisão da sociedade. Eu ainda não vi um edital de concurso público, de seleção de pessoas a um emprego ou educacional ou vestibular que tivesse RESTRIÇÃO A CANDIDATOS NEGROS. Se alguém conhece me avise, por favor.

Esses patrocinadores da divisão da sociedade gastam uma energia incomum para reivindicar melhores posições do grupo deles do que promoverem a superação desse mesmo grupo que se acha excluído.

Marcelo 20 de novembro de 2019, 17:32h - 17:32

Se jovem quisesse algo correria atrás hoje e mínimo se a empresa e minha contrato quem eu achar melhor quem correr atrás tem seu lugar .se eu quiser contrato índio negro multada branca tudo depende da pessoa e não de sua cor de pele religião etc

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996