Estado do Rio oferece tratamento gratuito para quem pretende parar de fumar

by Diário do Vale

Somente na capital, são 125 unidades com o serviço -Foto: Philippe Lima.

Rio- Comemorado no último domingo, dia 29 de agosto, o Dia Nacional de Combate ao Fumo foi a data escolhida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) para reforçar que há no estado 447 unidades oferecendo tratamento para quem quer parar de fumar.

O serviço integra a campanha mundial “Comprometa-se a parar de fumar durante a pandemia de Covid-19”. Somente na capital, são 125 unidades com o serviço.

O cigarro possui mais de 7 mil substâncias tóxicas. Fumar é uma porta aberta para o coronavírus, que aumenta de duas a três vezes o risco de se desenvolver formas graves da Covid-19. Pesquisas mostram que a nicotina aumenta a expressão de uma enzima que serve de receptor para o vírus entrar na célula, a chamada enzima conversora de angiotensina 2 (ECA2). Isso faz com que a carga viral no tabagista seja maior.

O tabagismo também aumenta o risco de infecções causadas por bactérias, vírus e fungo respiratórios porque reduz a capacidade de resposta do sistema imunológico. Somado a esses fatores, os fumantes ainda apresentam baixa oxigenação dos tecidos, alterações dos vasos sanguíneos e um estado de hipercoagulação que os predispõem à trombose, uma das possíveis complicações da Covid.

O suporte médico é oferecido pela rede do SUS e coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), que classifica o tabagismo como uma doença causada pela dependência química da nicotina. Segundo o instituto, parar de fumar é um desafio que se tornou ainda maior com o estresse social e econômico adicional, advindos da pandemia.

Levando esse fato em consideração, Samir Feruti Sleiman, responsável pelo Programa Estadual de Controle do Tabagismo, trabalha junto a sua equipe e às coordenações municipais para facilitar o acesso da população ao tratamento.

— O mais importante da campanha deste ano é estimular que os tabagistas tomem conhecimento da existência do programa de tratamento gratuito e de qualidade no SUS para ajudá-los a parar de fumar. A partir daí, poderão procurar a unidade de saúde mais próxima para informações sobre o tratamento. Temos a relação no site da Secretaria de Estado de Saúde. O tabagismo, além dos danos causados à saúde, é uma doença que gera dependência química e, como tal, necessita de tratamento — afirma Feruti.

Feruti disse ainda que a qualidade de vida apresenta grande melhora ao parar de fumar, assim como a capacidade pulmonar, deixando a pessoa menos vulnerável a inúmeras doenças, dentre elas, a Covid-19.

Confira no link abaixo as unidades que oferecem tratamento contra o tabagismo: https://bityli.com/gKDig

You may also like

1 comment

Fedentina! 2 de setembro de 2021, 16:05h - 16:05

Trata mesmo, porque o indivíduo fica fedendo pra daná!!!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996